Redação Enem: professora dá dicas para escrever de forma criativa

A gente sabe que alcançar a tão falada nota mil no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não é algo impossível. Entretanto, para ser criativo e ter um desempenho de excelência no exame, não há fórmula secreta! É preciso dedicação e preparo.

Sendo assim, como cativar a banca examinadora com seu texto?

Para ajudar a responder essa pergunta, conversamos com Eliane Diógenes, mestre e doutora em Comunicação e Semiótica, professora dos cursos de Psicologia e Cinema da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz.

Eliane possui larga experiência no campo da leitura e escrita, com diversas produções que envolvem essa temática. Aqui vão algumas dicas dela que podem lhe ajudar.

Conhecimento transdisciplinar

"Estamos na pós-modernidade e, nesse momento, o pensamento transdisciplinar está cada vez mais valorizado. Em tempos de pandemia, vamos acompanhar lives de biólogos, médicos infectologistas ou filósofos, por exemplo. Então, o que percebemos? Que as lives mais buscadas são as que a pessoa está falando do seu assunto de domínio, a partir da ciência; mas ela também está falando de meio ambiente, economia, políticas públicas, sofrimento psicológico… Ou seja, o pensamento transdisciplinar", esclarece Eliane.

"Há uma perspectiva de pensamento que reconhece o quanto todos esses aspectos estão em conexão. Não dá para pensar no número de mortos da Covid-19 se você não pensar em questões biológicas ligadas ao saneamento ou diferenças de classes", orienta a professora.

Repertório de ideias

Eliane Diógenes reforça a importância de ter contato com diversos tipos de conteúdos. Isso vai lhe ajudar no repertório de ideias, passando a ter argumentos mais fortes.

"Um aluno que se prepara bem para o Enem foi formado, em geral, por um professor que já possui esse pensamento (transdisciplinar). Não é só o professor de química que fala apenas sobre isso; ele também se liga a questões históricas e econômicas. Esse pensamento faz com que o estudante saiba se articular melhor".

Tempo de prova e roteiro

Na hora de realizar a prova do Enem, Eliane dá algumas dicas estratégicas. "Esse é um momento muito veloz, que é preciso ter fôlego. Eu partiria logo para as questões mais fáceis, aquelas que o aluno tem mais confiança e domínio; justamente para ter aquela sensação de que é possível".

Captou bem a ideia?

A professora Eliane complementa, "na redação, ter um roteiro é fundamental. O professor pode até dar sugestões, possibilidades de roteiro; mas quando chega na hora, tem aquela coisa emocional e de urgência, com o tempo corrido, que é muito difícil. O roteiro se faz necessário".

Quando se refere a roteiro, a professora Eliane defende que você tenha um leque de possibilidades, de maneira que identifique qual caminho vai ser melhor, levando a produzir uma escrita mais rica e interessante.

“Na psicanálise, sabemos que a experiência da escrita é algo muito particular, tem alguma coisa de ordem muito singular. É impressionante quando lemos um texto que tem a marca do sujeito escritor, que tem algo da inscrição dele, que não é um texto maçante, padronizado; e isso é muito bem-vindo”, completa a professora.

E-Book Guia de Profissões

Conheça todos os cursos