null Comitiva do Ecossistema de Empreendedorismo e Inovação do Cariri visita espaços de inovação da Unifor

Seg, 11 Outubro 2021 11:09

Comitiva do Ecossistema de Empreendedorismo e Inovação do Cariri visita espaços de inovação da Unifor

Encontro objetivou apresentar como a Universidade de Fortaleza se conecta com o mercado de tecnologia


Visita contou com presença de professores e representantes de entidades tecnológicas e educacionais do Cariri (Foto: Ares Soares)
Visita contou com presença de professores e representantes de entidades tecnológicas e educacionais do Cariri (Foto: Ares Soares)

Na última quinta-feira (07), a Vice-Reitoria de Pesquisa da Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, recebeu visita da Comitiva do Ecossistema de Empreendedorismo e Inovação do Cariri promovida pela Universidade Regional do Cariri. Os participantes do encontro tiveram a oportunidade de conhecer os espaços de inovação da Unifor.

Na ocasião, estiveram presentes Frederico Romel, diretor do Instituto Tecnológico do Cariri (Itec/Urca), Jeanne Sidrim, diretora Superintendente da Fundetec, Tatiane Betat, diretora Executiva da Fundetec da Universidade Regional do Cariri (URCA), Estevão Lima Arraes, diretor de Ciência Tecnologia Inovação e Empreendedorismo da Prefeitura de Juazeiro do Norte e Tharsis Cidália de Sá Barreto Diaz Alencar, professora da Unileão. Além deles, o encontro contou com a participação de cinco professores da Urca, Cícero Eduardo de Matos, Francisca Jaquelini de Souza, Maria Daniele Cruz, Sinardo Leonardo e Renato de Oliveira.

 


Convidados em frente ao Parque Tecnológico da Unifor (Foto: Ares Soares)

Segundo Tatiane Betat, a visita teve como objetivo conhecer espaços de inovação e entender como a Unifor se conecta com o mercado de trabalho e ultrapassa os muros da Universidade para ir até a população. “Pudemos conhecer todo o trabalho que tem sido feito e testemunhar como a Unifor se reinventa e se transforma para se aproximar da comunidade. Se torna útil, faz com que o conhecimento produzido seja aplicado ao mercado, aos empreendedores e à sociedade como um todo, saindo do campo da pesquisa e indo para a prática, trazendo resultados para todo mundo”, comenta ela.

Parcerias

O encontro, além de proporcionar acesso aos ambientes da Unifor, possibilitou também uma maior interação entre as instituições presentes, viabilizando assim futuras parcerias. Um dos convidados, Estevão Arrais ressalta a experiência positiva que o encontro proporcionou: “Foi uma experiência enriquecedora, até para reconhecer esse incrível potencial no âmbito da inovação que a Unifor tem a oferecer à realidade, seja local, regional, estadual, nacional ou internacional, não ficando de forma alguma atrás de organizações internacionais, por exemplo. Somado a isso, a visita nos abriu um incrível leque de possibilidades de futuras parcerias”.

O diretor do ITEC, Frederico Romel, reitera a importância da visita. "Foi uma experiência extremamente positiva. Na minha visão, houve uma contribuição importante, no sentido de conhecermos o que é feito e assim poder traçar planos futuros de parcerias entre as nossas instituições. Só tenho a agradecer”, disse Romel.

Milton Sousa, vice-reitor de Pesquisa da Unifor, comenta sobre a satisfação de poder contribuir com as instituições. “Foi uma grande satisfação receber a comitiva do Ecossistema de Empreendedorismo e Inovação da Cariri e apresentar o que temos desenvolvido na Unifor. Além disso, o conhecimento e a inovação que é criada pode ser aplicada em diferentes contextos, e será um prazer colaborar com as instituições do Cariri em futuros projetos”, diz o pesquisador.

Destaque para a pesquisa

A Universidade de Fortaleza é considerada a melhor instituição de ensino superior particular do Brasil, segundo um dos mais conceituados rankings educacionais do mundo, o britânico Times Higher Education (THE). Em sua edição mais recente, divulgada em setembro de 2021, foram avaliadas mais de 1.600 universidades de 99 países.

Com a criação da Vice-Reitoria de Pesquisa, em 2021, o pilar da pesquisa ganha ainda mais relevância na Universidade de Fortaleza. A nova Vice-Reitoria tem à frente o professor Milton Sousa, titular na Universidade de Fortaleza e doutor em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV- SP). Ele participa do programa Microeconomics of Competitiveness (MOC) da Harvard Business School (EUA, 2016-Atual), é Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq (PQ-2) e docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas (PPGA) e no Mestrado Profissional em Administração.