Conheça melhor o curso de Engenharia de Controle e Automação e estude na Unifor

O profissional formado em Engenharia de Controle e Automação é quem planeja, opera e realiza manutenção de equipamentos utilizados nos processos automatizados de indústrias em geral. Para quem cogita entrar nessa área ou tem dúvidas quanto à escolha, vale registrar que essa é uma das carreiras que estão em expansão no mercado.

Por conta da pandemia do novo coronavírus, o processo de automação em empresas e indústrias tornou-se urgente. Segundo especialistas, a implementação do uso de robôs permanecerá acelerada, aumentando a necessidade de profissionais qualificados na área da automação.


Lúcia Barbosa, coordenadora do curso de Engenharia de Controle e Automação da Universidade de Fortaleza, explica que o novo cenário traz como tendência não apenas a robótica, mas também a análise de dados e a Internet das Coisas. "O nível de automação nesse novo paradigma é ainda mais alto e integra as mais novas tecnologias do momento: simulação, impressão 3D, análise de dados e Big Data", explica a coordenadora.

Sobre o curso

A matriz curricular da graduação da Unifor integra competências nas áreas de elétrica e eletrônica, mecânica e computação. Oferecendo para o mercado de trabalho profissionais múltiplos em suas áreas de atuação.

Segundo a coordenadora do curso, os egressos de Engenharia de Controle e Automação estão atuando, além da automação industrial, na área mecânica, manutenção industrial, e também na parte elétrica; resultado de disciplinas integradas com as outras engenharias.

A Unifor também oferece aos alunos conhecimentos em administração, empreendedorismo, atividades curriculares e extracurriculares que desenvolvem a capacidade criativa.

Estrutura da graduação

O curso de Engenharia de Controle e Automação da Unifor dispõe de uma estrutura de excelência, constituída de mais de 25 laboratórios com os melhores equipamentos do mercado.

Destaque para o Laboratório de Controladores Lógicos e Programáveis, onde o estudante ter acesso a instrumentação, controladores programáveis, redes industriais e softwares de supervisão de fato utilizado no mercado.

Engenharias, qual é a sua?

E-Book Engenharia Unifor

Engenharias, qual é a sua?