Guia de Profissões: Design de Moda além do glamour

A área profissional da Moda é muito mais que o glamour das revistas e das passarelas. Aliás, até nas revistas e nas passarelas existe um gigantesco trabalho por trás até que seja alcançado o produto final que é percebido pelo público.

Quem trabalha com Moda pode atuar com a criação e gestão de produtos e projetos de vestuário e/ou acessórios em confecções, na indústria têxtil e no comércio varejista e atacadista. A vocação, por si só, nem sempre te prepara para os diversos multiníveis que a carreira de um designer de moda formado pode te levar.

Para quem almeja atuar em qualquer uma das as etapas da cadeia produtiva do setor, como consultoria, assessoria técnica, design/estilismo, editoria de moda, fotografia, gerenciamento, modelagem, produção e negócios, nossa dica é o curso de Design de Moda da Universidade de Fortaleza.

Com duração de dois anos e meio e nota máxima no Ministério da Educação, o curso superior de tecnologia em Design de Moda da Unifor ainda certificações intermediárias que lhe permitem concorrer no mercado de trabalho de forma mais rápida e com experiência comprovada.

A designer Amanda Vellardi, graduada em Design de Moda pela Unifor, foi a entrevistada do último sábado (02/10) do programa Se Liga, da TV Verdes Mares. Quando perguntada sobre o curso, ela afirma que "foi um dividor de águas na minha vida, porque eu já vinha de outra graduação, que foi o Direito, que também terminei na Unifor. Eu sempre tive o sonho de fazer Moda e comecei a fazer como aquele sonho de criança. Eu vi que era um curso rápido, um curso de dois anos e meio, e o que ele tem de rápido ele tem de intensidade".

Sobre o que ela encontrou no curso da Unifor, Amanda revela que "é um curso que te desafia muito, te dá muito autoconhecimento. Eu achava que a Moda era só glamour e beleza e essa ideia que eu tinha foi saindo aos poucos, a cada semestre. Cada semestre a gente passa por um Programa Integrador que te dá a oportunidade de até desfilar uma peça sua para o público. Isso deixava a gente sempre motivada a fazer o melhor. Fazer a nossa arte ser vista".

E como o curso se aliou ao empreendedorismo de Amanda? "Foi fundamental para complementar a minha vocação. O amor pela Moda foi complementado por esse curso. E também para a realização da minha marca: Mandie. No curso você tanto vai aprender a desenhar, a fazer o croqui, como você também aprende a montar seu plano de negócio, que é tão importante. Você aprende a costurar, a desenhar, a modelar, a mexer no Photoshop, tudo o que engloba o universo da moda. Fora a credibilidade que te dá para o mercado de trabalho. Você conhece pessoas com muito know-how na área, o network que é uma das coisas mais importantes na nossa carreira. O curso promove palestras, oficinas e coisas que a vocação por si só não se sustentaria sozinha, coisas que eu realmente precisaria eu aprendi lá".

Além disso, Amanda falou sobre o mercado de trabalho e como a pandemia afetou os profissionais que trabalham na área. 

Quer saber mais? Clique e confira a entrevista na íntegra:


 

E-Book Guia de Profissões

Conheça todos os cursos

E-Book Guia de Profissões