Conheça cinco áreas de atuação que estão em alta para o nutricionista

Você tem dúvidas sobre qual será sua área de atuação após se formar em nutrição? Antes de tudo, é importante saber que o Conselho Federal de Nutricionista divide a atuação em alguns grandes campos, tais como:

  • Nutrição em Alimentação Coletiva - Gestão de Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN);
     
  • Nutrição Clínica - Assistência nutricional e dietoterápica hospitalar, ambulatorial, em nível de consultórios e em domicílio;
     
  • Nutrição em Saúde Coletiva - Assistência e educação nutricional individual e coletiva;
     
  • Nutrição em Esportes e Exercício Físico - Assistência nutricional e dietoterápica para atletas e esportistas;
     
  • Área de Nutrição na Cadeia de Produção, na Indústria e no Comércio de Alimentos - Atividades de desenvolvimento e produção e comércio de produtos relacionados à alimentação e à nutrição;
     
  • Área de Nutrição no Ensino, na Pesquisa e na Extensão - Atividades de coordenação, ensino, pesquisa e extensão nos cursos de graduação e pós-graduação em nutrição, cursos de aperfeiçoamento profissional, cursos técnicos e outros da área de saúde ou afins.
     

A nutricionista Lia Silveira destaca as áreas que mais estão contratando no mercado atualmente (Foto: Ares Soares)

Ou seja, as possibilidades de atuação são vastas, e o futuro profissional na área é promissor. Além disso, no Brasil e no mundo, a maioria dos problemas de saúde pública pode estar relacionada com os maus hábitos alimentares.

Dessa forma, a nutrição tem conquistado espaço nos mais diversos setores, uma vez que é um estudo baseado em evidências científicas e contribui para o tratamento de doenças – como obesidade, doenças cardiovasculares, hipertensão arterial –, além de orientar na melhor qualidade de vida e bem-estar para aqueles que buscam uma rotina mais saudável.

A nutrição clínica, segundo a docente do curso de Nutrição da Universidade de Fortaleza – instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz – Lia Silveira Adriano, é a mais conhecida e buscada pelas pessoas em geral, uma vez que existe um grande interesse na prescrição de dietas.

“Mas, hoje em dia, as possibilidades de atuação do nutricionista são várias”, atesta a docente, que é mestre em Nutrição e Saúde e doutora em Saúde Coletiva. Ela também é consultora e assessora técnica de serviços de alimentação.

Nesta entrevista, Lia elenca cinco áreas que estão em alta. Confira!

Nutrição Esportiva

Segundo a docente Lia Silveira, na área de nutrição esportiva, o profissional pode trabalhar com atletas profissionais e praticantes de diversas modalidades de esportes. O objetivo é extrair ao máximo as potencialidades da pessoa na prática esportiva. Dessa forma, o nutricionista esportivo se preocupa com a saúde do atleta, podendo atuar nas academias, nos centros esportivos e nos consultórios de atendimento especializado, acompanhando um atleta ou abrindo o próprio negócio. 

“Ainda tem aqueles [profissionais] que atendem times de futebol ou atletas de diferentes modalidades esportivas, é uma área que está muito em alta. Percebemos isso observando estudantes que estão entrando na graduação, bem como entre aqueles que se formam e já vão atuar”, observa Lia. Como a área é ampla, o profissional tem a possibilidade de “nichar” seu público-alvo, conforme explica a professora.

“Muitos deles se dividem em modalidades esportivas, ou seja, atendem só atletas de crossfit ou só praticantes de musculação, uma vez que a grande maioria das pessoas que buscam atividade física associam com a orientação nutricional buscando um melhor resultado. Existe uma parceria importante entre o educador físico e o nutricionista esportivo” – Lia Silveira, professora do curso de Nutrição da Unifor.

Alimentação Coletiva

Ao trabalhar com alimentação coletiva, o nutricionista pode atuar como gestor de unidades de alimentação e nutrição, consultor ou assessor de empresas. A área de atuação é ampla, impulsionada pela alimentação fora do lar que está em expansão em bares, restaurantes, barracas de praia, entre outros. “Muitos estudantes, ao saírem da graduação, abrem as próprias empresas de consultoria e vão assessorar negócios no ramo da alimentação”, garante Lia. 

Os campos de atuação são diversificados, uma vez que os profissionais podem prestar serviços em vários segmentos alimentícios. “Desde implantação do controle de qualidade (que garante que essas empresas ofereçam uma refeição segura do ponto de vista sanitário) até elaboração e implementação de cardápio ou fichas técnicas. Nesse sentido, o principal objetivo é fazer cumprir as normas e padrões recomendados para que o cliente final não seja afetado negativamente”, explica.

Saúde Coletiva

Essa área também é conhecida como saúde pública ou nutrição social. Neste campo, o nutricionista oferece uma grande contribuição para a população, podendo atuar em políticas e programas institucionais, na atenção básica em saúde e na vigilância em saúde. Assim, atua com força total na promoção da saúde.

“[A área] está vinculada a políticas e programas de alimentação e nutrição. Sendo assim, os profissionais podem atuar em unidades básicas de saúde ou vinculados a algum outro programa institucional”, explica a docente. Alguns dos espaços de atuação são o Sistema Único de Saúde (SUS), Unidades Básicas de Saúde (UBS) e seus equipamentos sociais.

Marketing Nutricional

Área em crescimento, o marketing nutricional ajuda empresas que vendem alimentos considerados saudáveis. “Muitas dessas marcas contratam nutricionistas para assessorar, porque precisam informar melhor os clientes na hora da aquisição dos produtos conforme a necessidade individual”, explica. Além de atuarem nas próprias empresas, os nutricionistas também podem oferecer suporte na elaboração da rotulagem nutricional, atuar como representantes e em serviços de atendimento ao consumidor.

Segundo Lia, muitos comércios de alimentos possuem nutricionistas atuando no atendimento ao consumidor, o que se torna um diferencial de mercado, já que esses profissionais podem contribuir para escolhas saudáveis e individualizadas.

Nutrição Clínica Estética

Na grande área da nutrição clínica, o profissional atua no tratamento e na prevenção de doenças. O nutricionista clínico pode trabalhar em diferentes espaços: hospitais, consultórios particulares, clínicas especializadas, pronto atendimento, nos sistemas de referência secundária ou ainda em clínicas de estéticas através de parcerias com profissionais esteticistas. 

+ Conheça as possibilidades de mercado e inovação em Nutrição Clínica Estética.

“Essas parcerias acontecem quando o paciente busca algum resultado estético, nessa hora o papel do nutricionista é fundamental. Tem muitos nutricionistas que atuam com fisioterapeutas e dermatologistas também. Vai depender do objetivo do paciente, mas sempre é alinhado com a saúde e bem-estar, garantindo a qualidade de vida dos pacientes” – Lia Silveira, professora do curso de Nutrição da Unifor.

A fim de desfazer alguns estereótipos e ir contra o senso comum acerca do emagrecimento, ela destaca que o nutricionista não incentiva o emagrecimento apenas para emagrecer: “Quando necessário, o  processo de emagrecimento deve ser saudável, ou seja, com responsabilidade, tendo como prioridade a saúde dos pacientes.”

E-Book Guia de Profissões

Conheça todos os cursos

E-Book Guia de Profissões