Engenharia Elétrica: Fortaleza ocupa a quinta posição na geração distribuída de energia solar

A pandemia mostrou que o mercado de energia elétrica é bastante resiliente. Bruno Almeida, coordenador do curso de Engenharia Elétrica da Universidade de Fortaleza, afirma que no ano de 2020, a geração distribuída de energia solar - a partir de placas solares em residências - registrou aumento de 170% no estado do Ceará. Hoje, Fortaleza está entre as principais cidades que têm esse tipo de geração, ocupando a 5ª posição, registra o coordenador.

O profissional engenheiro eletricista possui um campo de atuação bastante vasto, já que o estudante é capacitado para desenvolver, projetar e dar manutenção em sistemas elétricos.

"Quando nos referimos a sistemas elétricos, há uma infinidade de pontos a se observar. O engenheiro eletricista pode participar do projeto de desenvolvimento, desde uma usina geradora, seja hidrelétrica ou solar, por exemplo; até em projetos menores, como instalações elétricas residenciais, prediais ou industriais", explica Bruno Almeida.

Segundo o coordenador, o profissional egresso do curso de Engenharia Elétrica também pode atuar nas áreas de telecomunicação, inspeção predial, otimização de processos, entre outras.

Bruno Almeida reforça que o principal diferencial para quem decide estudar na Unifor são os laboratórios. "A gente tem laboratórios equipados com tecnologias bastante atuais. O corpo docente - os professores - são todos mestres ou doutores, e atuantes no mercado de trabalho. Isso traz muito conhecimento para os alunos e desenvolve competências que o mercado de trabalho realmente necessita.

Confira a entrevista na íntegra

Engenharias, qual é a sua?

E-Book Engenharia Unifor

Engenharias, qual é a sua?