Curso de Design de Moda inova com looks feitos de papel

Atividade foi desenvolvida na disciplina modelagem plana feminina e infantil, com a professora Fabiola Mourão. Os alunos usaram papel crepom, seda, kraft e alumínio.

Inovar é o verbo que define o curso de Design de Moda da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz. Visando proporcionar aos alunos experiência em modelagem, foram desenvolvidos vestidos na disciplina de modelagem plana feminina e infantil com papel crepom, seda, kraft e alumínio. Ao todo foram criadas seis produções que contemplaram critérios de caimento, vestibilidade e criatividade.

A disciplina é ministrada pela professora Fabiola Mourão, que descreve o trabalho como uma maneira em que o aluno experiencia a volumetria, a ergonomia e a antropometria de um corpo, assim como o movimento do mesmo. Dessa maneira, ele se torna apto a criar roupas que tenham vestibilidade e caimento para qualquer corpo e matéria-prima, seja tecido ou até mesmo papel.

Fabiola ressalta a criatividade dos estudantes. “O resultado foi extremamente interessante pois como trabalhamos com papéis diferenciados, o caimento, o comportamento da peça no corpo diferia, as estruturas corpóreas eram diferentes também, assim, nós fomos adequando os modelos às meninas na sala de aula. As vezes quando se desenha um croqui nem sempre ele é plausível de ser produzido, então, precisamos muitas vezes fazer adaptações que permitam ele ser pilotado”, descreve a professora.

Ainda com relação ao uso de papel como tecido, a professora destaca a necessidade em se impermeabilizar a matéria-prima. “Foi muito enriquecedor esse trabalho dentro de sala de aula, porque eles puderam fazer diversas experimentações e também desenvolverem técnicas para que a peça não se desmanchasse, pois quando o papel entra em contato com o corpo, o suor desmancha o material. Então, eles precisaram impermeabilizar esse papel com fita gomada, perlon e termocolante”.

Profissionais criativos

O curso de Design de Moda da Unifor se preocupa em formar profissionais criativos para o mercado de trabalho. “Nosso curso explora a criatividade e todas as suas formas, cores, texturas e possibilidades. Esses vestidos foram criados com o propósito de trabalhar as percepções dos alunos sobre caimento, vestibilidade e criatividade. Enfim, este trabalho é uma pequena amostra da fantástica viagem ao mundo da moda”, reitera a coordenadora do curso, professora Priscilla Medeiros.

Estude Design de Moda na Unifor

O curso de Design de Moda da Unifor tem duração de 2,5 anos. É avaliado com nota máxima pelo Ministério da Educação (MEC), oferecendo certificações intermediárias que permitem o aluno ingressar no mercado de trabalho mais rápido e com experiência comprovada. Na Unifor, o aluno é preparado para o mercado em todas as suas exigências.

Após formado, o profissional pode atuar em qualquer uma das etapas da cadeia produtiva do setor, como consultoria, assessoria técnica, design/estilismo, editoria de moda, fotografia, gerenciamento, modelagem, produção e negócios. Clique aqui e inscreva-se gratuitamente no Processo Seletivo 2021.1.

E-Book Guia de Profissões

Conheça todos os cursos