Profissões do futuro pós-pandemia: alta demanda por analista de marketing digital

Com a presença da pandemia de Covid-19, observarmos claramente as mudanças nos comportamentos sociais, a forma de consumo das pessoas, por exemplo. Com a necessidade do isolamento, o universo digital tornou-se um elo fundamental para a educação a distância, reuniões remotas, trabalho home office, compras pelo Instagram, entrega de comida, etc. Essas foram apenas algumas das atividades que tornaram-se rotineiras e que, provavelmente, permanecerão no pós-pandemia.

A digitalização do consumo já apresentava perspectivas de crescimento, mas a crise sanitária acelerou esse processo, sendo necessário implementá-lo em poucos meses. Consequentemente, a demanda por pessoas qualificados nessa área seguiu o mesmo ritmo. Dentro desse universo, o analista de marketing digital é um profissional estratégico.

Para falar um pouco sobre essa carreira e suas perspectivas, a gente conversou com o coordenador do curso de Graduação Tecnológica em Marketing da Unifor, Jeimes Alencar.

O que faz um analista de marketing digital?

Jeimes Alencar conta que a área de marketing, em geral, é para quem gosta de metas, resultados, e para aqueles que querem estudar e entender o mercado. É um segmento para quem gosta de entender as mudanças, perceber variáveis e criar estratégias mais assertivas para um produto ou marca.

“O analista de marketing digital tem uma importância fundamental para entender o comportamento da sociedade, seus consumidores, e atendê-los. Ou seja, ele supre as necessidades de seu público-alvo”, afirma o professor.

“O analista de marketing digital trabalha na criação e desenvolvimento de estratégias para a empresa e, principalmente, na mensuração de resultados para esse local. Ele atua na inteligência de mercado, analisando esse mercado como um todo e utiliza ferramentas de gestão para fazer estudos e definir as melhores estratégias, desenvolvendo e criando produtos, comunicando-os da melhor maneira possível”, reforça o professor.

Jeimes Alencar completa, “na verdade, ele (o analista de marketing digital) faz todo esse desenvolvimento operacional no dia a dia do marketing como um todo, cria estratégias de preços, entrega e logística. O que chamamos no marketing de praça”.

Marketing digital durante e pós-pandemia

“Se você olhar o número de pessoas que acessam a internet no Brasil e buscar dados, vai identificar um aumento de 40% no número de usuários durante a pandemia. Então, o analista tem valor fundamental, pois ele vai criar a melhor estratégia de criação e comunicação, posicionamento, otimização de conteúdo no Google, conteúdo de atração através de inbound, canais de branding, persona, etc. Na pandemia, esse profissional vem fazendo toda a diferença, pois se tornou um elo de estratégia, entre valor de marca e usuário”, comenta o coordenador.

Já no pós-pandemia, Jeimes Alencar faz sua avaliação. “Vai continuar sendo muito necessário (analista de marketing digital), porque não existe mais uma volta do digital. As empresas já tinham uma perspectiva do on-line como sendo importante, mas após a pandemia, ele (on-line) passa a ser uma realidade. As empresas, mesmo que pequenas, mudaram as suas percepções e viram que é realmente preciso um profissional de marketing; e que sua atuação no digital não é só mexer em uma rede social, pois apenas isso não é suficiente para gerar resultados e valor permanente. É muito além!”, ressalta.

Valorização do mercado

O coordenador do curso de Marketing da Universidade de Fortaleza explica que “um bom analista de marketing digital passa a ser disputado pelas empresas, que vão buscar nesse cenário se diferenciar uma das outras, já que a oferta é muito grande. O que vai ser decisivo na hora da compra de um produto, marca ou serviço? Será que é o preço, a localização, o valor ou qualidade?".

Jeimes Alencar finaliza, "quando nos perguntamos isso, a resposta é clara: o conjunto de estratégias; o melhor produto ou serviço adequado ao cliente certo. E por isso, os profissionais de marketing digital que criam e desenvolvem essas estratégias serão cada vez mais disputados".

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