Por que escolher a Unifor para sua graduação na área da saúde?

Decidiu por essa área tão honrosa, já se vê de jaleco branco, mas ainda não decidiu sobre qual instituição de ensino é a melhor para isso?

Hoje a gente vai dar as principais razões para escolher a Unifor como sua universidade para o curso na área da saúde. Até o final desse texto você vai ter certeza que somos a melhor opção para você. 

Por que escolher a Unifor para graduação em saúde?

A melhor instituição de ensino superior particular do Brasil

A Universidade de Fortaleza foi eleita a melhor instituição de ensino superior do Brasil pelo Ranking THE (Times Higher Education). O ranking internacional analisa diversas organizações pelo mundo, avaliando importantes aspectos para definir a classificação, e em 2021 avaliou universidades de mais de 99 países.

O THE avalia os seguintes itens:

  • Ensino, de maneira geral, como ambiente de aprendizagem, professores com doutorado e premiados, reputação e qualidade
  • Números de professores e alunos de outros países, internacionalização
  • Investimento, volume e reputação em pesquisas
  • Colaboração com outras instituições
  • Artigos científicos citando a instituição

Legal, não é?! Mas não acaba por aí. A Unifor também já tem lugar cativo noutro ranking internacional, o QS Latin America Ranking, pelo qual foi eleita, em 2021, como a melhor instituição de ensino superior privado do Nordeste pela terceira vez..

O QS Latin America Rankings, produzido pela Quacquarelli Symonds, considera oito fatores para elaborar o ranking:

  • Reputação no mercado profissional
  • Proporção entre corpo discente e corpo docente
  • Quantidade de professores com Doutorado
  • Citações em pesquisas científicas
  • Produtividade acadêmica dos professores
  • Network com pesquisas internacionais 
  • Impacto da instituição na internet

Ainda vale lembrar que a Unifor subiu nos dois rankings no último ano, mostrando que está sempre em evolução.

Qualidade excepcional dos docentes

A Unifor considera este item uma das mais importantes características de uma instituição. Assim, buscamos professores com atuação prática no mercado, reconhecidos em suas respectivas áreas e capazes de inspirar os alunos.

Cerca de 40% dos nossos docentes possuem doutorado, que é o maior grau de especialização para um professor universitário.

Essas pessoas serão essenciais para a sua carreira acadêmica, mas mais ainda para sua atuação no mercado de trabalho.

Laboratórios modernos e bem equipados

A Unifor preza pelo conhecimento prático dos alunos e, por isso, temos mais de 230 laboratórios disponíveis para praticamente todos os cursos.

Quando falamos de cursos na área da saúde, a Unifor se orgulha pela estrutura. Os alunos possuem acesso a equipamentos tecnológicos, simuladores, estrutura completa e tudo que precisam para as aulas práticas.

NAMI – Núcleo de Atenção Médica Integrada

Orgulhosamente, temos um lugar que é referência no norte e nordeste para atendimento de diversas áreas da saúde pelo Sistema Único de Saúde, operadoras de saúde, empresas e de maneira particular.

Com o NAMI, os alunos podem praticar com a ajuda dos professores, tendo a vivência real da profissão e ainda tendo contato com pacientes reais.

São cerca de 25 mil pacientes e 16 mil procedimentos realizados por ano. Além disso, a Unifor busca sempre melhorias de estrutura física e tecnológica para os pacientes e alunos. 

Serviços disponíveis:

  • Consultas
  • Vacinas
  • Exames ambulatoriais e de imagem
  • Farmácia
  • Fitoterapia
  • Fonoaudiologia
  • Nutrição
  • Psicologia
  • Serviços de reabilitação
  • Serviço social

Parceria com instituições públicas de saúde

Além dos alunos terem acesso ao Núcleo de Atenção Médica Integrada, a Unifor também tem parcerias com a Secretaria do Estado do Ceará e Prefeitura de Fortaleza, dando a oportunidade dos alunos também estagiarem nos sistemas públicos de saúde.

Alto investimento em pesquisas

O que seria da área da saúde sem pesquisa? Não teríamos metade das descobertas que temos hoje.

Não teríamos histórias incríveis de pessoas que observaram, testaram e chegaram a grandes descobertas científicas.

Vamos aproveitar e relembrar algumas dessas histórias:

William Harvey não teria descrito, em 1628, o sistema circulatório de sangue pela primeira vez após estudar animais vivos, dissecando-os.

Andreas Vesalius não teria feito o atlas da anatomia moderna em 1543, uma grande obra da medicina, refutando várias teorias existentes na época.

Em 1796, Edward Jenner não teria criado a vacina após observar que as vacas não tinham varíola na mesma intensidade que humanos. Na época, 40% das pessoas morriam da doença e os que sobreviviam, normalmente, ficavam cegos e mutilados.

Além dessas descobertas existem muitas outras, por exemplo, a anestesia, Raio-X, cultura de tecidos, colesterol, antibióticos e o DNA.

No entanto, diferente de quando essas descobertas importantes foram feitas, hoje existem lugares como a Unifor, que incentivam e patrocinam pesquisas científicas.

Participação da Unifor em pesquisa

Se você estava na terra nos últimos dois anos, viu como o coronavírus causou e vem causando muitos estragos à humanidade. Muitas pessoas perderam seus pais, mães, filhos e amores. Foram mais de 600 mil pessoas apenas no Brasil, diminuindo os casos mais graves apenas com a vacinação em massa.

No entanto, outro grande ajudante para essa crise foi a criação do capacete elmo. Você, provavelmente, já sabe que nos casos mais graves da doença ocorre a Síndrome Respiratória Aguda Grave e os pacientes precisam de assistência respiratória feita através de equipamentos.

Capacete Elmo

O capacete Elmo é um aparelho de respiração assistida, criado exclusivamente em nosso estado, com a união da Unifor, UFC e outras instituições públicas e particulares.

Criado no início da pandemia, em abril de 2020, o capacete ajuda no combate à doença, proporcionando uma respiração assistida menos invasiva e mais segura para pacientes e profissionais da saúde.

Essa descoberta foi essencial não apenas para o combate a Covid-19, mas ficará na história como uma grande assistência a casos levados à UTI.

Já foram mais de 2390 elmos doados para a rede pública de saúde do estado e fabricado pela Esmaltec, outra empresa do Grupo Edson Queiroz.

A Unifor também fica em 30º lugar do mundo quando o assunto é publicações mais citadas.

Um nome de peso no seu currículo

Como você viu no primeiro item desse post, a Unifor tem qualidade reconhecida internacionalmente.

Embora tenha uma história de 45 anos e tradição na cidade, continua sempre em constante evolução. Reconhecida pela qualidade dos docentes, estrutura completa para os estudantes e a atualização constante das disciplinas.

Ter o nome da Unifor no seu currículo pode fazer toda diferença, afinal, os contratantes se interessam em como aprendeu os conteúdos. Com um bom nome e experiência, suas chances são muito maiores.

Estagiar em um centro de saúde fará toda a diferença, pois você sai com muita prática na formação.

Eventos, palestras e bate papos

Além do conhecimento repassado pelos professores nas salas de aulas, clínicas e laboratórios, estudantes da área da saúde também acessam eventos riquíssimos nos cursos específicos.

Esses eventos são realizados durante todo o ano e avisados com antecedência aos alunos. Os eventos são realizados com profissionais especialistas abordando temas importantes, que ajudam os alunos a entenderem sobre a vivência profissional, mas também sobre temas em alta em suas respectivas áreas.

Em 2021, alguns dos eventos realizados foram:

  • Palestra “Recursos Tecnológicos para a Surdez”, com Larissa Gurgel
  • Café Farmacêutico
  • Live “A importância da Nutrição no controle da Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS)”
  • Curso “Manejo Clínico das Infecções Sexualmente Transmissíveis”
  • Live “Bulimia e saúde bucal: como esse transtorno alimentar pode afetar nossa saúde oral” 

Esses eventos contemplam diversas áreas e são disponibilizados gratuitamente para os alunos.

Desenvolve habilidades atualizadas e com tendências internacionais

Além da estrutura moderna, os cursos da área da saúde na Unifor trazem currículos inovadores, com abordagens e metodologias modernas. Os cursos são desenvolvidos com base em documentos e pesquisas mundiais, qualificando os alunos para terem as atitudes e habilidades que profissionais do século XXI devem ter.

Além disso, os alunos têm a oportunidade de trabalhar com diversos profissionais da saúde, com diferentes especializações ampliando a vivência e o networking.

Escolher a Unifor é acessar o que poucos alunos do estado têm, o que faz muita diferença na vida acadêmica e na carreira. Preparando os alunos para além da graduação.

Pronto para escolher a Unifor para sua graduação na área da saúde?

Como você pode perceber, a Unifor tem tudo que os alunos precisam para aprender as disciplinas teóricas e práticas com excelência.

Veja os cursos disponíveis na área da saúde:

Clicando no curso, você acessa informações importantes sobre cada um deles.

Convencido de que a Unifor é a instituição ideal para fazer o seu curso na área da saúde? Aqui não brincamos quando o assunto é ser a melhor no que faz. E se você quer isso também, junte-se a nós!

Os cursos da saúde são muito concorridos aqui na universidade, portanto, garanta sua participação na seleção assim que possível.

Clique aqui e inscreva-se para o processo seletivo de 2022.2. 
Receba seu e-Book gratuitamente

Guia de Profissões Unifor

Receba seu e-Book gratuitamente