Qual a diferença entre Licenciatura e Bacharelado? Saiba como fazer a melhor escolha

Um dos aspectos importantes que o aluno deve analisar ao escolher seu curso de graduação é que atuação profissional deseja. Para além da profissão propriamente dita, o aluno deve refletir sobre como e onde deseja aplicar sua formação para não correr o risco de escolher equivocadamente o tipo de graduação a cursar.

Você já deve ter se deparado com as opções Bacharelado, Licenciatura, Curso Superior de Tecnologia e se perguntado: qual é a diferença entre elas?

Pois bem, vamos esclarecer! O primeiro ponto importante é que todos eles são cursos de graduação e lhe habilitam para o exercício profissional. A diferença é justamente no campo da atuação, que direciona a formação e o desenvolvimento de competências específicas durante o seu curso.

Diferenças entre bacharelado, licenciatura e Tecnólogo

Foco da formação

Bacharelado

Os Bacharelados são cursos superiores mais generalistas, com formação científica ou humanística, que conferem ao diplomado competências em determinado campo do saber para o exercício de atividade profissional, acadêmica ou cultural, com o grau de bacharel.

Ela é a graduação superior mais tradicional, onde o aluno estuda sobre todos os assuntos que competem ao conhecimento da área escolhida, porém de maneira mais concisa. Nesse modelo de graduação, o profissional pode escolher entre inúmeras áreas de atuação, por exemplo, um bacharel em administração pode optar por carreiras em recursos humanos, setor financeiro ou compras.

Alguns exemplos de curso de Bacharelado: Medicina, Psicologia, Enfermagem, Administração, cursos da área de comunicação (Jornalismo e Publicidade, por exemplo), Direito, Arquitetura, os cursos de Engenharia, entre vários outros.

A formação em um curso de Bacharelado habilita o aluno a exercer a profissão de médico, enfermeiro, engenheiro, administrador, etc.

Licenciatura

Já os cursos de Licenciatura têm uma característica bem específica: além de viabilizar que o graduado atue na sua área de formação, esses cursos habilitam o aluno a ser professor na educação básica. Ou seja, o graduado em um curso de Licenciatura estará apto para lecionar em uma escola, o que não é permitido para o graduado em um curso de Bacharelado.

Os principais exemplos de Licenciatura: Letras, Matemática, Biologia, Química, Geografia, História, entre muitos outros. O graduado em Matemática, por exemplo, poderá atuar como professor na educação básica (Ensino Fundamental e Ensino Médio), assim como poderá trabalhar em uma empresa, escritório ou em outro campo de trabalho que demande seus conhecimentos matemáticos.

Alguns cursos de graduação, como Educação Física, são ofertados nas duas modalidades, por isso é importante que o aluno conheça bem a diferença antes de fazer sua opção.

Cursos Superiores de Tecnologia

Por fim, os Cursos Superiores de Tecnologia - que também são igualmente cursos de graduação - são cursos de formação especializada em áreas científicas e tecnológicas, que conferem ao diplomado competências para atuar em áreas profissionais específicas, caracterizadas por eixos tecnológicos, com o grau de tecnólogo.

Por serem muito especializados, os Cursos Superiores de Tecnologia têm, em regra, menor duração, já que focam em áreas específicas de atuação.

Muitas vezes esse tipo de formação atende muito bem a quem já trabalha na área desejada e gostaria de aprofundar seu conhecimento e/ou se candidatar a vagas que exijam nível superior.

Também são uma ótima opção para quem está no início da carreira e quer entrar no mercado de trabalho com um maior nível de conhecimento técnico e prático. Alguns exemplos de cursos que são ofertados nessa modalidade: Design de Moda, Estética e Cosmética, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Energias renováveis, Marketing Eventos.

Tempo de duração

Como você viu, o foco da formação entre as três modalidades possui suas diferenças e isso faz com que o tempo de duração também mude.

Bacharelado e licenciatura

As duas modalidades possuem a mesma média de duração, o bacharelado tem duração entre três e seis anos e a licenciatura entre quatro e cinco anos.

Tecnólogo

Por serem muito especializados, os Cursos Superiores de Tecnologia têm, em regra, menor duração, já que focam em áreas específicas de atuação. A duração do curso tem uma média de dois a três anos.

Diploma

As três modalidades, bacharelado, licenciatura e tecnólogo, conferem o diploma de educação superior ao aluno, independentemente se cursou presencial ou por ensino à distância. No entanto, para que seja um diploma válido, o curso e a instituição precisam ser reconhecidos pelo MEC.

Com o diploma em mãos, o graduado pode seguir para a profissão que lhe confere, seja bacharel, licenciado ou tecnólogo.

Os graduados também podem participar de concursos públicos que exijam formação de nível superior, mas é preciso ficar atento sobre a área específica, ou se há diferenciação ao grau conferido aos candidatos.

Forma de ingresso

A forma de ingressar em uma instituição de ensino também é praticamente a mesma. Em universidades públicas, a entrada pode ocorrer pelo Enem, Sisu e em alguns casos pelo vestibular.

Para entrada em instituições particulares, muitas vezes a nota do Enem também é aceita, porém, depende de instituição para instituição. Além disso, o ingresso pode ocorrer por vestibular próprio.

E a pós-graduação?

As três modalidades conferem o diploma em educação superior, por essa razão é possível fazer uma especialização em todas. Assim, os graduados em bacharelado, licenciatura ou tecnólogo podem fazer mestrado, doutorado, MBA, aperfeiçoamento ou especialização.

Como escolher entre bacharelado, licenciatura e tecnólogo?

A escolha entre as três modalidades dependerá praticamente das suas diferenças, mas separamos alguns questionamentos que você deve se fazer antes de escolher.

Remuneração

Antes de escolher entre as três modalidades e até o próprio curso, pode ser interessante analisar a remuneração no mercado profissional. Não necessariamente sua escolha dependerá desse fator, no entanto, você terá suas expectativas alinhadas com a realidade.

Além disso, nós lembramos que um profissional de praticamente qualquer área pode ser muito bem remunerado, pois isso depende bastante da dedicação e conhecimento adquirido.

Custos

Outro fator que pode determinar a escolha entre as modalidades são os custos da formação. O tecnólogo tem uma duração menor, por isso, consequentemente também tem um custo total mais baixo.

No entanto, como os cursos são específicos para a demanda do mercado de trabalho, nem sempre pode ter o curso que você deseja.

Vale lembrar também que se você pensa em economizar na sua graduação em bacharelado ou licenciatura também pode optar pelo ensino a distância, pois você economiza um pouco na mensalidade e nos deslocamentos até a universidade.

Mercado de trabalho

Analisar quais são as funções do dia a dia e as oportunidades no mercado de trabalho para os formados também é importante.

Afinal, imagine que você não tem paciência ou tato com crianças do ensino fundamental e médio, por quê faria licenciatura, por exemplo?

O bacharelado, por outro lado, deixa as portas do mercado de trabalho abertas, afinal, por ser mais generalista, um graduado pode atuar em diversas áreas diferentes.

Como escolher a instituição de ensino?

Até agora você já sabe as diferenças entre bacharelado, licenciatura e tecnólogo, e algumas dicas do que avaliar antes de escolher entre elas, mas agora chegou a vez de escolher a instituição de ensino.

Confira alguns itens importantes para observar antes de se inscrever na universidade:

· Qualidade da estrutura física, online e atendimento às demandas dos alunos

· Expertise dos professores, experiências e qualificações

· Que oportunidades no mercado de trabalho a instituição oferece

· O que os alunos têm a dizer sobre ela

· A localização precisa ser boa e prática

· Confira a grade curricular do curso

· Qual o grau de excelência da instituição, ela é reconhecida? Afinal, isso pode pesar muito no seu currículo e

· Ela já formou profissionais reconhecidos nas suas áreas de atuação?

· Possibilidade de estágio na própria instituição para adquirir experiência antes de entrar no mercado de trabalho

· Palestras e workshops de profissionais renomados que garantem certificação ao aluno

· Laboratórios e equipamentos alinhados à realidade do mercado para garantir o melhor aprendizado

Ufa! Agora basta decidir entre as três modalidades, porque sabendo como escolher uma instituição, tá na cara que a melhor escolha é a Unifor! A universidade particular número um do Brasil!

Inscreva-se aqui e comece a construir sua carreira com o pé direito!

Texto produzido por Janine Braga
Assessoria Especial de Pessoal Docente - AEPD
Comissão Permanente Processo Seletivo - CPPS

Vice-Reitoria de Ensino de Graduação da Unifor
 

E-Book Guia de Profissões

Conheça todos os cursos

E-Book Guia de Profissões