Curso de Psicologia explora metodologias ativas e estimula a criatividade dos alunos

No contexto atual de distanciamento social devido à pandemia de Covid-19, professores e alunos têm se encontrado em meio a um impasse: como aplicar avaliações a distância contemplando as matrizes de habilidade e competência das disciplinas? E mais: como inovar?

A disciplina Teorias e Técnicas Psicoterápicas Fenomenológicas do curso de Psicologia da Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, procurou remodelar o processo de avaliação a distância. Para isso, foi lançada como proposta a produção de um mapa conceitual, acompanhado de podcast ou apresentação síncrona, sob orientação das professoras Karla Carneiro e Karynne Melo.

O resultado foi um show de criatividade por parte dos alunos. A aluna do oitavo semestre do curso, Renata Almeida, 23, além do mapa conceitual, adaptou o áudio gravado para o formato vídeo. “Para mim foi legal fazer [a atividade] porque eu faço todo dia e gosto [de produzir vídeos]. Deu uma quebra nesse momento que a gente está vivendo. A professora [Karla] falou que riu bastante, a intenção era ser bem leve”, explica Renata Almeida.

Alunos usaram edição de vídeos para tornar o aprendizado mais divertido (Foto: reprodução).

Maior engajamento

Aluna do sétimo semestre de Psicologia, Monalisa Rodrigues, 21, relata já produzir mapas conceituais no seu cotidiano e, portanto, a avaliação proposta foi satisfatória para a produção e a apresentação. “Fazer podcast em si acho uma maneira melhor de aprender o conteúdo, participantes do grupo acabam se engajando mais na atividade do que fazer uma prova e simplesmente decorar o conteúdo”, enfatiza ela.

Além disso, Monalisa também ressalta a importância de relembrar os conceitos propostos pela disciplina. “O conteúdo do nosso podcast e do mapa eram sobre os assuntos iniciais da disciplina: as bases da fenomenologia, da abordagem centrada na pessoa, gestalt terapia. São coisas que já vimos em outros semestres no curso, mas a gente acaba esquecendo uma coisa aqui e ali. Essas atividades [mapa conceitual e podcast] possibilitaram que a gente pudesse fixar o conteúdo e partir deles relembrar coisas que nem sabíamos que eram importantes para a disciplina, mas a gente descobriu que eram”.

O que são as Metodologias Ativas?

As metodologias ativas compõem um processo que possui como característica colocar o estudante como agente principal, responsável pela própria aprendizagem. Para isso, se entende que deve ser reconsiderado o papel do professor como mestre e do aluno como agente sem voz ativa. Alguns exemplos incluem:

• Sala de aula invertida;

• Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP);

• Design Thinking, entre outras.

Estude Psicologia na Unifor

O aluno formado em Psicologia pela Unifor leva consigo o preparo para o exercício profissional nos mais diversos campos de atuação, além de uma formação humanista com foco na ética, responsabilidade social e fortalecimento dos valores constitucionais.

Confira aqui as oportunidades e benefícios de estudar em uma das melhores universidades particulares da América Latina.

E-Book Guia de Profissões

Conheça todos os cursos