null Em apenas 15 minutos é possível contribuir para pesquisa sobre exclusão social no ambiente acadêmico

Ter, 27 Abril 2021 16:02

Em apenas 15 minutos é possível contribuir para pesquisa sobre exclusão social no ambiente acadêmico

Pesquisa desenvolvida pelo LEPES investiga a relação entre  a permanência de estudantes na graduação a partir de pertenças raciais


A pesquisa está validada e foi aprovada pelo CEP/CONEP com o CAAE 35065120.5.0000.5052  (Créditos: Getty Images)
A pesquisa está validada e foi aprovada pelo CEP/CONEP com o CAAE 35065120.5.0000.5052  (Créditos: Getty Images)

O Laboratório de Estudos sobre Processos de Exclusão Social (LEPES) promove o projeto de pesquisa Preconceito e processos de exclusão social no ambiente educacional. Faz parte desse projeto a dissertação de mestrado de Marcelo Correa Cavadinha Barbosa, intitulada “Permanência de Estudantes no Ensino Superior: uma análise a partir das pertenças raciais”. Tal pesquisa possui orientação da docente do curso de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Unifor (PPGP/Unifor) da Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, Luciana Maia. 

A dissertação visa compreender aspectos da vida acadêmica no ensino superior que podem contribuir com a permanência ou evasão de estudantes. Para a orientadora da pesquisa e coordenadora do LEPES, Luciana Maia, a pesquisa é uma forma de conhecer a realidade. “Qualquer projeto de mudança depende da compreensão dos processos em jogo. Sem análise desses processos o trabalho de transformação social pode não ter êxito”, afirma Luciana.

A professora reitera ainda que o levantamento e a análise de dados contribuem tanto para discussões sobre desigualdades raciais implicadas em pesquisas brasileiras sobre educação, quanto servem também de subsídio para possíveis intervenções por parte de profissionais e instituições em relação à permanência estudantil. 

O Lepes

O Laboratório de Estudos sobre Processos de Exclusão Social é ligado ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Unifor, coordenado pelas docentes do curso de Psicologia, Luciana Maia e Luana Souza.

As pesquisas desenvolvidas pelo Lepes investigam diferentes formas de exclusão social. Especificamente, estuda-se o preconceito, a discriminação e outros processos simbólicos que enfraquecem laços sociais e privam alguns indivíduos da participação em diversos contextos e instituições sociais, limitando o seu acesso a bens e serviços ou a assunção de papéis socialmente valorizados, explica a professora Luciana Maia,  docente do curso de Psicologia e do PPGP/Unifor.

Estude Psicologia na melhor!

Com duração de 5 anos, esse curso é para quem quer a melhor formação em Psicologia de Fortaleza e deseja trabalhar na prevenção, no diagnóstico e no tratamento de transtornos emocionais e de personalidade, promovendo saúde e qualidade de vida

A Universidade forma profissionais aptos para atuar junto a indivíduos, grupos e instituições, como hospitais, consultórios, clínicas, comunidades, empresas e escolas, no exercício de atividades como seleção, treinamento e adaptação de pessoal, assistência a pacientes, familiares e grupos em diferentes contextos sociais, além de elaborar, aplicar e analisar pesquisas de mercado. 

Seguir o sonho em tempos tão incomuns têm seus desafios, mas se você chegou até aqui, sabe que chegou a hora de conquistar o currículo que faz a diferença no mundo! Na Universidade de Fortaleza você tem a oportunidade de construir uma rede de network, que tornará você protagonista no mercado de trabalho.

Os tempos são incomuns, mas sempre é tempo de aprender! E por isso, agora é tempo da Melhor Universidade do Norte/Nordeste! Confira as datas e escolha seu processo seletivo.