Temas atuais que podem cair na redação do Enem

Estudantes de todo o Brasil buscam se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Estar bem informado é essencial, já que a prova traz temas de redação que fazem parte do debate público. Como não é possível adivinhar o que será cobrado no exame, professores trabalham com seus alunos os temas que têm mais chances de serem abordados. Confira abaixo alguns desses assuntos.

TECNOLOGIA E IMPACTOS AMBIENTAIS

A Apple, gigante do mundo da tecnologia, anunciou o lançamento de novos smartphones, mas nenhum deles trará um carregador de bateria e nem o tradicional fone de ouvido. A justificativa, segundo a direção da empresa, é diminuir o impacto ambiental causado por seus produtos. A medida causou discussões calorosas nas redes sociais e deve influenciar todo o mercado de tecnologia.

SUS

O Sistema Único de Saúde busca oferecer a todo cidadão brasileiro acesso integral, universal e gratuito a serviços de saúde. Considerado um dos maiores sistemas de saúde públicos do mundo, o SUS beneficia cerca de 180 milhões de brasileiros e realiza, por ano, cerca de 2,8 bilhões de atendimentos.

PIX

Novo meio de pagamento instantâneo criado pelo Banco Central, o sistema é uma opção ao lado de TED, DOC e cartões para pessoas e empresas fazerem transferências de valores, realizarem ou receberem pagamentos. Com o PIX, as pessoas e empresas poderão fazer essas transações em menos de 10 segundos, usando apenas aplicativos de celular.

QUEIMADAS NO PANTANAL

Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), as queimadas na região do Pantanal brasileiro aumentaram 210% em 2020, quando comparado ao mesmo período do ano de 2019. Questões relacionadas ao meio ambiente estão sempre em evidência nos meios de comunicação; as políticas públicas de prevenção e combate à degradação dos recursos naturais podem virar tema no exame.

CULTURA DO CANCELAMENTO

"Cancelar alguém” nas redes não fica apenas no ambiente virtual; a mobilização existe para pressionar e exigir que essas figuras canceladas sejam responsabilizadas pelos seus atos na vida real. A gente já falou sobre o tema aqui no blog; confira!

PARTO NORMAL X CESARIANA

Em 2015, a Agência Nacional de Saúde (ANS) publicou norma para incentivar o parto normal, pois o Brasil tem uma das mais altas taxas de cesarianas no mundo. O estudante deve estar preparado para discutir vantagens e sugestões de estímulo ao parto normal.

CRISE HÍDRICA

Tema interdisciplinar, a escassez de água no Sudeste do Brasil pode surgir nas provas de Ciências da Natureza, Ciências Humanas e na redação. O candidato pode ser convidado a apontar causas e soluções para a crise de abastecimento, além de relacionar esse cenário ao histórico de secas na região Nordeste.

BULLYING

A prova de redação do Enem pode solicitar que o candidato fale sobre os efeitos do bullying nas escolas, na internet, e seus reflexos no convívio social. O exame pode pedir que o estudante dê sugestões de ações de combate a essa prática.

CASAMENTO GAY

Os debates sobre a união civil entre pessoas do mesmo sexo e o combate à homofobia podem aparecer como tema de redação. Apesar de a Norma do Conselho Nacional de Justiça valer para todos os cartórios do Brasil desde 2013, o tema do casamento igualitário ainda rende muitas discussões. A pauta também gera repercussão ao redor do mundo. Recentemente, o Papa Francisco defendeu que casais homossexuais devem ter o direito a firmar uniões civis.

MOBILIDADE URBANA

Nos últimos anos, no Brasil, com o aumento do transporte individual motorizado, as condições de mobilidade da população vêm se degradando muito, principalmente em função do crescimento dos acidentes de trânsito com vítimas, dos congestionamentos urbanos e também dos poluentes veiculares. Discutir problemas e desafios de mobilidade urbana nas grandes capitais brasileiras pode cair na redação do Enem deste ano

E-Book Guia de Profissões

Conheça todos os cursos