Saiba o que se estuda na graduação de Engenharia Mecânica da Universidade de Fortaleza

Você tem o sonho de trabalhar na indústria automotiva? E se o leque fosse ampliado para setores como os de informática, eletrodomésticos e aeronáutica?

O mercado para o profissional de Engenharia Mecânica possui diversas áreas de atuação. De cara, aqui vão algumas você se animar:

• Controle de estoques,
  • Manutenção,
  • Combustão,
  • Refrigeração (atividade exclusiva do engenheiro mecânico),
  • Planejamento de produção,
  • Gestão de qualidade,
  • Inspeção metrológica,
  • Controle de qualidade,
  • Usinagem,
  • Soldagem,
  • Entre outros.

O profissional da Engenharia Mecânica é responsável por desenvolver máquinas e equipamentos para diversos tipos de indústria e por essa razão, para atuar na área, é obrigatório possuir diploma de bacharel em Engenharia Mecânica com certificação reconhecida pelo MEC.

Na Universidade de Fortaleza, o curso de graduação desenvolve nos alunos competências como: relacionamento interpessoal, organização de tempo (prazos), divisão e cumprimento de tarefas, elaboração de relatórios, desenvolvimento de raciocínio lógico, capacidade de argumentação, etc.

“Dessa forma, o preparo para atuação no mercado de trabalho diz respeito não só à assimilação de conteúdo, mas também à oportunidade dada por meio do uso de metodologias ativas e significativas de aprendizagem", afirma a coordenadora curso de Engenharia Mecânica da Unifor, Lúcia Barbosa.

O curso de Engenharia Mecânica da Unifor ainda prepara o aluno para desenvolver, projetar e supervisionar a produção de máquinas, equipamentos, veículos, sistemas de aquecimento e de refrigeração e ferramentas específicas da indústria mecânica.

Com os conhecimentos adquiridos na Universidade, o egresso pode trabalhar nas áreas de materiais e processos de fabricação, projeto mecânico, sistemas fluido-térmicos e produção.

Empreender é outra opção

A formação superior da Unifor também prepara o aluno para o empreendedorismo. A matriz curricular traz disciplinas de legislação, administração, custos, ciências econômicas, entre outras.

“Como futuro profissional, o aluno terá a oportunidade de aprender e empreender, trabalhando em desenvolvimento de projetos, realizando análises numéricas, criando soluções tecnológicas, novos produtos e otimizando sistemas", explica Lúcia Barbosa.

A coordenadora lembra que o egresso terá proximidade com conteúdos que o levem a criar protótipos, testar produtos a partir de ensaios mecânicos; e atestar a conformidade dos resultados por meio da metrologia.

Engenharias, qual é a sua?

E-Book Engenharia Unifor

Engenharias, qual é a sua?