null Comitê de Ética reforça segurança das pesquisas científicas à comunidade acadêmica da Unifor

Qui, 6 Outubro 2022 17:43

Coética, vinculado à Vice-Reitoria de Pesquisa, aproxima pesquisadores de questões éticas que estão relacionados à avaliação dos projetos.

Coética é responsável por assegurar o cumprimento dos procedimentos éticos nos projetos de pesquisa desenvolvidos na Unifor (Foto: Acervo Pessoal)

O Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos (Coética), vinculado à Vice-Reitoria de Pesquisa da Universidade de Fortaleza - instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz - promoveu o “Momento Ética em Pesquisa”, com o objetivo de apresentar à comunidade acadêmica as atribuições do colegiado. O encontro teve parceria com os Núcleos de Inovação e Tecnologia (NIP) dos centros, e aconteceu nos dias 27 e 28 de setembro, no Auditório H85.

A iniciativa foi destinada a professores e alunos dos quatro centros da Unifor: Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), Centro de Ciências Tecnológicas (CCT), Centro de Ciências da Saúde (CCS) e Centro de Ciências da Comunicação e Gestão (CCG). Os mais de 200 participantes foram apresentados a pontos importantes para a construção de projetos de pesquisa, principais pendências éticas e fluxo dos projetos após cadastro na Plataforma Brasil.

O evento foi conduzido pelos professores Aldo Angelim Dias (coordenador do Coética) e Viviana Menezes Costa (vice-coordenadora do Coética), e teve o importante papel de reforçar o desenvolvimento dos projetos científicos seguindo os padrões éticos.

O coordenador do Coética, destaca aspectos relevantes do evento para a comunidade acadêmica. “Momentos como esse são fundamentais para aproximar o pesquisador de questões que envolvem a avaliação ética de projetos, sempre com o objetivo de reduzir pendências e acelerar a tramitação do projeto na Plataforma Brasil, fazendo com que este pesquisador ou esta pesquisadora possa começar a coletar dados de forma mais rápida e eticamente responsável”.

O momento inicial do encontro teve a participação de Milton Sousa, vice-reitor de Pesquisa, que destacou a importância da ética em todas as fases da pesquisa, para proteção dos participantes e assegurar segurança ao processo de trabalho. O corpo docente e discente ainda foi apresentado a aspectos pertinentes, como a integridade científica, pela bibliotecária Rafaela Carvalho, do setor de Apoio à Pesquisa - Biblioteca Central da Unifor.

A discussão sobre a integridade científica é importante para esclarecer quais são os princípios, como evitar as más condutas durante a pesquisa e, ainda, entender como a Biblioteca pode auxiliar o pesquisador para reduzir tais problemas. Portanto, é preciso reduzir pendências éticas e atuar com processos eficazes para a boa condução de todas as fases deste processo.