Guia de Profissões: Engenharia de Produção possui alto índice de empregabilidade

A Engenharia de Produção é a área na qual o engenheiro trabalha no processo, sistematizando as partes de um todo, sempre com a visão de custos, tempo, racionalizando mão de obra, e trazendo benefícios para as indústrias, setores de bens e serviços, e até mesmo no mercado financeiro.

Em entrevista para o programa Se Liga, da TV Verdes Mares, o professor Alexandre Rios, coordenador pedagógico do curso de Engenharia de Produção da Unifor, fala um pouco sobre essa carreira.

"Atualmente, o curso de Engenharia de Produção da Unifor tem uma alta empregabilidade, justamente porque ele consegue multiplicar essas funções. Então, ele (o profissional) consegue enxergar custos, a parte do tempo, dos processos e trazer benefícios para toda a cadeia", explica.

> Leia também: 7 motivos para você fazer Engenharia de Produção em 2021

Alexandre Rios cita como exemplo o processo de uma indústria de manufatura. Nela, o engenheiro de produção trabalha desde o estoque, no início da cadeia, direcionando os suprimentos para os setores e devolvendo para o cliente o processo de uma forma logística, por meios corretos, tudo de acordo com uma demanda, otimizando resultados.

“Essa capacidade de integrar processos faz com que ele (engenheiro de produção) seja diferente no mercado de trabalho. Em 2019, antes da pandemia, a empregabilidade para o engenheiro de produção girava em torno de 94% a 95%”, destaca o professor.

Confira a entrevista na íntegra

Engenharias, qual é a sua?

E-Book Engenharia Unifor

Engenharias, qual é a sua?