70 anos da TV no Brasil: confira histórias e curiosidades que marcaram gerações

A primeira emissora de televisão no Brasil, a TV Tupi, foi inaugurada há 70 anos, em 18 de setembro de 1950. 

No começo, os programas eram ao vivo e caracterizados pela improvisação, e muitos dos conteúdos eram adaptados do rádio e do teatro. Naquela época, o rádio era o principal meio eletrônico de informação e entretenimento dos brasileiros.

O idealizador da TV brasileira foi o empresário Assis Chateaubriand, dono dos Diários Associados, grupo de comunicação que incluía dezenas de jornais, revistas e rádios. Foi ele o responsável por importar equipamentos e técnicos dos Estados Unidos para viabilizar o início das transmissões no Brasil.

“O fato é que ele era um visionário”, destaca Wagner Borges, coordenador do curso graduação em Jornalismo da Universidade de Fortaleza.

“De lá para cá, o Brasil tem uma história peculiar em sua relação com a TV. Nós somos um País que foi integrado estrategicamente pela cultura da televisão, nós temos uma história muito particular - muito estudada inclusive no mundo todo - de como fazer televisão”, explica o professor.

A seguir, confira alguns dos principais marcos da história da TV brasileira ao longo desses 70 anos.


1950. Chegada da TV

Com a instalação da TV Tupi, primeira emissora brasileira, era preciso ter audiência para assistir; mas como ter telespectadores se não havia televisores para vender no País?

Diante do problema, Assis Chateaubriand providenciou 200 aparelhos de TV, que foram dados de presentes a amigos e financiadores. Outros 22 receptores foram colocados em vitrines de lojas do Centro da cidade de São Paulo, para que as pessoas pudessem assistir da rua.

Na noite de estreia, o programa seria ao vivo - como permaneceu toda a programação até os anos 1960. Para isso, foram feitos ensaios com semanas de antecedência.

Poucas pessoas puderam ver as imagens onduladas, sem nitidez e em close de rostos desconhecidos à época, como Hebe Camargo e Lima Duarte. Além da falta de aparelhos receptores, a transmissão tinha um alcance de apenas cem quilômetros.


1960. Inauguração de novas emissoras

Durante o anos 1960, novas emissoras foram inauguradas, como a TV Excelsior (1960), a Globo (1965) e TV Bandeirantes (1967). Nesse período, a TV Tupi entrou em decadência por motivos financeiros vindo a ter sua concessão cassada em 1980, pois a renovação exigia que tivesse os impostos pagos e ausência de processos judiciais e trabalhistas.

O professor Wagner Borges acrescenta, “o jornalismo cedeu grandes nomes vindos do impresso para as TVs e que acompanharam esse processo de transição, mas que reforça um pouco também o talento natural que o brasileiro tem - dentro de condições adversas - de produzir uma cultura própria”.


1970. TV a cores

A partir dos anos 1970, a TV brasileira adquiriu um perfil mais empresarial. A TV Globo foi o primeiro canal de televisão a operar em rede. A emissora se tornou especialista em telenovelas, seu principal produto de exportação. A Copa de 1970 também impulsionou a venda de aparelhos.

Em 19 de fevereiro de 1972, foi realizada a primeira transmissão em cores da televisão brasileira. Em Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, foi realizada a Festa da Uva, com a presença do então presidente Emílio Garrastazu Médici e dos artistas Tônia Carrero e Francisco Cuoco. As imagens foram registradas pela TV Difusora de Porto Alegre.


1980. Grandes apresentadores

Por conta de sérios problemas financeiros, no dia 02 de maio de 1980, a TV Tupi encerra suas produções. No dia 14 de julho, o governo cassa a concessão de todos os canais da Rede Tupi, pertencentes aos Diários Associados; e no dia 18 de julho, a emissora sai do ar.

No dia 23 de julho de 1980, o Governo Federal anuncia a abertura de concorrência para a exploração de duas novas redes de TV, que surgem da concessões que pertenciam à Tupi. A primeira é confiada ao empresário e apresentador Silvio Santos. A outra rede é entregue ao empresário Adolpho Bloch.

Em 1980, o Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) inicia suas operações como rede de emissoras independentes pela Record (São Paulo) e TVS (Rio de Janeiro). No dia 19 de agosto de 1981, Silvio Santos e Adolpho Bloch assinam os contratos definitivos com o Ministério das Comunicações. A cerimônia é transmitida ao vivo pelo SBT. É um momento histórico, pois foi a primeira televisão do mundo que transmitiu, ao vivo, o próprio nascimento.

Em março de 1981, Gugu estreia na televisão com a "Sessão Premiada", que contava com a exibição de filmes e os telespectadores concorriam a prêmios.

Em junho de 1983, foi a estreia de Xuxa como apresentadora do Clube da Criança, na extinta TV Manchete.

Em 1984, na TV Gazeta, aos sábados, surge o programa "Perdidos na Noite", comandado por Fausto Silva (Faustão).


1990. Teledramaturgia ganha infraestrutura maior

Em 1990, a MTV Brasil tem sua estreia no País com programação dedicada ao mundo da música.

Em 1993, Ana Maria Braga passa a apresentar o Note e Anote, na TV Record, após passagens pela Band e Tupi. Mais tarde, em 1999, ela seria contratada pela Rede Globo para apresentar o Mais Você.

Em 1995, o SBT inaugura o Complexo Anhanguera, com 231 mil metros quadrados, 8 estúdios e cidade cinematográfica. Naquele mesmo ano, a Rede Globo também inaugura o PROJAC, complexo de estúdios de gravação, como parte das comemorações dos 30 anos da emissora. A primeira novela produzida no espaço foi “Explode Coração”.

Em março de 1996, Cid Moreira e Sérgio Chapelin deixam de apresentar o Jornal Nacional. Assumem o comando Lilian Witte Fibe e Willian Bonner. Fátima Bernardes assume o posto em 1998.


2000. A era dos reality shows

Em 2000, foi ao ar pela Rede Globo o programa No Limite, considerado o primeiro reality show do País.

Em dezembro de 2001, o SBT estreou o programa Casa dos Artistas, atração semelhante ao Big Brother Brasil (BBB), mas com participação de celebridades. A estreia do BBB na Rede Globo veio apenas em janeiro de 2002, sob o comando do jornalista e apresentador Pedro Bial.

Em 2004, Taís Araújo é a primeira atriz negra a protagonizar uma novela que não fosse de época, em Da Cor do Pecado, da Rede Globo.

Em 2005, é inaugurada a TV Unifor, integrada ao canal universitário 14. Desde 2006, a programação da TV Unifor conta com uma parceria com a ABTU e com o canal Futura, da Fundação Roberto Marinho.

Em 2007, o sinal digital estreia no Brasil, na cidade de São Paulo, com som e imagens em alta definição.


2010. A era digital se estabelece

Em 2012, estreia Avenida Brasil, novela da Rede Globo que é o folhetim brasileiro mais vendido no exterior (mais de 150 países).

Em 2016, acontece o início do desligamento do sinal analógico em todo o Brasil, que tem mais de 100 milhões de aparelhos. Em 2018, a primeira fase do desligamento analógico é encerrada e atinge 1.378 municípios brasileiros.

Jornalismo na Unifor

O telejornalismo brasileiro é uma referência mundial. O Brasil possui grandes emissoras de TV que têm governança na área de telejornalismo e de televisão como produto. O coordenador da Graduação em Jornalismo da Unifor, professor Wagner Borges, explica que, da mesma forma, o curso evoluiu e tornou-se referência.

“Quando falamos hoje em telejornalismo, não se fala especificamente do jornalismo para TV, a gente fala de jornalismo para vários tipos de telas. Essa herança que veio da televisão é muito presente, porque é uma linguagem praticamente universal”, destaca.

E-Book Guia de Profissões

Conheça todos os cursos

E-Book Guia de Profissões