null Escola de Saúde Pública do Ceará realiza visita à Unifor

Seg, 22 Abril 2024 16:02

Escola de Saúde Pública do Ceará realiza visita à Unifor

Momento teve como objetivo reforçar a parceria visando projetos futuros

Representantes da ESP/CE tiveram a oportunidade de visitar os laboratórios do TEC Unifor (Foto: Ares Soares)

O TEC Unifor, parque tecnológico da Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, recebeu, ṕor meio da Vice-Reitoria de Pesquisa (VRP), visita dos representantes da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) no último dia 19 de abril.

Representando a ESP/CE, estiveram presentes Sales Ávila, diretor de Inovação, Ciência e Tecnologia em Saúde; Cristiane Buhamra Abreu, gerente de Inovação; e Talita Macedo, bolsista do Núcleo de Inovação Tecnológica da Gerência de Inovação. Da parte da Unifor, participaram Milton Sousa, vice-reitor de Pesquisa; Adriana Rolim, coordenadora de Pesquisa; e Viviana Costa, responsável pelo Programa Estratégico de Pesquisa Clínica.

A visita teve como objetivo explorar novas oportunidades de cooperação entre as duas instituições, buscando iniciativas tão impactantes quanto as desenvolvidas durante a pandemia da covid-19. Naquele período crítico, a colaboração resultou no desenvolvimento do Capacete Elmo, equipamento vital que contribuiu significativamente para salvar vidas.

O compromisso mútuo com a excelência na pesquisa e na prática clínica promete abrir portas para novas conquistas e avanços significativos no cuidado com a saúde e no desenvolvimento de soluções inovadoras.

Sales Ávila é diretor de Inovação, Ciência e Tecnologia em Saúde da Escola de Saúde Pública do Ceará (Foto: Ares Soares)

“É bastante provável que tanto a Unifor quanto a Escola de Saúde Pública participem de iniciativas juntas. Ainda estamos na fase de análise, mas estamos planejando visitas aos setores ligados à saúde para identificar oportunidades de cooperação”, afirma Sales Ávila.

Os representantes da ESP/CE visitaram ainda os espaços de inovação da Unifor, como os laboratórios instalados no parque tecnológico da instituição, equipamentos que podem ser úteis durante o desenvolvimento dos projetos de interesse das instituições.

“A parceria entre Unifor e ESP tem um grande potencial de impacto, uma vez que temos criação de conhecimento e estruturas que se complementam. Além disso, interações anteriores entre as instituições já demonstram que podemos avançar em projetos relevantes, como no caso do Elmo. Acredito que será uma excelente parceria e que teremos bons frutos”, pontua Milton Sousa, vice-reitor de Pesquisa da Unifor.

Parceria que impacta

A Unifor e a ESP/CE já trabalharam juntas durante a pandemia, quando, em parceria com outras instituições, atuaram no desenvolvimento do Elmo, capacete de respiração assistida não-invasivo e mais seguros para profissionais da saúde e pacientes.

O recurso foi criado em abril de 2020, no auge da pandemia, em um força-tarefa que envolveu uma parceria público-privada. O equipamento é fundamental no tratamento de pacientes com insuficiência respiratória aguda hipoxêmica pela covid-19.

O capacete Elmo é capaz de evitar a intubação traqueal em até 60%, apresentando rápida recuperação da função pulmonar e aumento do potencial de sangue dissolvido nas primeiras horas de uso contínuo.