Computação em Nuvem: 10 perguntas sobre uma das carreiras mais promissoras da atualidade

Com inscrições abertas para o semestre 2021.1, a Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, oferta o curso de graduação em Computação em Nuvem. A formação, que tem duração de 2 anos e meio, é ideal para quem quer se tornar um profissional com habilidades e competências aprofundadas na área de TI (Tecnologia da Informação).

Do inglês “cloud computing”, a área está ligada ao fornecimento de serviços como armazenamento, servidores, rede, software, banco de dados, análise e inteligência pela Internet, com o intuito de promover inovação, recursos flexíveis e economia. Desse modo, se caracteriza pela possibilidade de acessar arquivos e executar diferentes tarefas sem a necessidade de instalar aplicativos no computador. O armazenamento de dados é feito em serviços online.

O profissional conhecido no mercado de trabalho como Arquiteto Nuvem é capacitado para definir critérios de mensuração dos indicadores de desempenho do ambiente computacional com rigor das soluções de segurança física e lógica, privacidade e confiabilidade dos dados, rastreabilidade e auditoria na nuvem.

A professora Liádina Camargo, coordenadora do curso, responde às principais dúvidas sobre a formação e a carreira. Confira a seguir:

1 - O curso de Computação em Nuvem é uma boa escolha para quem se identifica com o quê?

Liádina Carmargo - É direcionado para profissionais que atuam ou desejam trabalhar no segmento de gestão e infraestrutura da tecnologia da informação.

2 - O curso vem para suprir alguma demanda específica?

Liádina Camargo - O profissional egresso do curso Computação em Nuvem, denominado pelo mercado de Arquiteto-Nuvem, vem suprir uma demanda reprimida de profissionais que sejam capazes de avaliar, projetar, implantar, integrar e gerenciar estruturas de computação em nuvem para comunicação e armazenamento de informações, além de analisar a aplicabilidade das tecnologias e serviços que habilitam a nuvem, nos tipos pública, privada, híbrida.

3 - Quais são os diferenciais da graduação ofertada pela Unifor?

Liádina Camargo - A matriz curricular do curso Computação em Nuvem da Unifor está organizada no conceito de competência e traz uma estratégia metodológica orientada por problemas, que oportuniza ao aluno espaços de experimentação de desenvolvimento se soluções com parceiros fornecedores de soluções para nuvem, o que favorece o aprendizado baseado em projetos e o desenvolvimento das atividades em estações compartilhadas.

4 - Que eixos acadêmicos a matriz curricular trabalha?

Liádina Camargo - Fundamentos em Sistemas de Computação, Infraestrutura para Computação em Nuvem e Desenvolvimento Pessoal e Profissional.

Além das macro competências:

  • Aplicar os fundamentos da computação para resolver problemas de infraestrutura de comunicação e armazenamento de informações.

  • Administrar a infraestrutura para Computação em Nuvem, com equipes de diferentes perfis que atendam com qualidade os critérios de segurança, de acordo com as normas técnicas.

  • Planejar de forma contínua e autônoma o desenvolvimento pessoal e profissional, e o avanço nos estudos científicos e tecnológicos, com atitude empreendedora e inovadora, estímulo a colaboração, criatividade e liderança, consciente dos aspectos sociais, profissionais, legais, éticos, políticos, humanísticos e ambientais, desenvolvendo as competências para a vida.

5 - Quais são os principais benefícios da Computação em Nuvem?

Liádina Camargo - As principais tendências observadas para os próximos anos, a computação é uma das peças principais, o destaque vai para o paradigma da Computação em Nuvem. Hoje, tudo está na nuvem ou vai para a nuvem, o usuário pessoal ou organizacional acabará colocando arquivos na nuvem, em 2017, o pesquisador Brink já previa que o foco em cloud computing demandaria o uso de nuvens privadas e públicas para promover melhores recursos, e é o que estamos vivenciando hoje.

6 - Como é o perfil profissional do egresso de Computação em Nuvem?

Liádina Camargo - O egresso do Curso Superior de Tecnologia em Computação em Nuvem, será capaz de:

  • Avaliar, projetar, implantar, integrar e gerenciar estruturas de computação em nuvem para comunicação e armazenamento de informações;
     

  • Analisar a aplicabilidade das tecnologias e serviços que habilitam a nuvem dos tipos pública, privada, híbrida;
     

  • Definir os critérios para mensurar os indicadores de desempenho do ambiente computacional com rigor na implementação das soluções de segurança física e lógica, na privacidade e confiabilidade dos dados, na rastreabilidade e auditoria na nuvem;
     

  • Realizar vistorias, perícias e laudos técnicos comprometido com a qualidade dos serviços;
     

  • Gerenciar e empreender com estímulo ao trabalho colaborativo e compromissado com o desenvolvimento profissional e pessoal, consciente da responsabilidade dos impactos tecnológicos, sociais, econômicos, políticos e ambientais das soluções adotadas.

7 - Quais são as possibilidades de atuação para o Arquiteto-Nuvem no mercado?

Liádina Camargo - Por ser um segmento novo de mercado, esta demanda é latente e vai aumentando a partir da mudança do propósito dos data centers das empresas, para migrarem para a Nuvem. A vantagem da nuvem para as empresas está no custo introdutório tipicamente baixo e sua capacidade de reduzir a pressão sobre os recursos internos de TI para gerenciar as funções existentes. Esta formação certamente atrai profissionais que já atuam na área de infraestrutura de redes de computadores, segurança e comunicação.

8 - É uma carreira promissora?

Liádina Camargo - Inicialmente é importante esclarecer que a Computação em Nuvem ocorre quando se prove recursos de armazenamento e processamento de dados por meio da internet, como alternativas a utilização de centros de processamento de dados cujos recursos são instalados e administrados localmente ou na sede da empresa que os utiliza. Nos últimos anos, grande parte das comunicações digitais migraram para a nuvem. Segundo a FORBES, o mercado da computação em nuvem inicialmente estimado em 67 bilhões de dólares em 2015, deve crescer para até 162 bilhões de dólares em 2020.

9 - Como se dá a prestação de serviços na área?

Liádina Camargo - As empresas que contratam serviços provisionados em nuvem podem se dedicar às suas atividades estratégicas e afins, ficando a cargo dos arquitetos-nuvem a gestão e operação dos centros de dados. O curso da Unifor está pautado na configuração de uma infraestrutura que possa suportar a migração e a operação de serviços de internet e gestão de negócio.

10 - Qual a importância do Arquiteto-Nuvem para a atualidade e no mundo pós-pandemia?

Liádina Camargo - De acordo com o Relatório Mundial da Qualidade, a diversidade entre tipos de estrutura de computação em nuvem tem crescido e variado cada vez mais, e apresenta o percentual de mudança nas empresas para aplicações que ficarão baseada na nuvem, para que as empresas se tornem mais competitivas, tenham maior agilidade e facilidade na busca pela eficiência e eficácia.

A Computação em Nuvem representa um modelo de provisionamento de recursos de TI que tem feito sucesso nos últimos anos. Este modelo promove a oferta de diferentes recursos de TI (servidores, espaço de armazenamento, aplicações, rede, entre outros), provisionados de modo rápido e ágil por meio de técnicas de virtualização.

Pensando em fazer Computação em Nuvem?

O profissional egresso do curso Computação em Nuvem, denominado pelo mercado local de Arquiteto-Nuvem, vem suprir uma demanda reprimida de profissionais que sejam capazes de avaliar, projetar, implantar, integrar e gerenciar estruturas de computação em nuvem para comunicação e armazenamento de informações, além de analisar a aplicabilidade das tecnologias e serviços que habitam a nuvem, nos tipos pública, privada e híbrida.

A Unifor preparou novidades e vantagens para você estudar em uma das melhores Universidades da América Latina e ser um profissional renomado em sua área. Clique aqui e inscreva-se gratuitamente no Processo Seletivo 2021.1!

E-Book Guia de Profissões

Conheça todos os cursos

E-Book Guia de Profissões