Moda: formação multidisciplinar é fundamental para qualificação profissional e destaque no mercado

A Moda tem sido relevante tanto para o desenvolvimento cultural, quanto econômico. Além de contar a história da humanidade, ela representa 2% do PIB mundial, segundo dados da plataforma internacional B2B FashionUnited. É um meio de nos vestirmos, nos expressarmos e ainda movimentarmos a economia. Neste cenário, a Universidade de Fortaleza (Unifor), instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, apresenta oportunidades para quem deseja ingressar profissionalmente na área.

Disponibilizado em modalidade presencial, o curso de Bacharelado em Moda é uma das cinco novas graduações da Unifor que estão com as inscrições abertas. Foi idealizado para quem busca exercer o pensamento crítico e multidisciplinar em planejamento, gestão e comunicação de processos envolvendo esse setor. Diferente da graduação tecnológica em Design de Moda, que tem duração média de cinco semestres, o Bacharelado em Moda tem duração de sete semestres, com oferta atual de 50 vagas.

“O principal objetivo do nosso bacharelado é preparar o aluno para atuar nas diversas áreas que se inter-relacionam com o sistema da Moda, com capacidade reflexiva e uma visão crítica e sistêmica do setor”, ressalta a coordenadora Priscilla Medeiros.

A graduação busca ainda preparar os estudantes para interpretar fatos políticos, sociais e culturais com o propósito de identificar problemas e, a partir de metodologias específicas, incentivar a criação de soluções por meio de projetos e produtos. Isso porque a Moda muitas vezes é capaz de direcionar hábitos, e saber interpretar o período em que se está inserido é de fundamental para conseguir impactar positivamente a realidade.

Formação multidisciplinar

Um dos grandes diferenciais da formação na Unifor é a matriz curricular do curso, que propõe uma integração e conexão da Moda com as demais áreas do conhecimento, como Gestão, Comunicação e Marketing. “Propomos novas disciplinas que visam atender às atuais demandas do mercado, como Mídias Digitais, Moda 4.0, Consultoria de Imagem, entre outras”, elenca Priscilla Medeiros.

Inclusive, esse é um dos pontos mais fortes da estrutura curricular da instituição: a conexão da matriz com o mercado. De acordo com a coordenadora, as novas áreas de atuação de um profissional da Moda são mapeadas e a matriz é atualizada com base nesse estudo, proporcionando um leque maior de oportunidades para os egressos. “Além disso, direciona o olhar dos alunos para outras áreas fundamentais e que se conectam com a Moda”, frisa.

Apesar da crise provocada pela pandemia, dados do IPC Maps reforçam o poder da Moda no Brasil com potencial de crescimento em relação ao ano passado. Por exemplo, a projeção nacional para 2021 é do movimento de pelo menos R$ 169,3 bilhões no setor. O Ceará, por sua vez, tem uma projeção de R$ 4,81 bilhões de movimento no setor. Sinal de que vale a pena investir em uma formação que dará todo o suporte para abrir muitas gavetas e tirar as boas ideias do papel para colocá-las na passarela.

Bacharelado em Moda da Unifor
+ Inscrições abertas