A natureza que move o mercado: Energias Renováveis e suas áreas de trabalho

Oi, você!

Vamos começar o assunto com um questionamento curioso: já pensou em quantas coisas, lugares e experiências teríamos a mais na vida se pudéssemos economizar na conta de energia?

Mas o futuro reserva evolução e nada melhor do que o presente para confirmar isso. As movimentações em torno da produção de energia limpa ganham espaço, adeptos e, claro, profissionais qualificados, atentos ao uso consciente da natureza a nosso favor.

No Brasil, os dados do Balanço Energético Nacional, divulgados pelo governo em 2019, são animadores: nosso país é referência na comunidade internacional em utilização de fontes de energia renováveis, conforme mostra a imagem a seguir.

Braço importante dessa evolução, o curso de Energias Renováveis forma profissionais capazes de planejar, operar e manter sistemas que envolvem energias limpas como eólica, solar, de biomassa, geotérmica, hidráulica, entre outras.

Represa de Atazar, Madrid (Espanha)

Então, se você deseja iniciar os estudos nessa graduação, fique atento(a) e veja que o mercado na área é um verdadeiro fenômeno da natureza!

1) Trabalhe em cooperativas e distribuidoras de energia

Certamente, estes são os lugares mais comuns de se encontrar profissionais ligados à área. Grandes distribuidoras de energia estão presentes no Brasil inteiro, proporcionando um mercado constantemente aquecido e em expansão.

Apesar de grande parte dessas indústrias trabalharem com a energia elétrica, é esperado que elas continuem acompanhando as inovações e apostem em profissionais que consigam implementar energia limpa aos processos.

2) Biocombustível é a área em destaque

Por ser renovável e apresentar baixos índices de emissão de poluentes para a atmosfera, já que costumam ser produzidas a partir de produtos como a cana-de-açúcar, o milho e a mamona, a área de Biocombustíveis é certamente o destaque nesse mercado

Etanol e biodiesel são os mais comuns no Brasil e aqui vai um dado animador: segundo o relatório “Energia Renovável e Empregos”, publicado pela Agência Internacional de Energias Renováveis (IRENA), o Brasil abriu 832 mil postos de trabalho na área somente no ano de 2019.

Acho que podemos dizer com segurança: emprego não falta.

3) Agroindústrias e a produção de Biomassa

Já vimos que o Brasil é rico em recursos para produzir energia renovável. O desenvolvimento da Agroindústria proporciona uma fonte ainda mais rentável para o aparecimento de projetos de energia utilizando biomassa.

Com milhares de possibilidades de produção, a biomassa pode ser extraída de restos de madeira, plantas e algas e de resíduos agrícolas, municipais, animais e vegetais.

Além disso, esse tipo de energia é extremamente barata e pouco poluente, já que reduz drasticamente a emissão de dióxido de carbono na atmosfera. 

Resumindo? Agroindústria e biomassa caminham lado a lado e potencializam a força do setor no país.

Geração de energia geotérmica na Islândia

4) Ensino e Pesquisa no curso de Energias Renováveis

Mas sua vocação mesmo é lecionar? 

Então invista na sua formação porque o mercado nessa área também é aquecido. 

Afinal, se estão sobrando vagas no mercado, com certeza já tem gente se preparando para alcançá-las. Ter um(a) mestre é fundamental para facilitar certas práticas e quem sabe não será você o(a) responsável pela formação desses novos profissionais?

Prepare-se para dominar ainda mais assuntos como Gestão de Energia e Meio Ambiente, Sistema Energético no Brasil, Viabilidade de Projetos e até mesmo Gestão de Pessoas!

5) HUB de Hidrogênio Verde do Ceará!

Mais de 5 bilhões de dólares é o valor investido no projeto que irá exportar energia limpa do Ceará para a Europa, Estados Unidos e África.

A ideia da usina que produzirá Hidrogênio Verde - apontado como o combustível do futuro - foi confirmada há poucos dias e promete movimentar profundamente o setor em nossa região, ofertando vagas com as mais diversas especificações.

Entre MUITAS outras áreas (repara no muitas, viu?)

O curso de Energias Renováveis conversa com importantes questões da nossa sociedade, tornando-se cada vez mais indispensável a uma evolução que respeite os limites da natureza. 

Preparad@ para escolher onde deseja trabalhar?

Estude Energias Renováveis na Unifor

Para que o aprendizado flua de forma tranquila, o aluno de Energias Renováveis precisa de aptidão em áreas como cálculo e física para os setores de energia solar e eólica. Já o âmbito da geração de energia a partir da biomassa exige afinidade com química e biologia. 

Na Unifor, o corpo docente é formado por professores experientes em atividades como projetos, construção, manutenção, fabricação de máquinas, inspeção, pesquisa e desenvolvimento, fiscalização e regulação. 

O curso também aprofunda conhecimentos em gestão de pessoas, elaboração de documentos técnicos e estudos de viabilidade de investimento tanto para usuários domésticos quanto para grandes produtores de energia. O aluno se forma com uma perspectiva bem ampla dos diferentes aspectos da competitividade do setor de energias.

> Clique aqui para conhecer mais sobre o curso e se inscrever gratuitamente.