Enfermagem na Unifor: atividades práticas desde o início do curso e currículo integrado com o mercado de trabalho

"O enfermeiro, a princípio, é um empreendedor social que utiliza todo o seu potencial inovador, todas as suas características, para cuidar com atenção, com amor e dedicação aos seus pacientes. Ele usa tanto a ciência quanto a excelência do cuidar. Pode atuar em todo o contexto da saúde, em todo o ciclo vital, desde o planejamento familiar, em todo o ciclo, até os cuidados pós-morte. Então o enfermeiro é esse profissional completo".

É assim que a professora Kiarelle Penaforte, coordenadora do curso de Enfermagem da Universidade de Fortaleza, define a profissão que ela abraçou em 2007 quando se formou enfermeira pela Unifor.

A graduação da Unifor é a a melhor formação em Enfermagem de Fortaleza. Os egressos são aptos a cuidar da saúde individual e coletiva nos três níveis de atenção à saúde (primária, secundária e terciária), por meio do exercício de atividades de assistência, docência, pesquisa e gestão.

Quais novidades a nova matriz do curso contempla?

"Desde o primeiro semestre o aluno já vai começar a atuar nos laboratórios das Enfermagem. A partir do segundo ele já vai para o NAMI. E no terceiro, nós antecipamos todos os módulos que são de atenção prática, tanto na área básica quanto na área hospitalar. A partir do quarto semestre o aluno já pode participar de processos seletivos para estágios extracurriculares", revela a professora Kiarelle.

"Além disso, o aluno terá novas disciplinas no curso, como por exemplo módulos específicos para atenção do idoso, o desenvolvimento profissional e pessoal, além da gestão. São módulos específicos baseados no mercado de trabalho e na demanda desse profissional", completa ela.

Quer saber quais os diferenciais do curso da Unifor em relação a outros do mercado?

Pois confere abaixo a entrevista do quadro Guia de Profissões do programa Se Liga, com a apresentadora Niara Meireles.

E-Book Guia de Profissões

Conheça todos os cursos