O que faz um contador? Saiba mais sobre a formação em Ciências Contábeis

Dentro de cada organização – seja pública ou privada – existe a necessidade de assegurar a ordem e a análise financeira como forma de manter o patrimônio de tais entidades sustentável e valioso. Por essa razão, o profissional de contabilidade é necessário para o bom funcionamento e sucesso de uma empresa.

“O bacharel em Ciências Contábeis possui as competências para auxiliar o controle do patrimônio e fornecer informações úteis para a tomada de decisão econômica-financeira, tanto da pessoa física quanto de qualquer tipo de organização societária (micro, pequena, média e grande), de direito público ou privado, de qualquer segmento e setor de atuação”, esclarece Alexandra Siebra, coordenadora do curso de Ciências Contábeis da Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz.

Para desempenhar tais funções de modo eficiente e agregador, a formação do profissional contábil deve abranger noções consistentes sobre economia, gestão e finanças, além de ter compreensão sobre Ciências Humanas, ética e responsabilidade social.

Esses requisitos capacitam o especialista em contabilidade a atuar em diversas áreas do mercado de trabalho, como aponta a professora Alexandra:

  • Setor público: funcionário concursado ou comissionado; prestador de serviço com atuação nos três níveis da federação (municipal, estadual e federal) em contabilidade pública, auditoria pública e controladoria governamental;
     
  • Setor privado: funcionário; empresário contábil; prestador de serviço avulso atuando em diversos setores (bancos, agronegócios, indústrias, comércios) com contabilidade, auditoria interna, auditoria independente, comitê de auditoria, comitê de compliance, controladoria e direção financeira;
     
  • Educação: pesquisador; docente de graduação, mestrado e doutorado.
     

Praticando o conhecimento

O Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) é o laboratório da graduação em Ciências Contábeis da Unifor onde alunos e professores interagem e realizam atendimentos gratuitos à população. “O NAF atende à necessidade de aplicação prática dos conteúdos vistos em sala de aula ao mesmo tempo em que presta serviço social no atendimento contábil à comunidade. Como um escritório de práticas, o aluno se depara com diversas situações, precisando pesquisar e dar um retorno ao cidadão como em uma consulta a um cliente”, explica a docente Anna Beatriz Grangeiro, uma das coordenadoras do Núcleo.

Os principais objetivos do Núcleo:

1. Promover o intercâmbio de experiências e conhecimentos técnicos e científicos entre o Fisco e a comunidade universitária/acadêmica;

2. Desenvolver a consciência fiscal, tributária e orçamentária junto aos alunos da Unifor e à comunidade local, evidenciando a relação entre cidadania e o cumprimento das obrigações tributárias, bem como reforçando a importância da educação fiscal na formação de cidadãos cientes de seus direitos e deveres;

3. Proporcionar aprendizagem aos alunos sobre tributação, orçamento e cidadania fiscal, contribuindo com a formação profissional a partir de uma vivência prática da assistência contábil-fiscal.

O NAF da Unifor se destaca dos outros núcleos das demais instituições de ensino superior ao ampliar o universo de possibilidades de seus alunos, realizando, junto ao curso de Ciências Contábeis, parcerias com:

  • Receita Federal;
  • Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará (SEFAZ);
  • Secretaria de Finanças do Município de Fortaleza (SEFIN);
  • Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Ceará (CRC);
  • Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE);
  • Tribunal Regional do Trabalho (TRT);
  • Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE).

“Os convênios do NAF possibilitam que os alunos tenham acesso a treinamentos, capacitações e visitas técnicas. Em contrapartida, os servidores públicos também podem participar dos grupos de estudo e pesquisa da Unifor”, ressalta Beatriz. Ela acrescenta que o Núcleo também beneficia a comunidade em geral, principalmente contribuintes, pessoas físicas de baixa renda e microempreendedores individuais.

Pensando em cursar Ciências Contábeis?

Confira aqui as novidades e vantagens que a Unifor preparou para você estudar em uma das melhores Universidades da América Latina e ser um profissional renomado na área de Ciências Contábeis. Inscreva-se gratuitamente no Processo Seletivo 2021.1!

E-Book Guia de Profissões

Conheça todos os cursos

E-Book Guia de Profissões