Especialização: absolutamente tudo que você precisa saber

A especialização é uma ótima forma de fortalecer o seu currículo e concorrer às melhores vagas no mercado de trabalho. Por essa razão e por muitas pessoas ficarem em dúvida sobre essa pós-graduação, hoje nós vamos falar absolutamente tudo sobre ela.

Aqui você vai saber o que é especialização, áreas, quem pode fazer, quais as opções, diferença entre ela e pós-graduação, como funciona, quando fazer e muito mais. Confira.

O que é especialização?

A especialização é uma das fases de ensino superior após a graduação, portanto, é uma pós-graduação. Ela é do tipo lato-sensu e tem foco nas habilidades que podem ser aplicadas na rotina da profissão, por isso trabalha mais práticas e técnicas direcionadas.

Os cursos de especialização possuem duração média de 18 a 24 meses, no entanto, o tempo pode variar de curso para curso. Todavia, o Ministério da Educação estipula que a especialização deve durar, no mínimo, 360 horas, assim como outros tipos de pós-graduação, como MBA e mestrado.

O que é área de especialização?

Cada tipo de formação, como bacharelado, licenciatura ou tecnólogo, possui um foco diferente na formação. Resumidamente, o bacharelado possui uma formação mais ampla e generalista, já a  licenciatura tem foco na docência, por fim, o tecnólogo é mais voltado para as demandas do mercado de trabalho.

A área de especialização se refere a um aprofundamento de determinada fração que aprendeu no curso de graduação. Isso quer dizer que o foco da especialização é desenvolver as aptidões específicas dentro da formação. Ao concluir a pós-graduação em especialização, o aluno recebe o título de especialista e um certificado de conclusão do curso.

Além disso, a especialização pode ser feita em uma área diferente da cursada na graduação, mas vale pensar sobre isso e conferir com a instituição de ensino.

Quem pode fazer especialização

Para fazer uma especialização é necessário possuir um diploma do ensino superior, desta forma, apenas quem já terminou uma graduação pode inscrever-se em uma pós-graduação.

Quais as opções de especialização

São inúmeras as opções de especialização. Por isso, vale consultar quais são as áreas que gostaria de adquirir mais conhecimento prático, técnico e até se atualizar.

Para escolher, também é válido pesquisar o que está em ascensão na sua área, em áreas relacionadas ou que façam sentido para o seu projeto de futuro.

Alguns exemplos de especialização, por exemplo, são:

Lembre-se de escolher uma instituição de ensino reconhecida pelo MEC.

Qual a diferença entre pós-graduação e especialização?

Muitas pessoas querem saber qual a diferença entre pós-graduação e especialização, no entanto, isso é uma curiosidade equivocada. 

Os cursos feitos após se formar no ensino superior, que exigem o diploma, são todos de pós-graduação. 

Desta forma, a especialização é um tipo de pós-graduação. Toda especialização é pós-graduação, mas nem toda pós-graduação é especialização, mas vamos falar melhor sobre isso.

Além da especialização, existem outras modalidades de pós-graduação. Para começar, é dividida entre dois tipos: lato sensu e stricto sensu.

Pós-graduação lato sensu e stricto sensu

Lato sensu

No tipo de pós-graduação lato sensu estão os cursos mais voltados para complementação e atualização do que foi aprendido durante a graduação. Inclusive, a especialização é do tipo lato sensu. Ao final do curso os alunos recebem o certificado de conclusão. Além da especialização, o MBA também é uma modalidade lato sensu.

MBA

O MBA, ou Master Business in Administration, é uma pós voltada para administração e gestão.

Embora pareça que são ofertados apenas para quem se graduou em administração, o MBA pode ser feito por qualquer graduado que queira adquirir o conhecimento necessário em liderança, contabilidade, finanças e o funcionamento de negócios, em geral.

Para fazer MBA ou especialização é necessário apenas ter o diploma de graduação superior. A duração também possui a mesma média da especialização.

Stricto sensu

Enquanto o tipo lato sensu tem foco no mercado de trabalho, o tipo stricto sensu possui como foco a carreira acadêmica, produção científica e pesquisa. Nessa modalidade os alunos recebem um diploma ao terminar e ser aprovado. Nessa categoria estão as pós-graduações mestrado e doutorado, saiba mais sobre elas:

Mestrado acadêmico e profissional 

O foco desta pós-graduação é a carreira acadêmica, no entanto, também é oferecido como mestrado profissional, mais voltado para o mercado de trabalho.

Ao cursar um mestrado acadêmico, o pós-graduado pode dar aula no ensino superior ou realizar pesquisas. Para cursar um mestrado também é necessário ter o diploma do ensino superior.

Já em um mestrado profissional, o aluno adquire conhecimentos específicos da área de atuação, focado na capacitação da profissão. 

A duração possui uma média de dois anos e o aluno recebe o título de mestre ao final do curso.

Doutorado

O doutorado também é uma pós-graduação voltada para área acadêmica (pesquisa e docência) com a intenção de aprofundar ainda mais o conhecimento em determinada área. A duração do doutorado é bem mais longa, em torno de 4 e 5 anos, além de exigir mais tempo de dedicação fora da sala de aula, por causa da rotina de pesquisa.

Isso acontece porque o aluno precisa entregar o projeto de pesquisa junto com uma tese inédita que represente um avanço na área, e ao final recebe o título de doutor.

Ainda é possível continuar os estudos com o pós-doutorado, que é a aplicação do que foi aprendido no doutorado, voltado 100% para o campo de pesquisa.

Essas são as modalidades de pós-graduação. Ainda é importante lembrar que é possível escolher entre diversas opções dentro da área de formação. Por exemplo, uma pessoa formada em Direito pode fazer uma pós-graduação em:

Como funciona a especialização?

A especialização é uma das áreas de pós-graduação mais escolhidas, além disso, a intenção desse post é explicar tudo que você precisa saber sobre ela, por isso, veja como funciona na prática.

Inscrição no curso de especialização

Você pode cursar uma especialização assim que adquire seu diploma de ensino superior ou após anos de conclusão. A primeira coisa a fazer é escolher qual curso deseja.

Após decidir, pesquise pela instituição. Nesse momento é muito importante pensar sobre a reputação da instituição, pois será tão importante quanto a que cursou sua graduação.

Após escolher esses dois, basta seguir para a inscrição. Os documentos necessários são:

- Diploma do curso superior

- Histórico do curso superior

- Documento de identificação (RG ou CNH, por exemplo)

Normalmente não é necessário participar de processo seletivo para ingressar em uma pós-graduação em especialização, afinal, já fez isso anteriormente. No entanto, depende de cada instituição.

Duração do curso e frequência de aulas

Como você viu anteriormente, os cursos de especialização precisam ter no mínimo 360 horas, no entanto, na prática, tem duração em média de 18 a 24 meses.

Diferente das aulas da graduação, na especialização as aulas acontecem mais espaçadamente, podendo ser alguns dias na semana, aos finais de semana, a cada 15 dias ou com mais espaço de tempo, mas pelo menos 2x ao mês.

Isso dependerá bastante da instituição de ensino e do curso, portanto, indicamos que veja isso durante suas pesquisas para escolher.

Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

Desde 2018, o Trabalho de Conclusão de Curso para a pós-graduação lato sensu não é mais obrigatório. Isso aconteceu por meio do MEC, Conselho Nacional de Educação e Câmara de Educação Superior, na Resolução nº 1, de 6 de abril de 2018

Fazer ou não o TCC deve ser uma escolha do aluno, além de não haver diferença no certificado, no entanto, quem escolhe fazer o trabalho terá uma produção científica, adquirindo mais repertório e pontos a mais em concursos.

Para as pós-graduações do tipo stricto sensu ainda é necessário apresentar o TCC.

Depois de finalizar o curso de especialização, o aluno adquire uma certificação e o título de especialista.

Isso é tudo que você precisa saber sobre especialização, mas nós também vamos falar sobre por quais motivos você deve fazer uma especialização.

Por que fazer uma especialização

Para conseguir cargos mais altos

Quanto mais qualificada uma pessoa for, mais alto tende a ser seu cargo. Isso acontece porque as empresas valorizam a capacitação e o interesse do colaborador em aprimorar seus conhecimentos e o trabalho em si. Nesses casos, o MBA também é uma ótima opção, afinal, é focado em gestão.

Networking

Na pós-graduação você vai conhecer outras pessoas da mesma área ou em outras áreas que se relacionam, por essa razão, é uma ótima oportunidade de criar relacionamentos profissionais.

Atualização

A especialização também é ótima para ficar por dentro das práticas mais atualizadas na sua área. Tanto para quem já terminou há algum tempo, quanto para aprofundar os conhecimentos para quem acabou de sair da graduação.

Valorizar o seu currículo

É inegável pensar que uma pessoa com uma especialização ou que esteja cursando será mais valorizada pelos recrutadores. Isso acontece porque quem busca se atualizar ou se capacitar mais tem reconhecimento no mercado de trabalho, afinal, está em movimento e buscando aprimorar-se profissionalmente.

Essas são as principais razões para pensar em uma especialização, no entanto, também pode ser muito interessante para quem busca uma recolocação no mercado de trabalho, conseguir uma promoção, mudar de área ou buscar novas oportunidades.

Faça sua especialização na Unifor

A Unifor foi eleita a melhor instituição de ensino superior no Brasil pelo ranking Times Higher Education. Isso aconteceu por causa da qualidade de ensino e da estrutura que a universidade oferece, mas também pelo investimento em pesquisa e na internacionalização. 

Quando se fala em pós-graduação, a Unifor vai longe! Oferecendo quase 90 cursos de pós-graduação com MBA, especialização, mestrado e doutorado. Além disso, todos os alunos da pós-Unifor participam do Programa de Desenvolvimento de Líderes.

Se você quer conquistar sua pós-graduação com uma instituição de ensino superior reconhecida no mercado, escolha a Unifor.

  • Clique aqui para conhecer os cursos de especialização e outras pós-graduações.
Evoluir é prosperar

A Fórmula Pós-Unifor

Evoluir é prosperar