Profissões do futuro pós-pandemia: saiba o que faz o profissional da área de Enfermagem

A Enfermagem presta assistência ao indivíduo em todo seu ciclo de existência, desde o nascimento até o final da vida da pessoa. Como boa parte das profissões ligadas à saúde, a necessidade e presença dos serviços de Enfermagem remontam a séculos atrás, mas sua relevância permanece em alta, sendo considerada uma das profissões mais requisitadas no futuro pós-pandemia.

Como a procura por esses profissionais visivelmente cresceu com a presença da COVID-19, a gente explica um pouco mais sobre a importância dessa ocupação para a sociedade.

O que é a Enfermagem?

Embora tenha ocorrido evolução nas técnicas e cuidados de saúde, algo permaneceu em comum desde as origens da Enfermagem até hoje: a vocação de se doar aos que mais precisam de auxílio e amparo. Faz parte da essência de quem atua nessa área cuidar e educar para a saúde, despender atenção humanizada ao paciente.

Segundo a professora Karoline Oliveira, coordenadora do curso de Enfermagem da Unifor, a Enfermagem é uma ciência, arte e prática social indispensável à organização e ao funcionamento dos serviços de saúde. “Trata-se de uma profissão fortemente inserida no Sistema Único de Saúde (SUS), com atuação nos setores público, privado e filantrópico, em defesa dos princípios das políticas públicas de saúde”, explica a professora.

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) define a profissão como responsável pela promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde, combinado com os preceitos éticos e legais. Também proporciona cuidados à pessoa, à família e à coletividade, além de atuar por meio de práticas e ações na assistência (cuidado e atenção), na gerência (gestão), ensino (educação) e pesquisa.

O que faz?

O(a) enfermeiro(a) ‒ graduado em curso de ensino superior de cinco anos de duração ‒ exerce todas as atividades de Enfermagem, cumprindo o planejamento, organização, coordenação e direção dos serviços, assim como consultoria, auditoria e emissão de parecer sobre assuntos da área.

O profissional também realiza consulta e prescrição da assistência de Enfermagem; cuidados diretos a pacientes graves; cuidados de maior complexidade técnica e que exijam conhecimentos de base científica e capacidade de tomar decisões imediatas.

O(a) enfermeiro(a) trabalha em parceria com outros profissionais de saúde ao promover, manter e restabelecer a saúde das pessoas.

O profissional de Enfermagem atua também no atendimento de urgência, emergência e pré-hospitalar, como no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), laboratórios e centros de diagnóstico.

Profissão de valor

Enfermeira do Hospital Geral de Fortaleza, Adna Ribeiro Braquehais é professora da Unifor e diz que já tinha muito claro em mente que a saúde era o bem maior de qualquer pessoa, mas que agora, durante a pandemia, acredita ainda mais nessa máxima. Ela afirma que a Enfermagem vem mostrando sua grande importância na arte do cuidar.

“Somos nós que ficamos ao lado do paciente 24 horas, prestando todos os cuidados, dos mais básicos aos mais complexos. A importância da Enfermagem teve uma visibilidade muito grande nesse momento. E isso me trouxe satisfação com essa valorização e esse olhar da população, dos governantes”, conclui Adna.

Enfermagem na Unifor

O mundo mudou e você também pode mudar. Conheça as novas possibilidades de estudar na Universidade de Fortaleza no próximo semestre e juntos estaremos preparados para o futuro. Aproveite as inscrições gratuitas*, o novo vestibular online e confira as demais vantagens para ingressar em uma das melhores Universidades do mundo. Esperamos você!

*Exceto Medicina.

E-Book Guia de Profissões