7 motivos para você fazer Engenharia de Produção em 2021

Escolher uma carreira é sempre um desafio e, caso você não seja desse(a)s que já nasceu obstinado(a) com um grande sonho e/ou habilidade, é importante investir no autoconhecimento e identificar a área que faz o seu coração vibrar.

Um dos setores de maior crescimento nos últimos anos, a Engenharia de Produção é essencial para a evolução e o contínuo funcionamento do mundo.

Em 2020, por exemplo, durante a pandemia global que nos impôs uma nova postura frente às transformações, a Engenharia de Produção foi fundamental na entrega de utensílios médicos e hospitalares.

Dito isso, separamos outros 7 motivos que comprovam por que a Engenharia de Produção é o curso que você precisa estudar em 2021.

1) FORMAÇÃO MULTIDISCIPLINAR

Engenheiros de Produção geralmente precisam aliar os conhecimentos específicos da área com outros de alcance mais abrangente. É normal encontrar profissionais atuando em projetos que envolvem conceitos de humanas, Comunicação, Gestão de Pessoas, Gestão Administrativa e até mesmo Economia.

2) CURSO OBJETIVO

Apesar de dinâmico e com uma estrutura pedagógica multidisciplinar, o curso de Engenharia de Produção também pode ser considerado OBJETIVO. Sabe por quê? Com o intuito de reduzir os custos e atingir a máxima produtividade, o profissional lida diretamente com a utilização dos ativos e recursos da empresa, o que necessita conhecimentos estratégicos e com finalidades bem definidas.

Ou seja, se missão dada é missão cumprida, com Engenheiros de Produção isso é 100% verdade.

3) ALTO ÍNDICE DE EMPREGABILIDADE

A Engenharia de Produção proporciona uma série de áreas de atuação, que vão desde a área de operações e processos de produção, logística, engenharia econômica e engenharia do trabalho, até prestação de serviços de consultoria e análises. Com esse cenário, fica fácil perceber o alto índice de empregabilidade dos profissionais do setor.

Quer saber um dado extremamente importante e motivacional? A empregabilidade da graduação em Engenharia de Produção da Universidade de Fortaleza é superior a 95%, conforme pesquisa com os egressos dos últimos 3 anos. São os melhores dados dos 20 anos de curso.

4) JÁ FALAMOS EM ÁREA ABRANGENTE?

Falar sobre Engenharia de Produção é citar, no mínimo, 10 áreas em que você poderá trabalhar. Segundo levantamento da Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABRES), o setor agrega diversas opções nos mais diversos tipos de organizações.

São elas:

• Operações e processos da produção
  • Logística
  • Engenharia Econômica
  • Engenharia do Trabalho
  • Engenharia da Sustentabilidade
  • Engenharia da Qualidade
  • Engenharia do Produto
  • Engenharia Organizacional
  • Pesquisa Operacional
  • Educação em Engenharia de Produção

5) CRESCIMENTO DA INDÚSTRIA 4.0 E DA AGROINDÚSTRIA

Em um crescimento constante, a chamada indústria 4.0 diz respeito à forma como máquinas se comunicam e utilizam informações para otimizar o processo de produção nas organizações. Também conhecida como quarta revolução industrial, proporciona aos profissionais de Engenharia de Produção aliarem conhecimentos específicos a assuntos como conectividade, inteligência artificial e internet das coisas.

Outra opção que ganha impulso a cada ano, a Agroindústria também pode ser local de trabalho desses Engenheiros, onde atuarão controlando e gerenciando a produção agrícola, o processo industrial dos produtos, bem como a distribuição e a comercialização desses.

Sem dúvidas, duas áreas promissoras que os Engenheiros devem acompanhar de perto.

6) ENGENHEIR@S SÃO LÍDERES

Não é segredo nem nos EUA e nem no Brasil. Levantamentos recentes confirmam que o papel de líder nas organizações está sendo ocupado por... Engenheiros!

Na lista mais recente dos 100 melhores CEOs da Harvard Business Review, 34 eram engenheiros de formação.

No Brasil, uma lista divulgada pelo jornal Valor Econômico apresentou 23 gestores premiados, sendo 11 deles, engenheiros.

É liderar o mundo que você quer, @?

7) PROFISSÃO IMPACTANTE E INDISPENSÁVEL

Além de estar em alta, a Engenharia de Produção tem uma característica muito importante: é dela o dever de conseguir atingir o máximo de produtividade. Por isso, em tempos de crise, as organizações contam com a expertise desse profissional para atingir indicadores positivos e, claro, resultados mais eficazes.

Resumindo?

São essenciais na manutenção do mundo como o conhecemos e também por sua evolução e melhorias.

"Custos não existem para serem calculados. Custos existem para serem reduzidos" - Taiichi Ohno

Pensando em fazer Engenharia de Produção?

Como aluno de Engenharia de Produção da Unifor, você é preparado para integrar a tecnologia à gestão dos recursos físicos, humanos e financeiros necessários à melhoria dos sistemas produtivos de bens e serviços, ao atuar nos mais distintos processos de produção, como modelagem, implantação e manutenção.

A possibilidade de atuar em uma Empresa Jr., a Epro Consultoria, que tem como objetivo executar projetos com excelência, desenvolvendo seus membros para gerar valor aos clientes. Uma oportunidade única para estudantes que querem se capacitar e atuar no mercado de trabalho com base em interesses globais e que exigem gestão da produtividade e da qualidade.

A Unifor preparou novidades e vantagens para você estudar em uma das melhores Universidades da América Latina e ser um profissional renomado em sua área. Clique aqui e inscreva-se gratuitamente no Processo Seletivo 2021.1!

Engenharias, qual é a sua?

E-Book Engenharia Unifor

Engenharias, qual é a sua?