8 razões para fazer uma segunda graduação ainda este ano! Veja aqui

Pensar em uma segunda graduação sempre dá um frio na barriga, afinal, você já passou pelo ensino superior e achava que não teria que voltar. No entanto, ela tem se tornado uma opção cada vez mais comum para quem pensa em recomeçar, mudar de área ou complementar o currículo. 

Se você pensa em fazer uma segunda graduação, mas quer saber se vale a pena ou não, nós vamos te dar 8 razões. Confira.

1. Segundo diploma em menos tempo

Na primeira vez que cursa o ensino superior é necessário cumprir todos os itinerários do curso, por isso, a duração média para bacharelado ou licenciatura é em torno de 4 a 5 anos. Já no tecnólogo pode durar até três anos. 

No entanto, quando se trata de uma segunda graduação, é possível conseguir o diploma mais rapidamente. Porém, para isso acontecer, é necessário que os cursos sejam relacionados. Isso acontece porque em muitos cursos a grade curricular possui várias disciplinas em comum, portanto, se já fez da primeira vez, pode ser possível aproveitá-las.

Para isso, basta incluir o histórico escolar do ensino superior junto à documentação de inscrição e pedir para analisar essa possibilidade.

Alguns exemplos de áreas relacionadas que podem deixar sua segunda graduação mais rápida são:

  • Administração e Contabilidade
  • Jornalismo e Publicidade e Propaganda

O período e a grade podem mudar bastante de instituição para instituição, por isso, vale a pena consultar.

2. Ingresso facilitado

Diferente da primeira graduação, na segunda não há necessidade de participar do processo seletivo normal, como fazer o Enem ou vestibular próprio. Nesse caso, o diploma conquistado anteriormente funciona como a chave para ingressar no novo curso.

Para matricular-se no segundo curso, basta entregar o diploma no momento da inscrição, junto com a documentação. No entanto, também é necessário entregar o histórico escolar do curso, conteúdos programáticos e o sistema de avaliação da instituição anterior, além dos documentos de identificação.  

Em instituições públicas o processo seletivo pode ser diferente e seguindo um processo seletivo específico, como dar prioridade para alunos que concluíram a primeira graduação na mesma instituição.

3. Você tem mais preparo

Eu tenho certeza que quando você pensa sobre a faculdade percebe que poderia ter feito muita coisa diferente. Por exemplo, ter feito mais amizades, ter estudado mais para as provas para conseguir uma média final maior ou se arrepender de não ter planejado melhor a carreira. É comum cometer esses erros, inclusive, já falamos sobre os 10 principais erros na faculdade aqui.

Para a segunda graduação, você já tem mais experiência e sabe quais erros cometeu. Além disso, terá mais maturidade e compromisso com o curso.  

4. Mudar de carreira

Escolher o que vai fazer pelo resto da vida no final da adolescência é muito complicado, afinal, você não conhece o mercado de trabalho e provavelmente não conhece a fundo a profissão.

Além disso, muitas vezes você sonha com uma profissão, mas quando começa a atuar na área percebe que, na prática, não é o que você imaginava.

Mas será que essa escolha errada deve impactar sua vida para sempre? Claro que não!

Nesse sentido, a segunda graduação vem como uma esperança de ser realizada mais profissionalmente e como uma forma de se encontrar em uma carreira que almeja. Ou então que se adeque melhor aos seus objetivos de vida, agora que possui maturidade suficiente para isso.

Além de ter uma nova chance, com uma segunda graduação pode ter mais possibilidades no mercado de trabalho, afinal, terá duas profissões. Assim, caso uma das profissões enfrente problemas de demanda, você pode atuar na outra, se quiser.

5. Versatilidade

Com a segunda graduação você também tem mais chances no mercado, afinal, pode atuar em áreas diferentes, correlatas ou não.

Isso é interessante principalmente quando certa profissão perde demanda no mercado, pois se você tem apenas uma formação, pode ficar sem oportunidade e precisar aceitar um trabalho abaixo da sua formação.

No entanto, se tem dois diplomas na faculdade, pode apostar em outras oportunidade. Com isso fica mais fácil estar empregado mesmo em tempos de crise.

6. Buscar a realização pessoal

Como falamos antes, normalmente escolhemos a carreira a seguir ainda muito cedo e sem a maturidade necessária para isso. Então, com o passar do tempo, percebemos que aquela profissão não traz a felicidade que esperávamos e, muitas vezes, até faz do trabalho um esforço além do aturável.

Quando se tem estabilidade financeira, ou mesmo, quando se sente infeliz por causa da profissão, pode ser muito interessante buscar a realização pessoal. Realizar aquilo que você se sente bem fazendo, tendo prazer em estudar ou aprender sobre algo do seu interesse.

Nem sempre voltar a estudar ou fazer uma segunda graduação acontece para suprir uma demanda ou mudar de ares, mas sim para conquistar uma realização e se sentir feliz em adquirir conhecimento.

7. Atender a algo específico que o mercado pede

A segunda graduação também pode vir como uma possibilidade de atender a uma demanda específica no mercado, principalmente, uma demanda dentro de outra área.

Por exemplo, imagine que sua primeira graduação é em ciências contábeis, no entanto, percebe que os clientes precisam bastante de orientação e pedem indicação de advogados especializados em direito tributário ou societário. 

Embora não possa funcionar no mesmo endereço, o profissional pode exercer as duas profissões e auxiliar os clientes em ambas as questões.

Imagine que os clientes considerarão uma vantagem centralizar as demandas, além de você conseguir mais clientes por ter mais expertise.

8. Ser um especialista em áreas relacionadas

A segunda graduação também pode funcionar para abraçar mais oportunidades, agregando conhecimento em áreas próximas. Com uma nova graduação, o profissional pode se preparar melhor para o mercado de trabalho e ser mais completo.

Um administrador, por exemplo, pode deixar sua formação mais abrangente fazendo uma segunda graduação em ciências contábeis. Com isso, pode adquirir mais conhecimento, uma formação diferenciada, mas também estar mais preparado para as demandas do mercado de trabalho.

Afinal, como funciona uma segunda graduação?

A segunda graduação acontece quando alguém já possui um diploma de nível superior, mas resolve fazer outro curso, seja correlato ou não.

Assim como a primeira graduação, a segunda pode ser feita em bacharelado, licenciatura ou tecnólogo, independentemente de como cursou pela primeira vez.

A segunda graduação pode ser feita em áreas que se relacionem, como publicidade e propaganda e marketing, mas também em áreas bem diferentes, por exemplo, engenharia civil e moda. 

A diferença dessa escolha é que em áreas correlatas talvez consiga aproveitar algumas disciplinas que cursou na primeira graduação. Como as cadeiras no ensino superior podem variar bastante de instituição para instituição, é necessário consultar na que pretende cursar.

Forma de ingresso

Para fazer uma segunda graduação não é necessário passar pelo mesmo processo seletivo da primeira (por exemplo, vestibular ou Enem). No entanto, vale consultar como funciona na instituição que escolher, pois pode haver classificação diferente.

Modalidade de ensino

A segunda graduação também pode ser feita em uma modalidade completamente diferente da primeira. 

Por exemplo, se cursou o primeiro curso presencialmente, pode fazer o novo curso a distância e não afetará em nada a primeira ou segunda graduação, afinal, o diploma é o mesmo.

Quanto tempo dura uma segunda graduação?

A segunda graduação pode durar o tempo total do curso, onde, por exemplo, a tecnóloga leva em média dois ou três anos e o bacharelado quatro ou cinco anos, mas também pode durar menos tempo. 

Para isso ser possível, é necessário que a nova graduação possua disciplinas em comum na grade curricular da antiga. Apenas com isso pode tentar aproveitar as cadeiras e assim excluir as que já fez, consequentemente diminuindo o tempo total do curso.

Vale a pena fazer uma segunda graduação?

Como você viu nas razões para fazer uma segunda graduação, pode valer muito a pena se quer aprimorar e atualizar seus conhecimentos, atender a uma demanda específica, ter um currículo mais versátil e muito mais.

Pode ser muito interessante complementar sua carreira ou buscar novos ares, mas vale a pena analisar.

Segunda graduação ou pós-graduação, qual escolher?

Não há uma resposta correta para isso, afinal, tudo vai depender dos objetivos de carreira. Enquanto uma segunda graduação abre um leque de oportunidades em áreas relacionadas ou completamente diferentes, uma pós-graduação tem diversos objetivos. 

Por exemplo, com um MBA você adquire habilidades voltadas para gestão e administração, com a especialização adquire conhecimentos mais específicos e atualizados da sua formação e com o mestrado pode seguir a carreira acadêmica.

Dessa forma, escolher entre as duas vai depender bastante dos planos de futuro. Assim, não há uma resposta certa ou errada, mas sim avaliar onde está agora e onde quer chegar.

Essas são as razões para fazer um novo curso no ensino superior. Independentemente se quer fazer uma segunda graduação ou uma pós-graduação, a Unifor é a melhor instituição de ensino superior particular para isso. 

Quem diz isso não somos nós, é o ranking Timer Higher Education, um índice internacional conceituado, que avalia diversos aspectos, como qualidade de ensino, citações em pesquisa e internacionalização.

Faça sua segunda graduação na Unifor. Clique aqui para saber mais.
Guia da Transferência

Por que transferir para a melhor?

Guia da Transferência