O que faz um engenheiro da computação? Conheça a profissão e saiba como é estudar na Unifor

Você já ouviu falar de sistema embarcado ou tem alguma ideia do que seja?

Sistema embarcado, também conhecido como sistema embutido, é um sistema microprocessado em que um computador está anexado ao sistema que ele controla. Um sistema embarcado também pode realizar um conjunto de tarefas que foram predefinidas. O sistema é então usado para tarefas específicas, o que leva à otimização de um determinado produto, sendo possível diminuir seu tamanho, recursos computacionais e seu valor final.

Desenvolver sistemas embarcados é uma das competências de quem faz o curso de Engenharia da Computação. O profissional formado nessa área trabalha com soluções de hardware e software que envolvem as áreas de eletrônica, computação, telecomunicações e automação. Sabia disso?

Com os conhecimentos adquiridos na Universidade, o egresso pode atuar no desenvolvimento de sistemas de computação, sistemas embarcados, em projetos e execuções de manutenção de equipamentos e dispositivos de computação e comunicação de dados, por exemplo.

Perfil profissional

A coordenadora do curso de Engenharia da Computação da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, professora Liádina Lima, destaca algumas características desse profissional.

“O engenheiro da computação tem afinidade com matemática, gosta de tecnologia e linguagens de programação, o que lhe leva a acompanhar os avanços científicos e tecnológicos da área a fim de se manter competitivo no mercado de trabalho. Quem almeja seguir a carreira precisa ter interesse no funcionamento de equipamentos eletrônicos e na construção de equipamentos, na construção de softwares embarcados e hardware”, explica.

Mercado de trabalho

Liádina Lima ainda comenta que a versatilidade desse profissional faz com que ele seja rapidamente absorvido no mercado de trabalho.

“Depois de formados (os egressos) podem trabalhar na indústria automobilística, na aeronáutica, na área da informática, na área farmacêutica, setores da saúde e nas telecomunicações. Mas também estão presentes em instituições financeiras, como: bancos, empresas de comércio eletrônico, consultoria tecnológica, entre outros. É um campo vasto com muitas oportunidades”, garante a coordenadora.

Sobre o curso

Com 10 semestres de duração, a graduação em Engenharia da Computação da Unifor oferece uma matriz curricular abrangente e qualificada, voltada para as necessidades do mercado. A formação é reforçada por atividades voltadas para grupos de estudo, projetos de pesquisa e participações em eventos técnico-científicos.

A infraestrutura do curso é composta por laboratórios de:

• Circuitos eletrônicos,

• Eletrônica digital e microprocessadores,

• Redes convergentes,

• Sistemas de telecomunicações,

• Aquisição de dados e interface,

• Instrumentação eletrônica,

• Prototipagem de circuitos eletrônicos,

• Sistemas computacionais,

• Desenvolvimento de software,

• Visão computacional, entre outros.

Engenharias, qual é a sua?

E-Book Engenharia Unifor

Engenharias, qual é a sua?