Gosta de fotografia? Saiba os cursos de graduação em que é possível aprofundar seus conhecimentos

A fotografia pode ser considerada uma paixão para muitas pessoas. Paixão essa que, dependendo do caso, deixa de ser apenas um hobby e se transforma em carreira profissional.

Foi isso o que aconteceu com Lucas Plutarcho. No quarto semestre do curso de Engenharia Eletrônica, o estudante resolveu se matricular na disciplina optativa Fotografia Experimental; o contato com a área foi suficiente para que ele decidisse transferir seu curso para a graduação em Publicidade e Propaganda, mudando seus planos.

“A fotografia sempre foi um interesse para mim, mas foi nas disciplinas que eu pude me aprofundar e aprender mais sobre. E foi por causa da fotografia que surgiram muitas oportunidades para eu me envolver mais com a Unifor, desde o primeiro semestre”, explica Plutarcho.

Laboratório de fotografia da Unifor possui 12 ampliadores preto e branco (Foto: Ares Soares)

Jari Vieira, professor das graduações em Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Universidade de Fortaleza, explica que ambas possuem uma disciplina de fotografia básica que é comum à matriz curricular dos cursos, mas há outras que os alunos podem escolher para ampliar seus conhecimentos.

“A Unifor possui uma disciplina obrigatória de fotografia e outras 5 optativas: Foto Publicitária, Fotojornalismo, Foto de Moda, Foto Documental e Foto Experimental. Dá para o aluno sair muito aprofundado; é quase que um semestre todo só com disciplinas de fotografia”, esclarece Jari Vieira.

A melhor estrutura

Jari Vieira explica que a Universidade de Fortaleza conta com o maior laboratório de fotografia analógica do Ceará. “O equipamento possui 12 ampliadores preto e branco; estúdio de fotografia com o pé direito alto, espaço para colocar muitas luzes, possibilidade de 3 cenários simultâneos - fundos cinza, preto e branco -, além do laboratório digital”, lista o professor.

No período da tarde, quem está mais afeiçoado com fotografia, ainda é possível estagiar no 365LAB, no setor de produção, ou na News Link, que é a agência do curso de Jornalismo na área de produção fotojornalística.

Técnicos do laboratório auxiliam alunos durante o aprendizado (Foto: Ares Soares)

A melhor equipe

Estudante do 7º semestre de Jornalismo, Lara Maria lembra que, desde criança, sempre teve afinidade com câmeras fotográficas, mas foi na Universidade que a paixão se concretizou.

“Quando entrei no curso de Jornalismo, no primeiro semestre, fiz a cadeira de Fotografia com o professor Wilton Martins - que logo se tornou uma pessoa muito querida e importante durante essa minha jornada na graduação. Acho que esse é um dos grandes diferenciais da Unifor, além da qualidade de ensino e equipamentos: as pessoas”.

Lara explica que o laboratório de fotografia se torna um ponto de encontro de pessoas queridas. “Os técnicos de laboratório, com certeza, fazem toda a experiência da disciplina ser mais especial. A cada aula, eu me encantava mais pelo mundo da fotografia, e uma das coisas mais incríveis era ver um papel em branco ir se transformando, aos poucos, em uma foto que você tirou, no processo de revelação. Parecia algo mágico!”, garante a estudante.

Estude na Unifor

O mundo mudou e você também pode mudar. Conheça as possibilidades de estudar Jornalismo ou Publicidade e Propaganda na Universidade de Fortaleza. Juntos estaremos preparados para o futuro! Aproveite as inscrições gratuitas*, o novo vestibular online e confira as demais vantagens para ingressar em uma das melhores Universidades do mundo. Esperamos você!

*Exceto Medicina.

E-Book Guia de Profissões