null Caminhos rumo à inovação: Universidade de Fortaleza realiza encontro com a Ford

Sex, 26 Novembro 2021 15:35

Caminhos rumo à inovação: Universidade de Fortaleza realiza encontro com a Ford

Parcerias da universidade com a empresa acontecem desde 2019 e visam proporcionar desenvolvimento tecnológico


Rafael Marzo, da Ford, comenta sobre projetos desenvolvidos desde 2019. “Fico muito feliz em ver essa parceria de cooperação tecnológica assinada com a Unifor dando tantos frutos
Rafael Marzo, da Ford, comenta sobre projetos desenvolvidos desde 2019. “Fico muito feliz em ver essa parceria de cooperação tecnológica assinada com a Unifor dando tantos frutos" (Fotos: Ares Soares)

A Vice-Reitoria de Pesquisa (VRP) da Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, recebeu a equipe da Ford, multinacional estadunidense, visando integrar conhecimento e experiências entre ambas e proporcionar desenvolvimento tecnológico. 

O encontro contou com a participação de 18 representantes da Ford, entre eles os executivos  Rafael Marzo (Program Management Ford Motor Company), Marcos Di Monte (EDS Low Voltage Funtional Cost Coach) e Paulo Aquino Oliveira (Program Manager Supervisor).  Eles vieram à Unifor no último dia 18 de novembro. 


Equipe da Ford participou de reunião com a reitora Fátima Veras e o vice-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Milton Sousa  

Marcos Di Monte, colaborador da Ford, comentou sobre o motivo da visita e o que ela proporcionou em relação à parceria. “Buscamos integrar workstreams (fluxos de trabalho) com a comunidade acadêmica científica e encontramos no Parque Tecnológico da Unifor competências que foram objeto de projetos realizados na Troller. Formalizamos neste encontro o 'Welcome ao PD (product development) Ford', parceria que cresce com o time que reside em Fortaleza”, diz Marcos Di Monte. 

Paulo Aquino Oliveira, Program Manager Supervisor, destaca os conhecimentos obtidos por meio do encontro. “Foi um grande sucesso com a participação de diversos professores e pesquisadores, além dos colaboradores da Ford. Neste evento, pudemos conhecer a inovação da Unifor e também apresentar estratégias da Ford para os próximos anos. São inúmeras oportunidades que podemos desenvolver juntos”. 

Além deles, Rafael Marzo pontua a importância da integração entre a Ford e a Unifor. “Quando analisamos a Ford, o seu contexto e todo o potencial que a Unifor tem para oferecer, através dos seus mestres, doutores, laboratórios e ambiente de desenvolvimento tecnológico e inovação, não tem como não ser muito otimista ao olhar para o futuro.”

Parceria Unifor e Ford

Em 2019, a Universidade de Fortaleza estabeleceu um acordo de cooperação com a empresa de veículos Ford. A parceria visa desenvolver projetos inovadores relacionados à Engenharia, com o intuito de beneficiar o meio acadêmico e industrial. 

Além disso, a colaboração entre ambas tem como objetivo a participação de professores e alunos da graduação e pós-graduação dos cursos de Engenharia, Gestão e Computação, em eventos internos e externos da Ford.

Rafael Marzo, Program Management Ford Motor Company, comenta sobre a parceria desenvolvida desde 2019. “Fico muito feliz em ver essa parceria de cooperação tecnológica assinada com a Unifor dando tantos frutos, através de projetos tendo a Troller (Ford) como plano de fundo. Além dos vários engenheiros formados e pós-graduados pela Unifor”, diz.


O professor Milton Sousa destacou o potencial de parcerias realizadas pela Unifor 

Milton Sousa, vice-reitor de Pesquisa da Unifor, ressalta o potencial de internacionalização da pesquisa e inovação desenvolvida na Unifor por meio de parcerias estratégicas com empresas. “Estabelecemos uma parceria com a Ford para desenvolvimento de projetos de pesquisa e inovação, e devemos colaborar agora e nos próximos anos. Será uma ótima oportunidade de transferir e trocar conhecimento, e com certeza uma experiência de inovar para diferentes mercados onde a Ford atua”.