Qual faculdade devo fazer? 5 dicas para não errar

Muitos alunos do ensino médio e até mesmo pessoas já no mercado de trabalho se perguntam “qual faculdade devo fazer?”. É uma escolha difícil! Afinal, é algo que fará parte da sua rotina e que provavelmente pretende fazer por muito tempo.

Se você se sente perdido e anda em dúvida sobre suas escolhas, ou até não faz ideia de que curso superior vai fazer, esse post vai te ajudar a escolher sem erro.

5 dicas para escolher a faculdade

1. Ciências exatas, humanas ou da saúde?

Mesmo que ainda não saiba qual curso quer fazer, provavelmente tem uma área de estudo em que se identifica mais. As três áreas são: exatas, humanas e da saúde.

Diferenças entre ciências exatas, humanas e da saúde

Ciências exatas

Essa área de estudos é focada na matemática e lógica para resolução de problemas.

Caso perceba que é uma pessoa que ama cálculos e raciocínio lógico em geral, possivelmente se identifica com os cursos da área de exatas. Essas são algumas opções:

·         Engenharia civil

·         Engenharia elétrica

·         Ciências da computação

·         Arquitetura e urbanismo

·         Matemática

·         Física

·         Ciências econômicas

Ciências humanas

Já essa área de estudos possui como foco os relatos sociais e a cultura para entender a sociedade.

Caso prefira debates, reflexões e entender questões sociais, pode ser que esteja mais voltado para ciências humanas. Algumas opções de ciências humanas são:

·         Direito

·         Filosofia

·         Pedagogia

·         Publicidade e propaganda

·         Jornalismo

·         Ciências sociais

·         Letras

·         Serviço social

·         Geografia

·         Moda

Ciências da Saúde/Biológicas

O foco dessa área é a pesquisa micro e macro, com intuito de entender nossa relação com o meio ambiente, mas também a saúde humana.

Caso se imagine em um jaleco branco, estudando doenças, fazendo pesquisas de laboratório ou cuidando de pessoas, pode ser que a área da saúde seja o que prefere.

Algumas opções de curso na área da saúde são:

·         Medicina

·         Enfermagem

·         Biomedicina

·         Odontologia

·         Nutrição

·         Psicologia

·         Farmácia

·         Fisioterapia

·         Educação física

Liste as opções na área de estudo e analise uma a uma. 

2. Diminua as opções na área de estudo

Agora que separou pela área de estudo, chegou a hora de diminuir as suas opções de cursos.

De acordo com o que conhece sobre si, separe os cursos que não fazem parte das opções viáveis. Pense sobre a sua realidade de estudos, desejos profissionais e até características pessoais.

Por exemplo, se você não se vê fazendo o que um dentista faz, deve excluir essa opção. Caso você saiba que não tem muita disposição para estudar por mais anos ou dedicar quase que integralmente o seu tempo para isso, exclua medicina das suas opções. 

Faça isso até sobrarem todas as possibilidades viáveis, com essa ação já consegue eliminar boa parte das opções.

3. Qual o seu talento?

Todos nós temos alguma habilidade que pode ser considerada um talento, ou seja, aquilo que fazemos sem precisar de muito esforço. Além de analisar quais são suas habilidades pessoais, também é importante pensar no que gosta de fazer.

Nesse momento você pode considerar até situações que seus amigos já comentaram, por exemplo, a sua boa capacidade de ouvir, a organização, a maneira na qual se comunica, a vontade de ajudar as pessoas, o talento para escrita e por aí vai.

O que você faz sem precisar se esforçar tanto? Afinal, imagine que você não gosta de algo, mas que vai precisar muito na profissão. Por exemplo, se você não é fã de leitura, escolher a carreira de direito será bem complicado, pois os advogados precisam ler bastante.

Claro que isso não vai definir uma carreira a seguir, no entanto, é preciso pensar a longo prazo. Imagine que quer passar anos em uma profissão, então, quanto mais habilidade tem para aquilo, mais são as chances de ser feliz e realizado.

Saiba separar hobby de profissão

Na hora de analisar essas habilidades, você precisará ter consciência de que está pensando na profissão e não em um hobby.

Por exemplo, se adora games e passa o final de semana jogando, ok, mas será que trabalhar com jogos é a mesma coisa? 

Pesquise as funções, cursos e os detalhes para prosseguir com a escolha. 

4. Pesquise mais sobre cada curso e profissões

Até aqui você já fez muito:

✅ Escolheu uma área de estudos a seguir

✅ Excluiu os cursos/profissões na área de estudo que estavam fora de cogitação

✅ Analisou quais são as suas habilidades pessoais e o que gosta de fazer

Agora, para diminuir ainda mais as opções, você deve pesquisar sobre o curso e sobre a profissão, em geral. Mas como fazer isso?

·         Analise a grade curricular

·         Descubra mais sobre a atuação do profissional

·         Qual a rotina de trabalho

·         Remuneração

·         Oportunidades no mercado

·         E veja demanda a longo prazo também

Após pesquisar e ter todas as informações sobre esses detalhes, você vai estar muito mais perto de escolher uma carreira.

5. Faça testes vocacionais

Por último, pode ser interessante fazer alguns testes vocacionais. No entanto, é preciso ter a ciência de que para ter um resultado interessante, o autoconhecimento é muito importante.

Essas são algumas opções de testes vocacionais:

Carlos Martins

Testevocacional.Org

Teste Vocacional G1

Arealme.com

Qual modalidade de ensino funciona melhor na sua rotina?

Além de todas as questões que trouxemos até aqui, para escolher um curso, também é preciso pensar na modalidade de ensino que mais atende às suas necessidades.

Hoje existem três modalidades diferentes:

Presencial

A modalidade presencial é aquela mais comum, a que estamos habituados devido à vida escolar. Todos os dias o aluno deve se dirigir à sede da faculdade, entrar na sala de aula e acompanhar os conteúdos dados pelos professores.

Essa modalidade é ideal para quem não dispensa o contato com professores e alunos, mas também tem mais disponibilidade na rotina para encaixar as aulas semanais.

Semipresencial

O semipresencial tem atividades no endereço da instituição, mas também aulas e atividades na plataforma digital. Aqui os alunos têm mais contato com os professores e colegas do que na modalidade on-line, pois precisa ir à unidade física com mais frequência, no entanto, em menor periodicidade que a presencial.

As aulas on-line podem acontecer tanto em tempo real, por videoconferência, quanto por aulas gravadas. As atividades em tempo real são programadas com mais antecedência para que os alunos possam acompanhar.

EAD

Na modalidade de ensino à distância, os alunos possuem mais liberdade de horários, pois não precisam se deslocar para o endereço físico da instituição com frequência. Normalmente, apenas as provas e eventos acontecem presencialmente.

As aulas também podem ser ao vivo e gravadas, mas as provas normalmente são presenciais, no endereço físico.

Caso tenha ficado com alguma dúvida sobre as modalidades de ensino, nós falamos tudo sobre as diferenças entre elas em nosso site. Clique aqui e tire todas as suas dúvidas.

Verifique se o curso que tem interesse possui a modalidade que mais se encaixa com o seu estilo de vida.

Tipo de curso de educação superior

Agora você já sabe como escolher o curso e as modalidades disponíveis, mas também precisa conhecer os tipos de curso do ensino superior.

Todas as modalidades que traremos aqui possuem diploma de ensino superior e deixará você bem mais próximo da profissão que deseja.

Bacharelado

O bacharelado é o tipo de graduação mais tradicional. Nessa modalidade, os alunos aprendem de maneira mais abrangente sobre todos os assuntos relacionados à área profissional. No bacharelado, praticamente todas as áreas de estudo são contempladas, como exatas, humanas e saúde.

O bacharelado leva em torno de 3 a 6 anos para a conclusão, com amplas opções de possibilidades de atuação, dependendo do curso.

Licenciatura

A licenciatura leva a mesma média de tempo para conclusão, tendo como principal diferença o objetivo da formação. Enquanto no bacharelado o estudante aprende a executar a profissão, na licenciatura aprende a lecionar para o ensino fundamental e médio.

Tecnólogo

Embora muitas pessoas não saibam, cursos tecnólogos são do ensino superior. Para entrar em um curso tecnólogo também é preciso ter terminado o ensino médio e fazer uma prova de seleção para se matricular.

A principal diferença do tecnólogo também é o foco da graduação, pois, nesse caso, os alunos aprendem especificamente as atividades de uma profissão, de forma objetiva e focada no mercado de trabalho.

A duração do tecnólogo, normalmente, é menor que no bacharelado e na licenciatura, levando de 2 a 3 anos para a conclusão.

Quer saber mais sobre esses três tipos de curso superior? Clique aqui.

E agora, como escolher a faculdade?

Além de escolher a profissão e modalidade de ensino, também é importante escolher a instituição que pode ajudar a realizar todos os seus sonhos de carreira.

Embora muitas pessoas não pensem sobre isso até estarem no mercado de trabalho, uma boa instituição pode fazer toda diferença.

Por que é importante escolher uma boa instituição de ensino superior?

Seu currículo será mais valorizado, afinal, grandes instituições possuem um nome reconhecido, principalmente, em áreas específicas.

Terá toda a infraestrutura que precisa para aprender todos os conteúdos devidamente e ser o melhor profissional que pode.

Aprenderá com professores renomados, com nomes reconhecidos e que passarão as melhores lições sobre sua futura carreira e muito mais.

5 Dicas para escolher a melhor faculdade

Escolha uma boa infraestrutura

Conheça a infraestrutura da faculdade, por exemplo, a localização, facilidade de acesso, linhas de transporte público, estacionamentos e estrutura física como sala de aula e espaços de convivência. 

Descubra a qualidade do corpo docente

Escolha uma instituição com bons professores, com mestrado ou doutorado, e com experiência na profissão. Isso vai facilitar muito sua vida pós-faculdade, inclusive para compreender as especificidades da carreira.

Analise a reputação no mercado

O local que está pensando em estudar é reconhecido pela qualidade ou pelos problemas entre os alunos? Quando você disser que estudou nessa instituição, as pessoas vão te admirar de alguma forma ou não fará diferença?

A reputação da instituição será crucial para conseguir as melhores vagas de emprego.

Possui bons laboratórios?

Os laboratórios são essenciais e obrigatórios para muitos cursos, no entanto, as atividades práticas fazem toda a diferença durante a graduação, então pesquise sobre. A universidade possui laboratórios para o seu curso, são modernos e bem equipados? É bom ficar de olho.

Terá ajuda para ingressar na área?

Verifique se a instituição possui um programa ou dá alguma ajuda para os alunos entrarem no mercado de trabalho, pois, você vai precisar disso em algum momento.

Algumas instituições, como aqui na Unifor, possuem convênios com empresas, mas também dão oportunidade de estagiar na própria organização. 

Então, com essas dicas você consegue analisar melhor suas opções e tem grandes chances de escolher o seu curso. Além disso, também ficou sabendo sobre as modalidades de ensino e as opções de graduação.

Sabe a Universidade que tem tudo que você precisa para fazer o curso que escolheu com mais tranquilidade, com o peso que o seu currículo precisa e ainda com facilidades financeiras na matrícula? A Unifor!

Saiba como conseguir uma forcinha para se matricular na melhor instituição de ensino superior particular do Brasil, segundo o Ranking THE. Clique aqui e confira bolsas e nosso financiamento próprio.

E-Book Guia de Profissões

Conheça todos os cursos

E-Book Guia de Profissões