Graduação semipresencial? EAD? Tecnológico? Entenda os termos

Você está em busca do curso dos sonhos, mas não sabe diferenciar todas as opções  disponíveis? Sabemos que isso ficou ainda mais difícil com o avanço da oferta de cursos online  nos últimos anos, trazendo novas modalidades de aprendizado. Por isso, a Universidade de  Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, preparou um pequeno glossário diferenciando os  principais termos utilizados em referência aos nossos cursos de graduação. Quando estiver  com dúvidas, basta consultá-lo abaixo!

Graduação

Na Educação Superior, a graduação corresponde ao primeiro nível de formação universitária  do indivíduo, sendo esse um termo utilizado em referência aos cursos ofertados por  instituições de ensino superior, como a Universidade de Fortaleza. A conclusão de um curso de  graduação habilita o estudante ao exercício da profissão escolhida por ele, permitindo  ocupação em vaga mais qualificada no mercado de trabalho.

No Brasil, são três os tipos de cursos de formação em nível de graduação: Bacharelado,  Licenciatura e Curso Superior de Tecnologia ou Tecnológico, explicitados a seguir, e que  igualmente permitem ao estudante a continuidade de seus estudos, posteriormente, em nível  de pós-graduação, se assim o desejar.

Tipos de graduação

BACHARELADO

Curso superior generalista, de formação teórico-prática, científica ou humanística, com  duração média de quatro a cinco anos, que confere ao diplomado competências em  determinado campo do saber para o exercício de atividade profissional, acadêmica ou cultural,  com o grau de bacharel. A Universidade de Fortaleza, inovando sempre, lança cursos de  bacharelado de três anos, agilizando seu ingresso no mundo do trabalho!

LICENCIATURA

Curso superior, com duração média de quatro a cinco anos e uma carga horária dedicada no  currículo para disciplinas de cunho pedagógico, voltadas às técnicas de ensino, teorias de  aprendizagem e didática, que confere ao diplomado competências para atuar como professor  na educação básica sobre a área do conhecimento em que se formou, com o grau de licenciado.

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA – CST OU TECNOLÓGICO

Curso superior com características de formação mais especializada em áreas científicas e tecnológicas, que prioriza a agilidade da aplicação dos saberes em campos profissionais. É possível, portanto, concluir a graduação em um período de dois a dois anos e meio, e até mesmo obter uma certificação intermediária de atuação profissional após um ano de curso, adiantando a entrada no mercado de trabalho. O curso tecnológico confere ao diplomado  competências para atuar em áreas profissionais específicas, caracterizadas por eixos  tecnológicos, com o grau de tecnólogo. Importante não confundir com cursos “técnicos” de  nível médio.

Modalidades de oferta

Um outro fator que influencia na escolha de um curso de graduação, é a sua modalidade de oferta, ou seja, como se dará o seu funcionamento e organização, presencial ou a distância, de modo que o interessado possa vislumbrar qual o mais adequado às suas necessidades pessoais  de formação.

GRADUAÇÃO PRESENCIAL

A modalidade presencial é a mais conhecida, é aquela que requer que os estudantes compareçam com maior frequência à instituição de ensino, muitas vezes em uma base diária. As aulas, em sua maioria, ocorrem em espaços físicos determinados, horários e locais pré-estabelecidos. As atividades, incluindo processos avaliativos, são comumente realizadas em salas de aula ou laboratórios. Essa modalidade tem a vantagem de permitir ao estudante  acesso aos diversos espaços e equipamentos do campus e um maior convívio com colegas de  turmas e seus professores.

GRADUAÇÃO EAD

A educação a distância é a modalidade caracterizada por uma mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem que ocorre com a utilização de meios e tecnologias  de informação e comunicação, como um ambiente virtual de aprendizagem, com pessoal  qualificado, acompanhamento e avaliação compatíveis, de modo que as atividades educativas  possam ser desenvolvidas em lugares e/ou tempos diversos. Desse modo, o estudante pode  realizar a grande maioria das atividades previstas de modo autodirigido, com apoio de tutoria,  ao seu tempo, só necessitando estar no campus para cumprir algumas atividades avaliativas  obrigatoriamente presenciais, por determinação legal, ou participar opcionalmente de  encontros de presencialidade programada.

GRADUAÇÃO SEMIPRESENCIAL

Para unir o melhor das duas modalidades e oportunizar uma maior flexibilidade ao estudante,  a Universidade de Fortaleza lançou uma oferta diferenciada: a graduação semipresencial. Nela, permite-se ao estudante reduzir a necessidade de estar presencialmente no campus todos os dias, a partir da oferta de cursos presenciais que incorporam algumas disciplinas EAD a cada semestre, de acordo com especificidades do curso,  até o limite máximo permitido de 40% da carga horária total do curso. De modo que o aluno pode usufruir de todo o espaço físico da instituição, aliado às inovações tecnológicas de mediação do melhor ensino a distância.

E-Book Guia de Profissões

Conheça todos os cursos