Novo curso de graduação em Marketing da Unifor: oportunidade para inovar e vivenciar tendências do mercado na prática

O Marketing tem sido peça fundamental para consolidar a identidade de uma marca, principalmente com os impactos provocados pela pandemia, onde as empresas perceberam a importância da comunicação nesse novo cenário. E para atender às atuais exigências do mercado, a Universidade de Fortaleza (Unifor), instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, lança o Bacharelado em Marketing. A graduação de três anos tem o objetivo de preparar profissionais na área que adquiram também conhecimento de gestão.

“O aluno conseguirá mergulhar muito na parte de gestão, mas conhecendo todas as etapas da elaboração de um plano de marketing, por exemplo. Por isso que ele vai passar por disciplinas que são estratégicas, que são partes operacionais. A ideia é formar aqui um gestor na área de Marketing”, ressalta o coordenador Jeimes Alencar.

De acordo com ele, a graduação seguirá quatro trilhas, onde os alunos terão a chance de cursar disciplinas eletivas de áreas complementares. Os graduandos poderão escolher entre as trilhas de Moda, Gestão, Comércio Exterior ou Publicidade. O curso de Marketing será ofertado majoritariamente pela manhã, com algumas disciplinas no período da tarde, seguindo o perfil definido pela universidade para quem deseja fazer parte dessa formação.

“Essa graduação é para quem busca entrar no mercado ou com o perfil de estudante. Mas de estudante que busca o conhecimento mais amplo na questão de Marketing, e que procura inclusive essa parte de experiência ainda dentro da universidade. O perfil desse aluno é aquele que está investindo e começando uma carreira”, complementa Alencar.

Diferencial da Unifor

Para os interessados em atuar com Marketing de uma forma multidisciplinar, o novo curso da Unifor é uma excelente oportunidade. A formação vai além dos conhecimentos específicos, dando um suporte maior para o graduando em outras áreas. “A matriz hoje do curso traz disciplinas voltadas para área de gestão, para área de comunicação, mas é também uma matriz bem atualizada, por exemplo, com disciplinas voltadas para formação de um profissional que também tenha conhecimento para produção de conteúdo, que tenha conhecimento digital. Então, ele traz uma disciplina de Storytelling e Produção de Conteúdo, outra disciplina focada no Comportamento do Consumidor de agora. A gente traz Neuromarketing dentro da graduação. Geralmente se tinha disciplinas de Neuromarketing em cursos de pós-graduação e a gente já está trazendo para dentro da matriz do curso”, exemplifica o coordenador.

Outros temas abordados durante a graduação vão do empreendedorismo a tópicos avançados de Marketing, para que o estudante consiga entender o que tem sido pesquisado no mundo dentro da área. O curso aborda ainda disciplinas de Análise de Dados e Big Data com o objetivo de formar um profissional com amplo conhecimento em dados e performance, o que é fundamental para as empresas que trabalham no digital, pois precisam conhecer cada vez melhor o cliente.

Para Jeimes Alencar, os laboratórios do curso são o maior diferencial da graduação, onde os alunos poderão colocar em prática os conhecimentos adquiridos na sala de aula. “Temos três laboratórios onde o aluno vai receber a microcertificação dele ainda dentro da universidade. Esses laboratórios vão funcionar como núcleos em que eles vão fazer atendimento para as empresas aqui do Ceará que já são parceiras da universidade”, destaca.

Com isso, o estudante já possui uma vida acadêmica ativa dentro do campus. “Temos uma grande quantidade de eventos que vão abrir a oportunidade de o aluno crescer dentro da universidade. A Unifor é muito mais do que só uma sala de aula, ela oferece também toda essa estrutura que vai além só da teoria. O aluno consegue, de fato, ter uma experiência dentro da universidade”, pontua Alencar.

Um outro ponto de destaque é o reconhecimento da Unifor dentro do próprio mercado de trabalho. “A marca Unifor tem uma estima muito forte não só do mercado cearense, mas do mercado brasileiro. E, devido às parcerias com universidades internacionais, a instituição tem um reconhecimento também fora do País”, frisa o coordenador de Marketing.

+ Bacharelado em Marketing da Unifor
+ Inscrições abertas