Intérpretes de Libras realizam trabalho de inclusão ligado à educação

A inclusão social é um elemento fundamental na luta pela universalização da educação no Brasil. Por isso a pauta da acessibilidade é tão importante para entidades que defendem e prezam um ensino de qualidade para todos, como é o caso da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz. Na busca por ser uma instituição verdadeiramente inclusiva, a Unifor desenvolve ações, projetos e serviços – dentre eles, o de intérprete de Libras.

Na Universidade, os profissionais da Língua Brasileira de Sinais (conhecida como Libras) prestam auxílio de tradução Português-Libras-Português aos estudantes e professores com deficiência auditiva. Esse acompanhamento acontece durante todas as atividades ao longo de suas vidas acadêmicas.

Os intérpretes estão presentes nas salas de aula, em eventos presenciais e remotos, nos estágios práticos, aulas externas, gravações e adaptações dos conteúdos dos cursos EAD e muito mais. Assim, são essenciais para o processo inclusivo de ensino e aprendizagem.

Adriano Jesuíno faz parte do time de intérpretes de Libras da Universidade de Fortaleza (Foto: Arquivo pessoal)

Acompanhando o ensino

Segundo Adriano Jesuíno, intérprete de Libras da Universidade de Fortaleza desde 2014, o acompanhamento ao estudante acontece a partir do momento de inscrição no vestibular ou na realização da matrícula. “É garantido ao candidato a acessibilidade em Libras por meio da equipe de intérpretes em todas as atividades, seja na graduação ou na pós-graduação, até a colação de grau”, explica.

Além das atividades acadêmicas, os intérpretes também atuam em prol da comunidade: participam de atendimentos do Escritório de Práticas Jurídicas (EPJ), nos cursos de formação profissional promovidos pela Divisão de Responsabilidade Social, e no Núcleo de Atenção Médica Integrada (NAMI).

Vale ressaltar que, para atuar na área, os intérpretes passam por uma formação profissional em Tradução e Interpretação de Libras, realizado por uma instituição profissionalizante ou de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

Conhecimento ao alcance das mãos

Márcio Lemos, intérprete de Libras da Unifor, atuando em sala de aula (Foto: arquivo pessoal)

Márcio Lemos, intérprete de Libras na Unifor desde 2015, reforça a importância do trabalho para uma educação mais inclusiva e um futuro libertador para quem, hoje, não tem muitas oportunidades. Ele pontua que, no âmbito educacional, existem muitas dificuldades em diversos contextos.

Com a acessibilidade, no entanto, é possível reduzir esses impedimentos ao quebrar barreiras comunicacionais e dar a possibilidade da pessoa surda “se igualar com os ouvintes em qualquer situação”. “À medida que a pessoa surda tem acesso a informação, não haverá barreiras em seu caminho, dessa forma ela poderá chegar em qualquer lugar”, declara Márcio.

Com presença no cotidiano acadêmico, os profissionais de tradução e interpretação em Libras têm a possibilidade de adquirir novos  conhecimentos, além de viabilizarem uma comunicação educacional inclusiva.

“Me sinto muito realizado e privilegiado por poder ter acesso a todo esse conhecimento de forma gratuita que recebemos ao acompanhar os alunos nos diversos cursos, das diversas áreas, seja graduação, especialização, mestrado ou doutorado” – Márcio Lemos, intérprete de Libras da Universidade de Fortaleza

Acessibilidade é prioridade

O  Programa de Apoio Psicopedagógico (PAP) da Unifor, criado em 2005, possui três objetivos principais:

• Propiciar serviços voltados à acessibilidade de pessoas com deficiência e aos alunos que possuem necessidades educacionais específicas;
  • Oferecer suporte ao corpo docente, aos funcionários e aos familiares dos alunos;
  • Contribuir para a promoção do bem-estar emocional da comunidade acadêmica.

Localizado no bloco N, sala 12, o setor oferece atendimentos de psicologia e psicopedagogia, assim como os serviços de intérprete, ledor, mobilidade e adaptação de material aos alunos. Tudo isso enquanto busca promover a cultura de inclusão e acessibilidade no ambiente universitário.

Programa de Apoio Psicopedagógico (PAP)
Horários: Segunda a sexta-feira, de 7h30 às 12h e de 13h30 às 19h
Local: Bloco N, sala 12