Quem estuda Enfermagem pode trabalhar em quais áreas?

Ao se formar em Enfermagem, você vai estar apto a ingressar em um mercado de trabalho em expansão, especialmente na saúde pública. A graduação forma enfermeiros generalistas, capazes de conhecer e intervir nas situações-problema, atendendo ao perfil epidemiológico regional e nacional.

Segundo a professora Kiarelle Penaforte, coordenadora do curso de Enfermagem da Universidade de Fortaleza, as áreas de atuação são inúmeras."No cotidiano mesmo, pode atuar tanto na atenção primária, na atenção hospitalar, na gestão, no empreendedorismo, na estética, na docência, na pesquisa. Atualmente, uma área crescente é a enfermagem estética e o empreendedorismo, porque com a Resolução do COFEN de 2018, que ampara o enfermeiro a trabalhar em consultórios tendo sua própria clientela, isso vem crescendo no mercado de trabalho".

Em entrevista do quadro Guia de Profissões do programa Se Liga, exibido no último sábado (20/11), a professora Kiarelle apresenta o perfil do enfermeiro formado pela Unifor: "O perfil do egresso da Unifor é um enfermeiro apto a trabalhar nas diversas possibilidades da profissão. Desde a atenção primária, à atenção secundária, terciária, no âmbito coletivo, no âmbito individual, é um profissional que desempenha suas funções através de um processo de enfermagem, à luz do Sistema Único de Saúde (SUS), englobando competência pessoais, profissionais, éticas, é um profissional generalista capaz de atuar em qualquer uma diversidade da profissão".

Sobre as possibilidades que a Unifor oferece aos egressos que pretendem dar continuidade à sua formação profissional, ela revela que "a Escola de Saúde da Pós-Unifor tem uma vasta gama de possibilidades, como UTI, Gerontologia, Saúde Mental, Saúde Coletiva. Além disso, temos um Mestrado Profissional específico para a Enfermagem, que é o de Inovação e Tecnologia, em que esse enfermeiro terá a oportunidade de desenvolver tecnologias para o cuidado. Esse Mestrado inclusive tem parceria com um grupo francês, então essa troca de conhecimentos integra ainda mais essa formação. E temos também um Mestrado e Doutorado na área de Saúde Coletiva. São muitas as possibilidades que esse egresso tem de continuar na Unifor.

E para o futuro, o que podemos esperar da Enfermagem?

Quer saber a resposta? Pois clica no vídeo abaixo e confira a entrevista na íntegra.

E-Book Guia de Profissões

Conheça todos os cursos