Profissão em expansão: o que faz um engenheiro ambiental e sanitarista?

Profissões ligadas à tecnologia estão entre as que mais crescerão nos próximos anos, segundo o Mapa do Trabalho Industrial 2019-2023, elaborado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). Dentre as áreas de atuação com maior crescimento, os profissionais de Engenharia Ambiental e afins serão os mais procurados depois de condutores de processos robotizados e técnicos em mecânica veicular.

Pensando nesse cenário, conversamos com alguns especialistas do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, e respondemos algumas dúvidas sobre a profissão. Confira!

Explicando o crescimento

Para Sheila Pitombeira, especialista em Direito Ambiental e docente da Unifor, o engenheiro ambiental e sanitário detém a habilidade de transformar projetos e estudos em realidade concreta. Ela afirma que esse profissional possui um papel de alta relevância na construção de ambientes urbanos e rurais saudáveis e saneados, segundo as condições geográficas de cada lugar.

“O Brasil é um país com grande déficit de ações relacionadas ao saneamento, considerando-se abastecimento de água potável; coleta e tratamento de esgoto sanitário, urbano e rural; coleta, tratamento e disposição adequada de resíduos urbanos e rurais; e drenagem urbana. Segundo o novo marco legal do saneamento básico, essa realidade deverá ser transformada até 2033, daí a perspectiva de crescimento em contratações”, explica Sheila.
 

O que faz um engenheiro ambiental e sanitarista?

Oyrton Azevedo é coordenador da graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária da Unifor e explica que esse campo de atuação é bastante amplo. Algumas das principais funções do profissional dessa área são:

  • Participar nas etapas de projeto, instalação e operação de grandes empreendimentos;
  • Atuar no licenciamento ambiental de empresas;
  • Fazer a gestão de resíduos sólidos e perigosos de empresas e cidades;
  • Elaborar planos de gestão em espaços protegidos;
  • Estudar e avaliar impactos ambientais nos projetos e gestão do saneamento básico.

O que é preciso para ser um profissional da área?

“Antes de tudo, é preciso ser uma pessoa apaixonada pela natureza e que queira entrar na área da engenharia”, aponta Oyrton. Para ele, um engenheiro ambiental e sanitarista precisa:

  • Ter um comportamento ético com o ser humano e a ecologia;
  • Gostar de ciências, tecnologias e suas aplicações;
  • Ter vontade de ser criativo na busca de soluções inovadoras de problemas;
  • Participar na contribuição de boas práticas ambientais e sociais, com atuação local e global.

Pensando em cursar Engenharia Ambiental e Sanitária?

O mundo evolui rapidamente e, para acompanhar essa transformação, o curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Unifor tem uma matriz curricular focada no mercado de trabalho. A graduação conta com uma excelente infraestrutura com laboratórios modernos e equipamentos de ponta; corpo docente com maioria de doutores; e metodologias inovadoras nas atividades teóricas e práticas em aulas de campo e visitas técnicas.

Confira as novidades e vantagens que a Unifor preparou para você estudar em uma das melhores Universidades da América Latina e ser um profissional renomado em sua área. Inscreva-se gratuitamente no Processo Seletivo 2021.1!

Engenharias, qual é a sua?

E-Book Engenharia Unifor

Engenharias, qual é a sua?