Conheça os perfis dos alunos da área da saúde e saiba se você se encaixa

Com a pandemia causada pela Covid-19, os olhares do mundo se voltaram para as equipes multidisciplinares que atuam no combate à doença. Se você ficou inclinado(a) a cursar uma graduação na área de saúde, motivado(a) pelo atual momento que vivemos, mas ainda tem questionamentos sobre qual curso escolher, não se preocupe! Nós conversamos com coordenadores e alunos de diferentes graduações e traçamos o perfil que o estudante deve ter para seguir carreira na área.

Profissionais da saúde trabalham com prevenção, diagnóstico, tratamento, cura e reabilitação. Por isso, é fundamental que o graduando goste de lidar com pessoas e tenha atitudes resolutivas para os problemas que são demandados.

Lia Maria Brasil, diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS), considera a empatia como qualidade essencial para o ingresso nos cursos da área de saúde.“[O aluno] deve ser humano, gostar de servir e estar sempre a serviço para ajudar o outro. Ser criativo, ter consciência ética e moral com a sociedade, e ser resiliente diante dos desafios profissionais”, comenta.

Para a coordenadora do curso de Psicologia da Unifor, Anna Karynne Melo, a curiosidade e o interesse pelo outro são as principais características que os candidatos devem ter. “As habilidades são específicas para cada profissão, mas dialogar, escutar e buscar promover um bem-estar são [atributos] gerais da área de saúde. Cada especialidade tem suas competências, mas todas têm o ser humano como objeto de investigação e intervenção”, explica.

Enfermagem

“O acadêmico de Enfermagem precisa ter sabedoria, coragem, empatia, gostar de inovar, criar vínculos construtivos, assumir desafios, fazer parcerias em prol do bem comum. Ser crítico, criativo, comunicativo, considerando os princípios éticos e morais”, lista Antonia Karoline Oliveira, coordenadora do curso de Enfermagem da Unifor.

Farmácia

O profissional da Farmácia conta com uma vasta abrangência profissional. São 136 áreas de atuação. “O futuro farmacêutico estuda medicamentos como ferramenta para garantir a saúde e qualidade de vida do indivíduo de forma integrada às análises clínicas e toxicológicas, cosméticos e em alimentos. Para tanto, precisa ter uma faro investigativo, gostar do ambiente de laboratório e também de ajudar pessoas de forma direta ou indireta. Deve estar disposto a aprender sempre e repassar esse aprendizado no sentido de prevenir doenças, promoção, proteção e recuperação da saúde”, ressalta a professora Wellyda Rocha.

Carolina Cavalcante, acadêmica do 6º semestre, ressalta o bom trabalho em equipe como fator decisivo para cursar Farmácia. “A pessoa deve ter dedicação, foco, paciência e amor pelo que se faz, pois nem sempre gostaremos de tudo [que vamos estudar]. Para o convívio, tanto estudantil quanto pós-estudantil, as características profissionais devem ser boa comunicação, empatia, respeito e espírito de equipe, pois sempre estamos realizando atividades em conjunto”, relata.

Fisioterapia

Paulo Henrique Palácio, coordenador do curso, indica que humanizar a saúde é fundamental para quem escolhe essa graduação. “O acadêmico de Fisioterapia agrega diversos saberes para gerenciamento de riscos, recuperação e manutenção daquilo que nos impulsiona para frente na vida: o movimento humano e o bem estar. Para isso, é necessário estar apto para ouvir bem e falar assertivamente, ter raciocínio complexo para atitudes resolutivas e buscar ser um futuro profissional sempre à frente de seu tempo”, comenta.

Fonoaudiologia

“O aluno de Fonoaudiologia precisa gostar de interagir com pessoas, ser comunicativo, trabalhar em equipe, ser tolerante e ter empatia como também ser um bom observador”, garante Fernanda Sampaio, coordenadora do curso.

Medicina

“O aluno de Medicina precisa ser curioso, saber ouvir, gostar de pessoas e de trabalhar em equipe. Ser atento e detalhista, gostar de estudar, se preocupar e se interessar verdadeiramente com o outro e com a sociedade”, esclarece Silvia Melo, coordenadora do curso de Medicina.

O vestibular de Medicina é conhecido por ser um dos mais concorridos. Justamente por isso, Letícia Bandeira, graduando do 4º período, acredita na importância da determinação para a aprovação e para o bom aproveitamento da graduação. “Precisa ser muito organizado para conseguir separar o tempo de estudo e também tirar um momento para si. Mas o principal é saber reconhecer seus limites e ter respeito com os outros. Ter uma rede de apoio da família e amigos é essencial”, relata.

Nutrição

A professora Carolinne Reinaldo Pontes, coordenadora do curso de Nutrição da Unifor, considera a empatia obrigatória para o aluno de nutrição. “Futuros profissionais de saúde precisam desenvolver, ainda na graduação, algumas habilidades características da área, como a escuta qualificada, a comunicação verbal e não verbal, a empatia, a humanização do cuidado, além de habilidades técnicas inerentes a cada área. Alunos dos cursos da saúde, especificamente da Nutrição, precisam saber ouvir o outro, acolher suas demandas, cuidar de forma humanizada, entendendo as individualidade, e aplicar seus conhecimentos técnicos específicos para realização desse cuidado”, comenta.

Odontologia

“Para a Odontologia, os ingressantes necessitam - além da empatia - ter ou desenvolver a capacidade de comunicação, criatividade, paciência, destreza manual, liderança, administração e gerenciamento, ética, trabalho em equipe para resolução de problemas individuais ou de coletividades”, garante Márlio Ximenes, coordenador do curso.

Ziglio Gabriel, aluno do 4º semestre, acredita que candidatos ao curso de Odontologia precisam de dedicação para participar de projetos de qualificação profissional. “O estudante de Odontologia deve ter vontade de participar de projetos de extensão para melhorar a habilidade manual. A gente vai exercitar muito isso no curso para que não ocorram lesões [durante o atendimento do pacientes]”, comenta.

Psicologia

A coordenadora do curso de Psicologia, Anna Karynne, acredita que a escuta acolhedora em respeito à dor do outro é essencial para quem pensa em ingressar nessa graduação. “Podemos indicar como características psicológicas (socioemocionais) a empatia, a cooperação, a paciência, a vontade de ajudar”, comenta.

Para Marina Lira, estudante do 10º semestre, o aluno de Psicologia deve gostar de ler e estudar. “A gente tem que se atualizar, senão fica para trás. Diariamente são divulgadas informações sobre quadros clínicos diferentes e técnicas a serem usadas. Uma característica pessoal que a gente tem que usar no profissional é ser empático. Nós estamos lidando com as questões e traumas de outras pessoas. É importante olhar para o outro, tentar compreender sua dor, sem julgamentos”.

E-Book Guia de Profissões

Conheça todos os cursos

E-Book Guia de Profissões