null Lançamento do Programa Horas-Pesquisa acontece dia 29 de abril em evento virtual

Lançamento do Programa Horas-Pesquisa acontece dia 29 de abril em evento virtual

A iniciativa tem como objetivo a valorização e o fomento de docentes na produção científica, tecnológica e de inovação


O vice-reitor de Pesquisa, Milton Sousa, e a coordenadora de pesquisa da VRP, Adriana Rolim, apresentam o Programa Horas-Pesquisa. (Fotos: Ares Soares)
O vice-reitor de Pesquisa, Milton Sousa, e a coordenadora de pesquisa da VRP, Adriana Rolim, apresentam o Programa Horas-Pesquisa. (Fotos: Ares Soares)

A Vice-Reitoria de Pesquisa (VRP) da Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, realiza o lançamento do edital do Programa Horas-Pesquisa no dia 29 de abril, às 15h, em evento virtual. O processo seletivo tem o objetivo de valorizar e fomentar docentes que possuem produção científica, tecnológica e de inovação em suas respectivas áreas de atuação.

Milton Sousa, vice-reitor de Pesquisa, destaca os investimentos da Universidade na área e conta sobre a iniciativa do edital: “A pesquisa faz parte da estratégia da Unifor para se diferenciar, gerar novos conhecimentos e impactar a sociedade. Assim, optamos por investir para que cada vez mais professores(as) possam usar seu tempo produtivo fazendo pesquisas relevantes. Foi com essa mentalidade que recriamos o Programa de Horas-Pesquisa”.

Adriana Rolim, pesquisadora da Unifor e coordenadora de pesquisa da VRP, detalha quais são as expertises do Programa: “[Ele] destina-se a apoiar projetos de pesquisa que favoreçam a nucleação de novos grupos de pesquisa na Universidade de Fortaleza, bem como a criação de novas linhas de pesquisa em grupos já existentes. Visa, também, estimular o desenvolvimento de docentes que concluíram o Doutorado e que indicam capacidade de liderança e grande potencial para nucleação de novos grupos de pesquisa inovadora e de impacto”.

Para participar do processo de seleção é necessário atender aos seguintes critérios: ser professor(a) doutor(a) da Unifor com horas-aula em curso de graduação; ter currículo Lattes atualizado; e ser vinculado(a) a algum grupo de pesquisa certificado pelo CNPq. Os(as) candidatos(as) devem ter disponibilidade de 12 horas semanais para se dedicar à atividade de pesquisa.

Serão selecionados(as) até três docentes de cada Centro de Ciências (CCJ, CCG, CCS e CCT), no total de 12 professores. As inscrições podem ser feitas de 2 a 31 de maio de 2022. O Programa Horas-Pesquisa será concedido pelo prazo de 12 meses, de agosto de 2022 a julho de 2023.

Editais e Oportunidades

Para evidenciar a importância da pesquisa, a Universidade de Fortaleza disponibiliza canais de comunicação para divulgar editais e oportunidades de pesquisa. Os interessados devem acessar a página Editais, principal canal de divulgação, além de acompanhar os perfis oficiais no Instagram, LinkedIn e Telegram.

Referência em pesquisa

Reconhecida em rankings internacionais anualmente divulgados, a Unifor se destaca por seus investimentos e incentivos na área de pesquisa científica. Junto aos esforços aplicados pela instituição, os pesquisadores ainda podem robustecer os recursos para seus projetos buscando financiamentos externos. A Universidade divulga oportunidades e auxilia na submissão de trabalhos científicos a editais vigentes, identificando áreas estratégicas e captação de fundos financeiros.  

Serviço

Apresentação do Programa Horas-Pesquisa
Data: 29 de abril de 2022
Horário: 15h
Transmissão: Sala do Google Meet

+ EDITAL R. Nº 13/2022