Profissões do futuro pós-pandemia: saiba como atua um analista financeiro

Com a crise que vem sendo causada pelo novo coronavírus, a carreira de analista financeiro está entre as mais requisitadas no mercado de trabalho, mostrando-se fundamental quando analisamos as perspectivas do futuro pós-pandemia. Esse profissional ganha destaque por se fazer necessário para uma boa gestão de recursos, reduzindo custos de operação e diversificando investimentos, medidas essenciais para manter a saúde financeira de seus clientes.

Como a procura por profissionais que entendem de finanças vem crescendo desde o início da crise sanitária e econômica, a Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, explica como atua um analista financeiro.

Qual a graduação do analista financeiro?

A formação superior desses profissionais é diversa, pois a área de análise financeira é composta, em sua maioria, por pessoas que fizeram cursos superiores como Administração, Ciências Econômicas e Ciências Contábeis. Profissionais formados em Engenharia de Produção também possuem conhecimentos diversos no setor econômico e podem atuar na área.

Como destaca a coordenadora do curso de Engenharia de Produção da Unifor, Lúcia Barbosa. “Engenheiros de produção atuam em processos produtivos que se conectam por viabilidade econômica, tributos e racionalização de operações. Por esse conhecimento inerente, o engenheiro, sabendo que as ciências exatas pertencem à sua formação, é comum vê-lo atuando nos mercados financeiro e de investimento”. 

O que faz um analista financeiro?

O analista financeiro desenvolve estratégias para solucionar problemas financeiros em qualquer setor da atividade econômica, que por meio de conhecimentos técnicos, compreende melhor as características do âmbito político, dos padrões de comportamento e da sociedade em que vivemos. Esse profissional realiza a análise dos fenômenos econômicos, sabendo onde e quando investir, adequando tudo à realidade de cada cliente. 

No contexto empresarial, o analista financeiro auxilia no controle de gastos com tributos e investimentos, detectando oportunidades e definindo estratégias.

“O momento econômico é refletido no fluxo de receitas, pois as empresas precisam trabalhar em um novo nível financeiro, produzindo o que era feito antes da crise, mas com menos recursos. O analista financeiro entra nessa equação, buscando trabalhar os recursos da forma mais eficiente possível, a fim de entregar o produto ou serviço que a empresa fabrique ou preste em uma condição adequada, em razão desses novos custos e previsão de receitas baixas. O analista financeiro é quem otimiza a utilização dos recursos financeiros”, explica o coordenador do curso de Ciências Econômicas da Unifor, Allisson Martins. 

Além de trabalhar na área empresarial, esse profissional também atua com consultoria de finanças pessoais, auxiliando a encontrar caminhos para controlar gastos e até mesmo empreender em um novo negócio. 

Novo Vestibular Unifor

Ingresse em uma das maiores instituições de ensino superior do mundo. Participe do nosso vestibular online e gratuito*. Escolha o melhor dia e horário para você, sem precisar sair de casa e ganhe bolsa de 20% na mensalidade em cursos de graduação no período noturno**. 

*exceto Medicina
**Confira os cursos contemplados.

E-Book Guia de Profissões

Conheça todos os cursos

E-Book Guia de Profissões