O que fazer em uma entrevista de emprego? Confira dicas de como se sair bem

A conquista de uma vaga de emprego ou estágio é um marco na trajetória profissional de estudantes e formados. Para alcançar esse êxito, é necessário passar por processos seletivos, que testam os mais diversos conhecimentos e capacidades dos candidatos.

Uma etapa fundamental dessa seleção é a entrevista, na qual o empregador, em contato direto e de forma avaliativa, direciona diversas perguntas e questionamentos. Esse é um momento bastante decisivo que requer um cuidado especial. Por isso, muitas vezes, é visto como um tabu, gerando receios e inseguranças.

Visando desmistificar tal questão a partir da preparação dos alunos e ex-alunos, a Central de Carreiras e Egressos da Universidade de Fortaleza – instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz –, em parceria com o curso de Psicologia, desenvolveu o Programa de Preparação para Processos Seletivos de Estágio/Emprego.

“Este é um projeto muito importante, pois possibilita ao aluno oportunidades de se desenvolver profissionalmente, potencializando competências como comunicação, gestão de tempo, gestão das emoções, entre outras; e promovendo preparo para participação em processos seletivos”, afirma a psicóloga Ana Rebeca, que atua na aplicação da iniciativa.

+ Saiba mais sobre o programa aqui

“O objetivo da entrevista é alcançar informações que estão para além do currículo, tanto no quesito de postura e perfil profissional quanto competências e habilidades técnicas. Desse modo, é importante que o candidato consiga transmitir as informações que as empresas buscam de forma assertiva e, para isso, entende-se que o preparo de forma prévia ao momento da entrevista pode fornecer melhores condições ao entrevistado de participar deste processo” – Ana Rebeca, psicóloga da Central de Carreiras e Egressos.

Neste contexto, a psicóloga listou algumas dicas que vão ajudar você na hora de participar de uma entrevista de emprego ou estágio. Confira a seguir.

Conheça sobre a vaga e a empresa

Não precisa decorar as atividades a serem exercidas e os valores e missão da empresa, mas é necessário que haja a compreensão do funcionamento, produto ou serviço oferecido, público alvo e contexto de mercado da empresa. Isso ajuda a entrevista a fluir de forma eficiente e com diálogos proveitosos.

Pratique autoconhecimento e domínio sobre o conteúdo do currículo

Relembre o que você conquistou em cada tópico apontado em seu curriculum vitæ (CV), desde experiências acadêmicas até as profissionais, identificando quais os seus pontos de dificuldade e de evolução. Faça uma autoavaliação!

Seja pontual

É importante que o horário disponibilizado pela empresa seja respeitado, pois geralmente este fator aponta uma primeira impressão da organização para com o candidato. No caso de imprevistos, é necessário que a empresa seja comunicada o mais rápido possível.

Vista-se adequadamente para o momento

Pesquise qual o contexto de trabalho da empresa e local da entrevista. Não existe uma roupa específica para participar de entrevistas, mas é interessante que sua vestimenta esteja adequada ao cenário de trabalho. O cuidado com as roupas e uma boa higiene pessoal, em geral, passam boas impressões.

Treine sua comunicação

Comunicar-se bem é essencial, então busque ferramentas e oportunidades para desenvolver esta competência. Uma ótima forma de aperfeiçoamento dessa habilidade é participando do Programa de Preparação para Processos Seletivos de Estágio/Emprego e/ou outras oportunidades oferecidas pela Central de Carreiras e Egressos.

Programa de Preparação para Processos Seletivos de Estágio/Emprego
Período: Setembro a novembro de 2022
Inscrições: Por meio da plataforma Unifor Carreiras
Mais informações: Central de Carreiras e Egressos | (85) 3477-3142 | estagio@unifor.br