10 erros na universidade que você NÃO precisa cometer

Alguns erros na universidade são comuns de acontecer, mas ao final, quando olhar para trás, você vai pensar que teria sido mais fácil se alguém tivesse te alertado. É isso que vamos fazer aqui. Confira. 

1. Não encontrar uma modalidade ou período que funcione na sua rotina

Na empolgação, é sempre comum não analisar bem os detalhes que podem afetar não só a vida acadêmica, mas também a profissional e a pessoal. 

Isso é importante, pois vai ditar como vai absorver os assuntos, como se sentirá em ter que ir ao local todos os dias ou como vai funcionar na sua rotina. 

Hoje existem diversas modalidades, o que facilita para os alunos escolherem a que melhor se adequa a sua vida. Por exemplo, para ter mais liberdade de horários, a melhor opção pode ser a EAD.

Por outro lado, se você não abre mão do contato com o professor e colegas, a melhor opção pode ser presencial e por aí vai. É preciso analisar como funciona a sua rotina e os aspectos pessoais que possam ser afetados por seus estudos. 

As opções de modalidade são: presencial, semipresencial e EAD, enquanto os períodos disponíveis, normalmente, são: matutino (manhã), vespertino (tarde) e noturno. 

Escolha o que melhor pode funcionar para você e assim vai ser bem mais fácil terminar o seu curso e conseguir o tão sonhado diploma sem enfrentar muitos problemas. 

2. Não planejar a carreira

Você deve pensar “estou me graduando, isso não é planejar a carreira?”

Ok. Você já começou. No entanto, pensar à frente e desenhar o futuro na carreira pode ser crucial. Afinal, assim você pode estabelecer metas e trabalhar para elas darem certo.

Busque criar estratégias para sua atuação no mercado mesmo nos primeiros semestres da universidade, pois acredite, vai passar muito rápido. 

Sem traçar estratégias, o tempo passará e a sua carreira dependerá de para onde a vida vai te levar. Pode ser que dê muito certo? Pode. Mas também pode ser que não dê em nada.

Como fazer isso?

Estabeleça metas, por exemplo, fazendo planos para dois, cinco ou dez anos.

Pense em atividades extracurriculares que podem fortalecer seu currículo ou que possam gerar um bom networking.

Pense em quais atitudes de hoje podem ser refletidas no futuro e trabalhe nelas.

Dessa forma, você não será apenas uma pessoa com diploma, será um profissional capacitado e a melhor opção para muitas vagas.

3. Deixar para estudar apenas antes das provas

Com pouco tempo disponível, vida social e às vezes trabalho, fica muito difícil reservar um horário para estudar. Por essas e outras razões, é bem comum que alunos acabem deixando sempre para a última hora, muitas vezes enquanto esperam a entrega da prova.

Na pandemia não foi diferente, afinal, o hábito de procrastinar parece muito confortável, pelo menos até que chegue a data.

Viver nesse ritmo frenético, principalmente nos períodos de prova, pode ser muito prejudicial. 

E o que fazer para melhorar isso?

A melhor opção, se não tem tempo de estudar fora do horário das aulas, é prestar atenção nas aulas e fixar o máximo de conteúdo que puder.

Outra forma é tentar ver os resumos, slides ou resolver exercícios passados pelos professores no dia seguinte, talvez enquanto espera pelas outras aulas do dia.

Caso você não tenha nenhuma atividade extracurricular e apenas estude, reserve um horário em que está desperto para reler o material do dia anterior.

Já para estudar para as provas, organize-se para rever o conteúdo que cairá na próxima semana, dando um intervalo de um ou dois dias antes da prova para ativar a visão difusa.

Essa visão ajuda não apenas a fixar algumas matérias, mas ver de maneira mais ampla, evitando o famoso “branco” na hora da prova.

Deixar para estudar apenas no dia da prova pode ser muito estressante e esse ritmo frenético pode ser perigoso para a saúde mental e física. Não cometa esse erro, pois ao final do semestre, você se sentirá muito mais exausto e desanimado do que deveria.

Além de tudo isso, se você ingressou no curso, pretende adquirir os conhecimentos ideais para a carreira que quer seguir. Portanto, busque absorver o máximo de conteúdo.

4. Não entrar no mercado de trabalho assim que possível

Muitos cursos têm o requisito de estágio na grade curricular, mas essa exigência vem entre os últimos períodos. No entanto, esperar até que a exigência chegue pode ser um erro.

É possível encontrar um estágio nos primeiros semestres e, buscar nesse período, pode ser a solução para adquirir experiência na área logo cedo e, ainda, ter o conhecimento prático que ajuda na formação.

Na disputa por uma vaga, a experiência fará toda diferença. Além disso, um estágio na área complementará o conhecimento teórico que adquirir na sala de aula.

Começando um estágio logo cedo, você ainda terá mais chances de se tornar efetivo.

É difícil encontrar um estágio nos primeiros semestres?

Verdade. Pode ser difícil conseguir um estágio logo no começo da graduação, mas para isso, você pode contar com a instituição de ensino.

Aqui na Unifor, por exemplo, existe a plataforma Central de Carreiras e Egressos, com mais de 3 mil empresas conveniadas. Além de ter vagas disponíveis para alunos logo nos primeiros semestres, ainda oferece eventos e orientação individualizada para ajudar a planejar a carreira.

Sua universidade não oferece essa oportunidade e possui outros problemas? Quem sabe não está na hora de pensar em transferência? Confira aqui os sinais de que deve pensar em transferir

5. Não criar vínculos

A universidade é um dos melhores momentos da vida para criar vínculos. Não apenas encontrar novos amigos, mas também trabalhar o networking. 

Você terá acessos a profissionais da mesma área e áreas adjacentes que podem se tornar empresários, CEOs, ou mesmo contratados que poderão ajudar você em algum momento a encontrarem boas oportunidades. 

Além disso, com esses vínculos criados, pode nunca faltar parcerias de projetos, referências ou pessoas para se espelhar ou pedir dicas sobre a carreira. 

Não deixe de aproveitar esses anos para aumentar a sua rede de contatos. 

6. Ficar inseguro e não pedir ajuda

É comum ficar inseguro durante as aulas e ter vergonha de pedir ajuda, muitas vezes porque ficamos receosos com a reação dos colegas ou do professor. É natural ter vergonha do que eles podem pensar ou imaginar que pode parecer menos inteligente ou inferior aos outros.

Mas não precisa se sentir assim. Normalmente, a universidade recebe pessoas com diferentes bases de educação e, obviamente, sempre vai ter alguém que não sabe ou não entende um assunto abordado.

Quando o aluno não pergunta, deixa de adquirir um conhecimento necessário. Mesmo que pense em tentar entender sozinho depois, ouvir outro exemplo ou outra linha de raciocínio no momento da explicação é riquíssimo para o aprendizado.

Assim, pode ser que na sua sala tenha pessoas fazendo uma outra graduação ou tenha outra base e, por isso, pegue o conteúdo mais fácil. Não deixe de perguntar por timidez ou vergonha, pois apenas você será prejudicado.

7. Estudar apenas o que curte

Alguns alunos possuem dificuldade ou ficam entediados com algumas disciplinas, por isso, escolhem por faltar o máximo que podem. Além disso, escolhem as optativas que possuem interesse e descartam outras.

É comum que escolhamos matérias que nos pareçam mais interessantes, mas ao fazer isso, deixamos de aprender assuntos mais relevantes para a profissão que queremos seguir.

Quando tiver a oportunidade de escolher matérias, confira quais fortalecerão seu aprendizado e currículo. Às vezes pode estar deixando de ter um diferencial pensando no conforto.

8. Não pensar e analisar todas as opções antes de trancar a universidade

Trancar a universidade pode ser opção em muitas situações. Pode ser que o FIES não tenha dado certo e a sua universidade, diferente da Unifor, não tenha financiamento próprio. Pode ser que você passe por problemas pessoais, ou mesmo que não goste do curso, mas não saiba para qual trocar.

Então trancar a matrícula pode ser uma boa opção. Acontece que sua vida muda, consegue um trabalho confortável, sente que tudo anda muito corrido e várias outras coisas tomam seu tempo, não sobrando para se matricular novamente, então deixa para depois.

Aí passam-se 8 anos e continua sem a graduação superior, mas também perdeu boas promoções no trabalho, percebe seus colegas muito à frente e às vezes pensa que é tarde demais. 

Bem, nunca é tarde demais. Existem muitas facilidades para ter seu diploma de ensino superior, mas, de fato, serão anos de atraso.

Isso é uma realidade. O tempo parece cada vez menor e, com muitas coisas acontecendo ao mesmo tempo, os anos passam e os seus objetivos continuam parados.

Tenha o trancamento como a última opção. Veja como solucionar, por exemplo, transferindo horários, mudando para EAD ou escolhendo outra universidade. Só pense no trancamento e cancelamento em último caso.

9. Escolher o curso errado

A escolha da profissão, ou seja, o que fará por muito tempo durante a sua vida, pode ser uma decisão muito difícil, principalmente no final da adolescência.

Enquanto muitos sonham com uma profissão logo cedo, outros entram na universidade ainda sem ter a certeza de que é aquilo mesmo que querem. É sobre isso. E tá tudo bem!

O curso escolhido é uma parte importante da sua vida, afinal, ele definirá sua rotina para os próximos anos, perspectivas de carreira, liberdade de horários e poder aquisitivo.

Nós reforçamos que qualquer profissional pode ser muito bem remunerado, mas depende muito dos seus esforços e autoridade no mercado. Enquanto isso, algumas carreiras possuem naturalmente uma remuneração mais alta. 

No entanto, a sua escolha precisa ser feita de uma forma racional, analisando todas as possibilidades e o seu perfil pessoal.

Quando essa escolha não é feita de maneira pensada, ou mesmo usando critérios superficiais, por exemplo, o calor da emoção, pensar apenas na remuneração ou seguir o ideal dos pais, existem muitas chances do curso não agradar.

Com o passar do tempo, o sentimento é de frustração e desânimo, muitas vezes responsáveis pela desistência do curso. Quando o aluno continua e conclui, provavelmente, será um profissional igualmente frustrado e decepcionado.

Assim, quanto mais cedo perceber que fez a escolha errada, melhor. Então, reveja como fez a escolha e, caso seja realmente um problema do curso e não da universidade, confira outras opções que possam preencher seu coração e trazer realização pessoal.

10. Escolher a universidade errada

Além de escolher o curso errado, existe também a escolha errada da universidade. E qual o problema disso? A gente lista aqui:

  • Muito esforço e desânimo durante todo o curso
  • Pode perder a visão profissional real sem professores que atuam no mercado
  • Disciplinas práticas realizadas com material precário
  • Um currículo considerado fraco por pessoas responsáveis pela contratação
  • Sem incentivos, como atividades extracurriculares que impulsionam muito a sua carreira
  • Sem oportunidade de estágio na área nos primeiros anos do curso

E muitos outros problemas.

A instituição de ensino é parte importante da sua formação. Afinal, é lá que você encontrará amigos que reforçarão seu networking, assim como professores e o conteúdo ideal para a sua carreira.

Então, se trocar de curso é uma opção, transferir para outra universidade pode ser ainda mais fácil. A dica é: escolha uma instituição que vai realmente agregar ao seu currículo.

Nesse caso, a melhor escolha é a Universidade de Fortaleza! Clique aqui e transfira seu curso!
Guia da Transferência

Por que transferir para a melhor?

Guia da Transferência