A escolha profissional e a importância do autoconhecimento

Você já parou para pensar quais as consequências de terminar o primeiro semestre da faculdade querendo desistir do curso ou chegar ao último ano e a sua única vontade ser a de abandonar aquela profissão que vem estudando há alguns anos?

Pois é… Não é só o investimento financeiro, mas também o emocional e às vezes a sensação de “tempo perdido”. É por isso que, neste conteúdo, vamos explicar qual a importância do autoconhecimento na escolha profissional.

Para se ter mais segurança na escolha profissional, conhecer a si mesmo é crucial. Algumas pessoas têm mais facilidade para pensar sobre elas mesmas e suas atitudes, mas esse pode não ser um processo tão natural para outras pessoas e, muitas vezes, elas podem precisar de ajuda de um orientador profissional.

Por que o autoconhecimento é importante para a escolha da profissão?

A escolha da profissão vem carregada de responsabilidade, mas também vem em meio a um turbilhão de sentimentos e uma intensa correria. Estudar para a prova do Enem, terminar o ensino médio e ainda ter vida social e familiar pode ser muita coisa para nossas cabecinhas.

Além disso, algumas pessoas têm a sorte de saber que carreira vai seguir desde cedo, no entanto, outros precisam de tempo para definir essa importante escolha.

Para começar, temos que tomar a decisão, normalmente, quando ainda somos jovens e estamos em constantes mudanças. Sim, somos metamorfoses ambulantes.

Embora viver tudo isso e considerar o peso da escolha possa lhe deixar nervoso, conhecer a si próprio será um dos principais fatores na hora de escolher a profissão.

Além disso, o autoconhecimento não é importante apenas para a escolha do ofício, mas sim para descobrir suas habilidades, qualidades, pontos a melhorar e se compreender profundamente.  

O que também é importantíssimo para relacionamentos, trabalhar resiliência, traçar metas e para crescer em todos os aspectos da sua vida.

Buscas internas e externas

Antes de buscar informações sobre profissões, faculdade e mercado de trabalho, é muito importante que você dedique um tempo para se conhecer. Conhecendo bem a si mesmo, é possível considerar profissões com mais influências internas que externas.

Realizar a escolha profissional, às vezes pode passar por um baixo nível de reflexão, podendo a carreira ser escolhida pela influência da família, dos amigos, da cultura e da mídia – sem desmerecer a influência desses fatores. Porém, para a primeira escolha é importante passar por um processo mais pessoal de introspecção e não somente na procura fora de si (fatores externos).

Decisão consciente

O autoconhecimento por parte do jovem é valioso. Entende-se que o papel do orientador profissional não é dar uma resposta pronta ao orientando, mas facilitar para que se chegue a uma decisão pessoal responsável.

O processo de escolha é sempre do sujeito. Por isso, conhecer suas habilidades, seus interesses pessoais, valores, influências familiares, sociais e expectativas é imprescindível para esta tomada de decisão consciente.

Euforia e angústia

Esse momento pode se mesclar por vários sentimentos, como euforia e angústia.

Angústia pelas incertezas do que virá acontecer: qual curso escolher, se será aprovado ou não no vestibular e/ou ENEM, pressão familiar e social, entre outros fatores.

Euforia por estar prestes a vivenciar o ritual de passagem de um possível ingresso no Ensino Superior, que se constitui como marco de crescimento em nossa cultura de inserção a uma vida adulta.

Logo, em meio a esse turbilhão de emoções e novidades, conhecer e refletir sobre o que você gosta e não gosta, sobre suas características pessoais, suas preferências, bem como compreender situações que lhe incomodam, quais atividades proporcionam prazer ou sentimento de autorrealização e com que tipo de grupos sociais tem mais afinidade.

Como escolher a profissão com base no autoconhecimento?

Não existe a profissão perfeita

Não existe uma profissão em que todo mundo poderia se dar bem. Na verdade, o que faz desse mundo cheio de oportunidades, curiosidade e conhecimento, é justamente a diversidade e as diferenças de personalidade.

Nossas escolhas são únicas e individuais. Por essa razão, mesmo que os seus amigos de infância ou irmãos sejam parecidos com você em muitas coisas, eles acabam escolhendo carreiras tão diferentes.

Embora não exista uma profissão perfeita para todo mundo, existe uma profissão que será perfeita para você. Uma carreira que vai trazer realização pessoal, mas também na qual se sentirá completo e feliz ao levantar pela manhã para trabalhar.

Conheça suas aptidões

Alguns indicadores podem nortear sua escolha. Em um exercício de autoconhecimento, reflita sobre quais são seus gostos pessoais e as habilidades que possui nativamente, confira algumas questões a responder:

  • Quais as matérias na escola em que você se deu bem naturalmente em todos esses anos?

  • Quais são seus medos e limitações?

  • Existe algum gênero literário que você prefere ou séries que você não se cansa de assistir?

  • Que tarefas você consegue realizar muito bem sem muito esforço mental ou reclamar? Muitas vezes, fazemos bem porque gostamos de fazer.

Além disso, ouça o que as pessoas próximas têm a falar sobre você, afinal, muitas vezes enxergam coisas que não vemos. Busque novas experiências e liste suas qualidades e defeitos em um exercício de imparcialidade.

Analisar essas questões é muito importante. Afinal, imagine que a profissão é algo que você quer fazer durante muito tempo. Determinando as áreas que estão dentro das suas habilidades e interesses pessoais, muito provavelmente se dará bem na profissão, direcionando para a melhor escolha. 

Pense o futuro

Essas percepções sobre si mesmo permitirão conhecer a ponta do iceberg de quem você é, sendo importante para uma tomada de decisão mais identificada.

Nesse sentido, o autoconhecimento se torna essencial para o processo de escolha profissional, podendo compreender o que está acontecendo consigo e muitas vezes ajudando a aliviar ansiedades e promovendo bem-estar.

Além disso, é importante identificar ou iniciar a construção dos seus valores, princípios de vida. A escolha profissional faz parte de um projeto que implica pensar o futuro, construir um cenário de realizações de interesses e desejos. Nesse processo, o autoconhecimento se faz necessário.

Ser livre de pressões externas

Escolher o curso da faculdade não é importante apenas para você, muitas vezes é importante para toda a família. Muitos pais projetam seus desejos nos filhos ou gostariam que seguissem suas profissões. Isso faz a pressão vir de todos os lados. 

No entanto, a escolha da carreira é muito importante e incluir as expectativas de terceiros, mesmo pai e mãe, pode ser prejudicial a longo prazo.

Se você ama a profissão de um deles, sente que faz parte daquilo e que gostaria muito de segui-los, isso pode ser ótimo, mas as motivações precisam ser reais e baseadas em você.

Por exemplo, se você ia visitar seu pai no trabalho, sempre se via no escritório tendo o mesmo papel, ajudava ele em casa com as tarefas atrasadas, pode ser que seja sim uma ótima opção.

No entanto, saiba separar as realizações que quer para você das realizações que esperam de você. Essas expectativas podem trazer alguns bloqueios na sua escolha, porém, resista e pense que é o seu futuro em jogo.

Pense nas suas prioridades

Escolher a profissão com base apenas na remuneração também pode não ser a melhor escolha. Isso acontece porque pode trazer muitos prejuízos a longo prazo, como a infelicidade e ter que mudar de profissão após anos de formado sem se identificar.

A produtividade, a relação com o emprego, os colegas e até onde você pode ir na sua carreira podem estar diretamente associados com o que gosta de fazer e a sua felicidade.

Os rumos do mercado levam para onde?

Embora seja importante trabalhar com algo que goste e não focar apenas na remuneração, é importante saber quais são as tendências do mercado de trabalho.

Isso será crucial para definir os planos para uma carreira de sucesso, mas também trabalhar com algo que goste.

Além disso, as profissões e as tendências do mercado de trabalho sofrem constantes mudanças, por isso é preciso pensar a longo prazo. Conhecer a rotina das profissões também pode ser ótimo para ajudar na escolha.

Após refletir sobre tudo isso que trouxemos aqui, você estará bem mais perto de saber como fazer essa importante escolha. Lembre-se que nunca é tarde para recomeçar e você pode mudar e descobrir novos rumos, para isso, sempre pode fazer uma segunda graduação.

Você já sabe quais são as diferenças entre as graduações de bacharelado, licenciatura e tecnólogo? Se não, clique aqui para conferir.

Roberta Maria Fernandes Cavalcante
Psicóloga, orientadora profissional e de carreira

E-Book Guia de Profissões

Conheça todos os cursos

E-Book Guia de Profissões