Comércio Exterior: graduação proporciona experiências e desenvolvimento de projetos internacionais

A pandemia da Covid-19 tem afetado diversas áreas e vem mudando a rotina de profissionais dos mais variados ramos de mercado. Segundo o professor Josimar Costa, do curso de Comércio Exterior da Universidade de Fortaleza, os profissionais dessa área são os que estão melhor capacitados para acompanhar todas estas movimentações. 

“O mercado foi balançado com esta pandemia, então tudo mudou. Toda a geopolítica mundial foi alterada e o profissional de comércio exterior tem essa habilidade de conhecer o cenário econômico mundial para que ele possa tomar decisões assertivas”, explica Josimar. Ainda segundo o professor, o egresso dessa área entende de todos os processos que envolvem compra e venda entre países, entre empresas multinacionais e está preparado para sempre negociar o melhor preço. Sua atuação ainda engloba empreendedorismo, uma vez que pode atuar em qualquer empresa, seja ela privada ou pública, assumindo cargos de gerenciamento ou como executivos.

+ ESTUDE NA UNIFOR, PARTICIPE DO PROCESSO SELETIVO

Comércio Exterior na Unifor

O cenário é desafiador, mas uma boa preparação tende a tornar a missão um pouco mais fácil. O curso de Comércio Exterior da Unifor possui núcleos laboratoriais preparados para entregar a melhor experiência de prática possível. “Aqui nós temos o Núcleo de Práticas e Exportação (NUPEX), que traz a prática do mercado para dentro do curso. Então no quarto ou quinto semestre, o aluno já está desenvolvendo um plano de negócio internacional para as empresas do mercado”, completa Josimar Costa. 

Confira a entrevista na íntegra