Medicina Veterinária: conheça as várias oportunidades de atuação no mercado de trabalho

Escolher uma graduação pode ser difícil, principalmente quando não conhecemos as possibilidades de atuação da profissão que estamos querendo seguir. A Medicina Veterinária é um bom exemplo, pois muitos pensam que suas atividades estão restritas apenas ao atendimento clínico ou cirurgia de animais. Porém, é importante destacar que as oportunidades do médico veterinário no mercado de trabalho são amplas e vão além dos cuidados com animais.

Para conhecermos mais das áreas de atuação desse profissional, conversamos com o professor José Ivan e a coordenadora Marília Taumaturgo do curso de Medicina Veterinária da Universidade de Fortaleza.

Produção animal

Toda a produção de alimentos de origem animal, como a proteína que é um importante componente da nossa dieta, passa por um médico veterinário. Dentro dessa indústria, temos a produção da carne, ovo, leite, e todos seus derivados. Essa área possui forte conexão com o agronegócio.

Vigilância e inspeção

O médico veterinário pode atuar na vigilância e inspeção de produtos de origem animal. É de sua responsabilidade avaliar tais produtos, garantindo a sua qualidade para o consumidor final. Com a inspeção profissional, o consumidor passa a receber um alimento com mais qualidade, promovendo a saúde da população.

Veterinária Esportiva

A veterinária esportiva trabalha com equinos, exercendo a função de os preparar para as provas equestres. O profissional é responsável pelo tratamento de problemas relacionados aos grandes esforços sofridos por esses animais e também  na profilaxia de possíveis lesões.

Saúde Pública

Na saúde pública, o médico veterinário cuida das pessoas, pois ele trabalha com o intuito de garantir a prevenção e o controle das zoonoses, que são as doenças do homem, mas transmitidas por animais. Assim como os demais profissionais de saúde, o médico veterinário possui o intuito de preservar o bem-estar da sociedade.

Pesquisa e desenvolvimento

As áreas de pesquisa e desenvolvimento são voltadas para a produção de vacinas e medicamentos para os animais, melhoramento genético ou a reprodução de espécies. O médico veterinário também pode colaborar em questões ligadas ao ser humano, trabalhando em pesquisas para os dois eixos - humano e animal.

Perícia Veterinária

A perícia, nos últimos anos, tem chamado mais a atenção. Veterinários que optaram por trilhar a linha da patologia veterinária realizam necropsia com seus laudos histopatológicos.

O crescimento dessa área deve-se à relação que as pessoas têm criado com seus animais. Os equinos, por exemplo, são animais muito comuns de terem seguro por conta dos seus valores. Quando um animal desses morre, a companhia de seguro busca o serviço de um médico veterinário para fazer a perícia e descobrir as causa, se foi uma morte natural ou induzida com o intuito de receber o valor do seguro.

Competições

Em ambientes de competição e concurso de animais, também é importante a presença de médicos veterinários especializados. É esse profissional que vai fazer uma avaliação de cada participante e falar sobre a saúde do animal, avaliando se existe a ingestão de substâncias proibidas.

Estude Medicina Veterinária na Unifor

E aí, gostou de descobrir as possibilidades do curso de Medicina Veterinária? Estude na Universidade de Fortaleza!

Confira aqui as oportunidades e benefícios de estar em uma das melhores universidades particulares da América Latina.

E-Book Guia de Profissões

Conheça todos os cursos