Quer se destacar em seleções de emprego? Confira dicas de como montar uma boa carta de apresentação

Se destacar em processos seletivos para emprego ou estágio é um dos grandes desafios para quem almeja dar um passo à frente na trajetória profissional. Para isso, os candidatos devem ter uma boa preparação, planejamento e desenvolver estratégias que façam o diferenciar dos demais. Dentre elas, é indispensável ter uma boa carta de apresentação.

Este é um documento que possibilita ao candidato levar ao recrutador informações de habilidades e competências referentes à vaga e sua desenvoltura profissional, além de apresentar as motivações para concorrer ao cargo. Escrita em primeira pessoa, ela geralmente é complementar ao currículo e deve ser formatada conforme o cargo concorrido, servindo como ferramenta de marketing pessoal

“A carta de apresentação é uma oportunidade de apresentar, de maneira contextualizada, suas qualificações. Sabe aquela informação que você queria colocar no currículo, mas não achou o campo adequado? É bem provável que você consiga trazê-la, imbuída de sentido, para sua carta de apresentação”, explica Karol Mota, Orientadora de Carreiras e docente da Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz

Karol destaca que uma carta bem escrita, observando a língua portuguesa padrão e conciliando forma e conteúdo, faz a diferença em um processo seletivo. “É lembrar que antes de conseguir uma entrevista, talvez, essa seja a única oportunidade de dialogar com o recrutador, então é fundamental aproveitá-la para pontuar, com clareza, informações relevantes sobre si”.

“Em síntese, a carta de apresentação é uma narrativa onde você vai falar de si, contextualizando suas qualificações para desempenhar determinada função. Como toda carta, é importante que ela seja direcionada a alguém e que o texto permita essa identificação” - Karol Mota, Orientadora de Carreiras e docente da Unifor. (Foto: Ares Soares)

+ O que fazer em uma entrevista de emprego? Confira dicas de como se sair bem

Neste contexto, a docente listou algumas dicas que vão ajudar você a montar uma boa carta de apresentação. Confira a seguir.

1. Forma e conteúdo

Escolha um modelo adequado ao tipo de empresa para a qual você vai submeter a carta e apresente conteúdos relevantes. A melhor forma de fazer isso é listar suas competências, ou seja, dizer o que você consegue fazer com o conhecimento que você tem.

2. Pesquisa sobre a empresa

Se você vai escrever algo para alguém, você busca fazê-lo de forma a encantar quem vai ler, não é? É a mesma coisa na versão profissional. Conheça a empresa, veja o que ela valoriza, pesquise sobre como ela se comunica e trabalhe com elementos semelhantes.

3. Clareza

Aproveite para deixar claro o interesse em trabalhar na empresa, porque você deseja fazer parte da equipe, e como suas competências poderão contribuir para que a empresa alcance seus objetivos. Tente fazer as pontuações de forma objetiva.

4. Olhar do outro

Compartilhe sua carta com alguém que te conheça profissionalmente. Às vezes, essas pessoas trazem um olhar diferente e precioso sobre nós, que não tínhamos dado atenção. Assim, é possível formatar a carta com informações mais completas.

Qual é o formato da carta?

A carta de apresentação varia de acordo com as particularidades do cargo que está sendo aplicado, mas, de forma geral, segue a seguinte estrutura:

• Local e data;
  • Nome do destinatário;
  • Título da carta;
  • Saudação inicial;
  • Texto de corpo da carta (é recomendado entre 300 e 400 palavras);
  • Despedida cordial;
  • Nome do candidato;
  • Informações de contato.

E-Book Guia de Profissões

Conheça todos os cursos