Soft skills: saiba o que são e como desenvolvê-las para garantir maior empregabilidade

Ter o inglês como segundo idioma e domínio em ferramentas digitais não são mais os únicos diferenciais esperados pelos recrutadores. Desenvolver habilidades emocionais pode ser crucial para conquistar aquela vaga de emprego ou estágio. Além da qualificação profissional e das capacidades técnicas, o atual mercado de trabalho procura um profissional com habilidades interpessoais, as chamadas soft skills.

O que são soft skills

O termo em inglês faz referência às características pessoais, tais como empatia, comunicação e resiliência. O psicólogo e jornalista norte-americano Daniel Goleman fala que as habilidades interpessoais são importantes para ter foco, motivação e produtividade no ambiente de trabalho.

“Quando você fala de soft skills para o mercado de trabalho, o mais importante é pensar quais são os seus valores e a partir daí quais são as empresas que têm valores semelhantes aos seus. As empresas, assim como as pessoas, possuem valores diversos”, comenta Karol Mota, coordenadora da Central de Carreiras e Oportunidades da Unifor.

Desenvolvendo habilidades

Para alunos da Universidade de Fortaleza, a Central de Carreiras e Oportunidades ajuda no desenvolvimento das soft skills. “Trabalhamos formações e oficinas que versam sobre o reconhecer-se. Desenvolvemos algumas oficinas e simulações para que o aluno pense e reflita sobre o seu comportamento em situações de trabalho e em processos seletivos. Com isso, ele pode ir ganhando repertório para essas tais soft skills, que são importantes para ele e para a empresa”, explica Karol.

Durante o período de pandemia, a Central de Carreiras está funcionando por meio da plataforma online Unifor Carreiras, auxiliando aqueles que precisam de um direcionamento imediato. “A gente tem material e conteúdos disponíveis na biblioteca de documentos da plataforma e, ao longo do semestre, a gente vai desenvolvendo treinamentos para que os alunos possam refletir e encontrar espaços para desenvolver as soft skills para que se sintam mais confiantes ao enfrentar o mercado de trabalho”, garante Karol.

Por que as soft skills são importantes

As habilidades técnicas são trabalhadas durante a formação acadêmica e podem ser complementadas com cursos e oficinas, enquanto as características comportamentais devem estar relacionadas às características da empresa. Karol Mota acredita que esse é o motivo das softs skills ganharem força nos processos seletivos. “A lógica é que a organização demora mais tempo para estruturar ou mudar um comportamento que considera não adequado do que para ensinar algo novo e colocar isso em prática em termos de técnicas”, comenta.

A graduanda em Comércio Exterior pela Unifor, Sophia Soares, garante que suas habilidades interpessoais influenciam na execução das tarefas do estágio e trazem benefícios profissionais. “Gosto de organizar, planejar, gerenciar, e também de aconselhar. Essas características interferem nas minhas experiências profissionais. Com isso, construì bons relacionamentos e uma boa rede de contatos, que acredito ser de extrema importância hoje em dia”, comenta.

Alguns exemplos de soft skills

• Colaboração: trabalhar bem em equipe e a capacidade de atuar em projetos multi áreas.

• Comunicação eficaz: se expressar bem, aceitar feedback.

• Flexibilidade: saber trabalhar mesmo quando o planejamento sofrer alterações.

• Liderança: gerenciar equipes, resolver conflitos e tomar decisões assertivas.

Sobre a Central de Carreiras e Oportunidades Unifor

Desde o primeiro semestre, o aluno Unifor conta com uma rede de apoio para conseguir os primeiros estágios. “Nós temos um cuidado de trabalhar a questão do autoconhecimento com o aluno. Além disso, a gente tem a forte ideia que o aluno crie uma cultura de carreira”, garante Karol. A Central de Carreiras Unifor aproxima o estudante das melhores oportunidades de estágio, oferta orientação profissional e de carreira, e cursos, palestras e treinamentos. Na plataforma online Unifor Carreiras o discente ou graduado pela universidade têm acesso a diversas oportunidades profissionais. Para acessar basta ser aluno ou formado pela instituição, criar um perfil onde o nome de usuário será o CPF e cadastrar a senha.

Funcionamento: de segunda a sexta-feira, de 8h às 21h
Telefones: (85) 3477-3142 | 3477-3812