null Estudantes de residência da UECE visitam Núcleo de Biologia Experimental da Unifor

Ter, 13 Dezembro 2022 15:47

A visita técnica teve como objetivo apresentar os espaços do equipamento

O Nubex visa produzir novos conhecimentos que respondam aos desafios científicos, biotecnológicos e sociais do país

O Núcleo de Biologia Experimental (Nubex), da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, recebeu a visita técnica da turma de residência em Enfermagem Obstétrica da Universidade Estadual do Ceará (UECE) no último mês de novembro. A iniciativa teve como objetivo apresentar os espaços do equipamento.

“A interação que tivemos foi ótima para a turma, uma vez que alia as iniciativas públicas e privadas. É um ganho para a turma. Fiquei vislumbrada com a estrutura proporcionada pela Unifor, é realmente incrível para os alunos, já que todas as atividades práticas podem ser desenvolvidas com um espaço de ponta”, destaca Renata Sousa, aluna da turma.

Inaugurado em 2013, o Nubex visa produzir novos conhecimentos que respondam aos desafios científicos, biotecnológicos e sociais do país. Os profissionais do equipamento atuam nas áreas de pesquisa, inovação e desenvolvimento para diversos segmentos, principalmente os da saúde, o de alimentos, fármacos e educação. É importante ressaltar que os projetos são desenvolvidos em uma perspectiva multidisciplinar.

Nubex: inteligência a favor da vida

A pesquisa multidisciplinar, inclusive, é uma expertise da Universidade de Fortaleza, uma vez que os pesquisadores conseguem alcançar diversas áreas de conhecimento. Nesse sentido, os estudos em produção científica podem ser publicados em periódicos de referência. Além disso, o espaço atua com produção de animais para experimentos e análises, de modo que aconteça fornecimento destes para outras instituições de ensino e pesquisa do Norte e Nordeste.

Ademais, várias unidades  que compõem o Nubex trabalham de forma convergente, a fim de reunir características que possibilitam aos pesquisadores, indústria e empresas o desenvolvimento de atividades como: identificação de compostos com potencial terapêutico sintético e presentes na biodiversidade brasileira.