O cuidado com a saúde mental é importante sempre. Conheça o perfil do profissional de Psicologia

Em tempos de pandemia, o cuidado com a saúde mental ganhou ainda mais importância e lançou holofotes ao profissional que atua na promoção terapêutica do paciente: o psicólogo. Mas não devemos esquecer que a saúde mental é um dos pilares fundamentais para uma boa qualidade de vida.

Por isso o profissional de Psicologia é tão importante qualquer que seja o período que a sociedade atravessa. Quem tem interesse em atuar nesta área deve adquirir conhecimentos ético e generalista dos fenômenos psicossociais contemporâneos.

É o que explica a professora Anna Karynne da Silva Melo, coordenadora da graduação em Psicologia da Universidade de Fortaleza. Segundo ela, "temos um mercado atualmente em constante transformação, que exige do profissional conhecimentos teóricos, técnicos, científicos e práticos, com os quais ele possa constituir habilidades como: autonomia, visão crítica, resiliência, comportamento ético, sustentável e, principalmente, colaborativo".

A coordenadora explica que, na Universidade de Fortaleza, as competências e habilidade para a formação do psicólogo são desenvolvidas em 10 semestres. "Desde o início, nosso aluno tem disciplinas voltadas para a prática profissional, para integração entre as disciplinas do curso, fazendo com que nosso aluno tenha uma ampla experiência entre os saberes e fazeres do campo da Psicologia. Sua formação permite o desenvolvimento de um senso crítico e propicia uma reflexão constante entre o conhecimento e a prática".

O egresso do curso de Psicologia da Unifor desenvolve propostas de investigação para fundamentar sua prática, produzindo conhecimento e planejando intervenções em plena interação com a realidade social, política, econômica e cultural. E ele atua de forma integrada com as demais profissões na promoção da saúde e na terapêutica

Confira a entrevista na íntegra

E-Book Guia de Profissões

Conheça todos os cursos