O Núcleo de Práticas em Comércio Exterior (Nupex) da Unifor tem como objetivo intensificar a formação prático-profissional dos alunos do curso de Comércio Exterior e ao mesmo tempo contribuir com projetos de internacionalização para empresas cearenses startups e tradicionais.
Sob a orientação de professores e a mentoria de profissionais atuantes nas áreas de negócios, empreendedorismo e inovação - alunos do núcleo elaboram projetos de exportação e importação para empresas participantes cadastradas de acordo com o seu perfil e objetivos. O núcleo conta com parceria de órgãos e instituições públicas e privadas que apoiam também a inserção dessas empresas no comércio exterior brasileiro.

Participar do NUPEX foi uma experiência muito engrandecedora para mim, assim como uma grande oportunidade de aprender cada vez mais sobre o mercado e aplicar, de forma prática, os conteúdos que tenho estudado na faculdade de Comércio Exterior.
Dara Luiza - Comércio Exterior

Estar no NUPEX foi uma das melhores experiências do curso, pois foi quando pude aplicar de forma prática as teorias aprendidas ao decorrer das disciplinas teóricas. Hoje me sinto muito mais preparada para encarar o mercado e a vida profissional.
Emilaine Castro - Comércio Exterior

Em geral, minha experiência no Nupex foi bastante desafiadora. Os resultados finais foram bons, mas como fui designado líder de grupo, tive que aprender a lidar com um grupo de pessoas completamente diferentes, que trabalham em diferentes ritmos e com diferentes objetivos dentro do Nupex.
Yohan Farias - Comércio Exterior
Etapas e forma de atuação
O Nupex trabalha com empresas pré-selecionadas, em um período que compreende o semestre. Os alunos são divididos em grupos que desenvolvem cada qual a elaboração do plano de internacionalização especificamente a uma empresa. Junto aos empresários, os alunos e a coordenação do programa discutem e analisam a melhor estrutura e diretrizes do projeto.
PROJETO DE INTERNACIONALIZAÇÃO
A elaboração do projeto de internacionalização tem início após a etapa de avaliação e análise do perfil da empresa , de seu modelo de gestão e produtos/serviços oferecidos. Através da utilização de diversas plataformas de informações estatísticas e tratamento de dados tecnicamente tratados , elabora-se um modelo para o mapeamento do comércio mundial, e escolha dos países mais favoráveis à elaboração de um planejamento complexo de internacionalização que estará contemplando a identificação e compreensão de variáveis como a cultura, desenvolvimento econômico, idioma, exigências técnicas e legais, entre outras.
Essas variáveis estarão indicando a sequência das atividades relacionando às necessidades de adaptação dos produtos e/ou serviços. As etapas do projeto ocorrem com a participação ativa dos alunos e empresários em um verdadeiro processo de cocriação e aprendizado .
Ao fim do semestre, o projeto de internacionalização é entregue à empresa, que definirá o momento mais adequado e favorável à sua implementação, levando em conta riscos e capacidade de investimento.
Vantagens da internacionalização
A internacionalização traz diversas vantagens às empresas. Este processo que leva uma empresa a estabelecer relações de negócios além das fronteiras do país em que atua pode ocorrer de diferentes formas.
Essas relações podem acontecer tanto por meio de exportações de produtos ou serviços quanto de importações de matérias-primas, tecnologias e outros insumos.
Na área de exportação, elas podem obter aumento da produtividade, diminuição da carga tributária, redução da dependência de vendas internas, aumento da capacidade inovadora e melhoria da empresa.
Já na de importação, estão o estabelecimento de diferencial em relação aos concorrentes, alcance de mercados mais dinâmicos, acesso a novas tecnologias e possibilidade de melhores recursos.
Núcleo de Práticas em Comércio Exterior (Nupex)
(85) 3477-3087
Bloco R - Sala 07 | Atendimento presencial suspenso