Graduação semipresencial? EAD? Tecnológico? Entenda os termos
Você está em busca do curso dos sonhos, mas não sabe diferenciar todas as opções disponíveis? Sabemos que isso ficou ainda mais difícil com o avanço da oferta de cursos online nos últimos anos, trazendo novas modalidades de aprendizado. Por isso, a Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, preparou um pequeno glossário diferenciando os principais termos utilizados em referência aos nossos cursos de graduação. Quando estiver com dúvidas, basta consultá-lo abaixo!
Graduação
Na Educação Superior, a graduação corresponde ao primeiro nível de formação universitária do indivíduo, sendo esse um termo utilizado em referência aos cursos ofertados por instituições de ensino superior, como a Universidade de Fortaleza. A conclusão de um curso de graduação habilita o estudante ao exercício da profissão escolhida por ele, permitindo ocupação em vaga mais qualificada no mercado de trabalho.
No Brasil, são três os tipos de cursos de formação em nível de graduação: Bacharelado, Licenciatura e Curso Superior de Tecnologia ou Tecnológico, explicitados a seguir, e que igualmente permitem ao estudante a continuidade de seus estudos, posteriormente, em nível de pós-graduação, se assim o desejar.
Tipos de graduação
BACHARELADO
Curso superior generalista, de formação teórico-prática, científica ou humanística, com duração média de quatro a cinco anos, que confere ao diplomado competências em determinado campo do saber para o exercício de atividade profissional, acadêmica ou cultural, com o grau de bacharel. A Universidade de Fortaleza, inovando sempre, lança cursos de bacharelado de três anos, agilizando seu ingresso no mundo do trabalho!
LICENCIATURA
Curso superior, com duração média de quatro a cinco anos e uma carga horária dedicada no currículo para disciplinas de cunho pedagógico, voltadas às técnicas de ensino, teorias de aprendizagem e didática, que confere ao diplomado competências para atuar como professor na educação básica sobre a área do conhecimento em que se formou, com o grau de licenciado.
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA – CST OU TECNOLÓGICO
Curso superior com características de formação mais especializada em áreas científicas e tecnológicas, que prioriza a agilidade da aplicação dos saberes em campos profissionais. É possível, portanto, concluir a graduação em um período de dois a dois anos e meio, e até mesmo obter uma certificação intermediária de atuação profissional após um ano de curso, adiantando a entrada no mercado de trabalho. O curso tecnológico confere ao diplomado competências para atuar em áreas profissionais específicas, caracterizadas por eixos tecnológicos, com o grau de tecnólogo. Importante não confundir com cursos “técnicos” de nível médio.
Modalidades de oferta
Um outro fator que influencia na escolha de um curso de graduação, é a sua modalidade de oferta, ou seja, como se dará o seu funcionamento e organização, presencial ou a distância, de modo que o interessado possa vislumbrar qual o mais adequado às suas necessidades pessoais de formação.
GRADUAÇÃO PRESENCIAL
A modalidade presencial é a mais conhecida, é aquela que requer que os estudantes compareçam com maior frequência à instituição de ensino, muitas vezes em uma base diária. As aulas, em sua maioria, ocorrem em espaços físicos determinados, horários e locais pré-estabelecidos. As atividades, incluindo processos avaliativos, são comumente realizadas em salas de aula ou laboratórios. Essa modalidade tem a vantagem de permitir ao estudante acesso aos diversos espaços e equipamentos do campus e um maior convívio com colegas de turmas e seus professores.
GRADUAÇÃO EAD
A educação a distância é a modalidade caracterizada por uma mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem que ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, como um ambiente virtual de aprendizagem, com pessoal qualificado, acompanhamento e avaliação compatíveis, de modo que as atividades educativas possam ser desenvolvidas em lugares e/ou tempos diversos. Desse modo, o estudante pode realizar a grande maioria das atividades previstas de modo autodirigido, com apoio de tutoria, ao seu tempo, só necessitando estar no campus para cumprir algumas atividades avaliativas obrigatoriamente presenciais, por determinação legal, ou participar opcionalmente de encontros de presencialidade programada.
GRADUAÇÃO SEMIPRESENCIAL
Para unir o melhor das duas modalidades e oportunizar uma maior flexibilidade ao estudante, a Universidade de Fortaleza lançou uma oferta diferenciada: a graduação semipresencial. Nela, permite-se ao estudante reduzir a necessidade de estar presencialmente no campus todos os dias, a partir da oferta de cursos presenciais que incorporam algumas disciplinas EAD a cada semestre, de acordo com especificidades do curso, até o limite máximo permitido de 40% da carga horária total do curso. De modo que o aluno pode usufruir de todo o espaço físico da instituição, aliado às inovações tecnológicas de mediação do melhor ensino a distância.