Profissões do futuro pós-pandemia: saiba o que é preciso para seguir a carreira de desenvolvedor

Consumir conteúdos digitais tornou-se algo tão corriqueiro que a gente nem pensa nas etapas envolvidas até que um produto ou serviço chegue às nossas mãos. Para que você esteja lendo nosso Blog agora, por exemplo, foi preciso utilizar, no mínimo, o sistema operacional e o navegador do seu smartphone. Isso sem contar com os softwares que foram necessários para produzir o texto, publicá-lo, mantê-lo on-line, e por aí vai...

Acho que já deu para perceber que estamos rodeados de softwares e como nossa vida tem várias comodidades por causa deles; mas quem está por trás disso tudo?

Bem, há toda uma diversidade de profissionais envolvidos nesse processo, só que hoje nós vamos falar, especificamente, sobre a carreira de desenvolvedor. Para explicar um pouco sobre como é trabalhar na área de desenvolvimento de software, nós conversamos com a professora Samantha Kelly, do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS), da Universidade de Fortaleza.

Dicas para iniciantes

A primeira dica da professora, para quem cogita seguir na carreira de desenvolvedor, é saber que os estudos não param, pois a tecnologia muda conforme as necessidades surgem na sociedade.

Ela também explica que é necessário trabalhar suas habilidades em comunicação e negociação, pois são muito requeridas no mercado de TI. “Ingresse em uma universidade séria, que lhe dê oportunidade de contato com grandes empresas, que possuam programas de incubadoras de startups”, completa Samantha Kelly.

Ela também sugere que, durante a graduação, o estudante participe de congressos e comunidades virtuais. “Defina alguns profissionais de destaque como gurus para encurtar caminhos em direção ao futuro”, aconselha.

O que é preciso para ser desenvolvedor?

Para ser um profissional de desenvolvimento de software, possuir conhecimentos em lógica de programação é um dos pilares. “Um desenvolvedor bom de lógica consegue aprender qualquer linguagem (de programação). Conhecimento técnico, habilidades de comunicação e trabalho em equipe associados a uma boa rede de contatos também apoiam esse processo de crescimento profissional”, garante a professora.

Como está o mercado de TI?

Samantha Kelly explica que, apesar da crise gerada pela pandemia de Covid-19, em geral, o setor tem passado bem pelo processo. O trabalho remoto se encaixa na profissão e o número de profissionais afetados aparenta ser inferior a outras áreas de atuação.

“O mundo conseguiu sentir a relevância da tecnologia para continuidade às operações das empresas, sejam elas na área da Saúde, Educação e demais atividades laborais. A área de TI, geralmente, é vista nas empresas como investimento. Durante a pandemia, sentimos o aumento de vagas em setores mais ligados à infraestrutura”, afirma.

A professora lembra que desenvolvedores costumam trabalhar com projetos e isso foi afetado com o atual cenário. “Em contrapartida, isso (projetos afetados) obrigará os clientes a investirem em pequenas melhorias que estão geralmente represadas ou foram condensadas para serem resolvidas em um grande projeto”, finaliza Samantha.

E-Book Guia de Profissões

Conheça todos os cursos